Mercedes-Benz 300S.O Renascer do sucesso estelar
No final da segunda grande guerra mundial, a Alemanha se recuperava e aos poucos ia retomando as atividades fabris. Em 1945 haviam apenas 1.200 funcionários para trabalhar na unidade fabril da Daimler Benz em Sindelfingen. A prioridade era a produção de utilitários.
Em 1946 a produção era restabelecida com a fabricação de modelos anteriores à guerra, como os modelos 170 S e 170 D (diesel). Eram carros pequenos, econômicos e de desempenho modesto, mas adequados para a realidade daquele momento. Vale ressaltar que foi a primeira empresa a produzir um automóvel familiar com motor diesel. Era o modelo de grande porte 260 D fabricado entre 1935 e 1940. A Peugeot francesa já fazia em veículos comerciais leves.
Em outubro de 1951, a Daimler-Benz lançou os modelos Mercedes-Benz 220 e 300 (classe W186) no Salão Automóvel de Frankfurt. A empresa contava, a partir de então com mais dois modelos topo de linha em seu catálogo.O novo esportivo 300 S foi posicionado como um carro representativo com um toque esportivo. Tinha ótima estabilidade, muito conforto, segurança e velocidade. O 300 S atendeu a todas essas expectativas, conforme refletido pelos veredictos da imprensa automotiva internacional.
A versão conversível do modelo esportivo do 300 era denominada SC (Sport Coupé). Vinda com capota de lona e comportava quatro passageiros. Havia ainda a versão roadster para apenas duas pessoas.
Também foi apresentado o Mercedes-Benz quatro portas Cabriolet 300 conhecido também como “Adenauer” por ser o automóvel oficial do Chanceler alemão Konrad Adenauer da República Federal da Alemanha que tinha o código de fábrica W186
Em termos técnicos, o 300 S foi baseado na versão do modelo 300 classe W 186 (acima e abaixo) , mas tinha um chassi 140 milímetros mais curto
A potência do motor foi aumentada para 150 cavalos a 5.000 rpm por meio de um aumento na taxa de compressão de 7,8:1 e da instalação três carburadores da marca Solex, dando ao carro uma velocidade máxima de 175 km / h. Sua aceleração de 0 a 100 km/h era de bons 15 segundos. Tinha seis cilindros em linha, em posição longitudinal com bloco em ferro fundido e cabeçote em liga de alumínio. Tinha um comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente. Sua cilindrada era de 2.996 cm³ e o torque de 23,5 mkg.ff a 3.800 rpm. Seu funcionamento era muito suave e era comparado ao de um Rolls-Royce. Seu motor seria usado no superesportivo abaixo da linha SL. Um dos participantes e entusiasta do novo motor era o engenheiro Rudolf Uhlenhaut responsável pelo projeto do Mercedes-Benz 300 SLR. Abaixo os modelos Mercedes-Benz 300 Sl.
Ao lado do Coupé, o 300 S também foi oferecido nas versões Cabriolet A e Roadster. A produção das três variantes começou entre junho e setembro de 1952. Seu estilo era muito bonito e adequado ao seu tempo. Seus frisos e partes cromadas não eram excessivos. Tinha ótima visibilidade para a frente e para os lados. No cupê a pequena janela era basculante como um quebra-vento.
Seu painel era muito rico. O rádio da marca Becker tinha busca automática de estações.Custava o preço de um carro de porte pequeno usado!
O velocímetro no centro do painel em formato circular era graduado a honestos 180 km/h. Ainda contava com instrumentos retangulares que eram o marcador de nível de gasolina, amperímetro e pressão do óleo e temperatura do motor. Além da ótima qualidade tinha muito bom gosto!
Era muito luxuoso com abundância de couro nos assentos, laterais das portas e demais forrações. Tinha vários porta objetos muito úteis para guardar manual ou mapas de viagem.
Suas medidas eram 4,70 metros de comprimento, 1,86 de largura, 1,51 de altura e entre-eixos de 2,90 metros, Pesava 1.750 quilos. A carroceria em chapas de aço estava apoiada em um chassi com longarinas em “X”. Sua suspensão aliava conforto e estabilidade. Era independente na frente com molas helicoidais, braços triangulares e amortecedores telescópicos. Atrás também era independente, com semi eixos oscilantes, molas helicoidais e amortecedores telescópicos.
Tinha um conjunto de malas muito elegantes. Um luxo para poucos! O pneu estepe ia atrás. Sua rodas em aço tinha medida 5 x 15 com pneus 6-70 x 15. Um charme a correia prendendo o pneu!
De 1956 a 1958 foi oferecida uma versão com injeção direta elevando a potência para 175 cavalos a 5.200 rpm e sua velocidade final era de 180 km/h. Ótimo para as excelentes auto estradas que já existiam na Alemanha desde a década de 30.
Não era um carro barato e sua produção foi interrompida após apenas 760 exemplares incluindo as três versões. Foi produzido por sete anos e a empresa não queria atrapalhar as vendas do 300 SL . Mas agradou muito a clientela europeia e americana. Com o 300 S a Mercedes-Benz entrou numa nova era. Abaixo um 190 SL
Texto, fotos e montagem Francis Castaings.
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