Fiat 1100 “Millecento: O Pequeno familiar longevo da Fiat
![Fiat 1100 “Millecento: O Pequeno familiar longevo da Fiat](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fiat-1100-site-2021-Capa.jpg)
O Fiat 1100 “Millecento” fabricado na Itália entre 1953 e 1969 e também na Argentina, Austrália, Índia, Iran, Marrocos, Iugoslávia,Taiwan e na Alemanha pela NSU. Seu sucessor foi o Fiat 128 Foram produzidos cerca de 3.800.000 exemplares na fábrica de Mirafiori.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Instiruto%20Veteran%20Outubro%202018%20%2849%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Nascido como um familiar tradicional, tinha motor dianteiro e tração traseira. Sua carroceria com quatro portas tinham as dianteiras com abertura suicida. Era monobloco, com um sub chassi que abrigava motor, caixa e suspensão. Tinha 3,77 metros de comprimento, 1,45 de largura e 1,48 de altura. Seu peso era de 825 quilos. Transportava com conforto quatro passageiros adultos ou atrás podiam ir três crianças. Não era luxuoso, mas tinha acabamento correto.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fiat-1100-Pubs-site-2021-13.jpg)
Tinha três volumes, porta malas pouco pronunciado e no mesmo ano, em outubro, no Salão de Paris, França, foi apresentado o modelo 03 TV (Turismo Veloce) com saudáveis 50 cavalos. Fazia de 0 a 100 km/h em 26 segundos e sua velocidade máxima era de 135 km/h. Tinha caixa com quatro marchas com alavanca na coluna sendo que a primeira não era sincronizada.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fiat-1100-site-2021-2-2.jpg)
Visto de qualquer ângulo tinha um visual agradável. Sua suspensão dianteira era independente, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora. Na traseira tinha feixe de molas, eixo rígido e também amortecedores telescópicos e barra estabilizadora. Em 1954 era apresentada a versão Familiare.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fiat-1100-Pubs-site-2021-15.jpg)
O motor básico tinha quatro cilindros em linha, em posição longitudinal, cabeçote e bloco e ferro fundido com cilindrada de 1.089 cm³ com 36 cavalos a 4.000 rpm e era alimentado por um carburador da marca Weber . Sua robustez, elasticidade e confiabilidade era famosa. Era o mesmo motor da gama Simca que incluía a série Aronde e P60. Em março de 1957 entrava em cena um Spider 1200 que foi produzida até 1959. Sua carroceria elaborada pela empresa de Serafino Allemano.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fiat-1100-Pubs-site-2021-16-M.jpg)
Em 1956 seria lançada a versão 1100 103 D com motores mais potentes com 40 cavalos para a versão básica e 53 para a versão TV. Tinha nova grade e novos frisos. Seu tanque tinha 35 litros e seus consumo urbano era de 12,5 km/l
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Autoclasica%20%20de%20San%20Isidro%20Buenos%20Aires%202017%20%28556%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Em 1957 chegava a terceira série que tinha um porta malas maior com um pequeno rabo de peixe. Neste ano havia uma versão monovolume com carroceria furgão e outra para passageiros.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fiat-1100-site-2021-3.jpg)
A versão TV vinha em duas cores e seu motor estava mais potente com 1.221 cm³ e 55 cavalos. A 80 km/h em quarta marcha era notável o vigor do motor nas retomadas. E em 1959 chegava a versão topo de linha Fiat 1200 GranLuce. Trazia novas calotas, pneus faixa branca e interior mais refinado.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fiat-1100-site-2021-1.jpg)
No Salão de Torino em 1962 era apresentada uma carroceria completamente nova e sem portas suicidas. Era o modelo 1100 D. continuava com o motor de 1,2 litros e 55 cavalos do Fiat 1200. Era o mesmo propulsor do Autobianchi Primula, que foi o primeiro tração dianteira do grupo Fiat. Tinha nova grade, novo desenho da lateral e novos faroletes traseiros. G. La . Uma das linha de produção desta versão, após a paralisação na Itália foi continuada na Índia Era fabricada pela Premier-PAL. E o modelo foi comercializado com o nome Premier Padmini até o ano de 2000.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fiat-1100-Pubs-site-2021-26.jpg)
Foi a sexta geração que que foi produzida entre 1962 a 1966. Seu painel era simples, mas com boas informações. Tinha velocímetro graduado a 160 km/h, marcador de nível de combustível e temperatura do motor. Sua direção não era assistida , mas muito leve.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fiat-1100-Pubs-site-2021-21.jpg)
Em 1967 entrava a sétima e última geração com carroceria, mais moderna, mas um pouco maior. A área envidraçada estava muito melhor. Seus pneus eram na medida 5.60 x 14.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fiat-1100-Pubs-site-2021-20.jpg)
Tinha o mesmo motor 1.089 cm³ da versão básica com com poucas mudanças. E a versão Familiare continuava com o visual muito bonito. Tinha 3,91 metros de comprimento e pesava 930 quilos. E transportava cinco passageiros.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fiat-1100-Pubs-site-2021-27.jpg)
Foi mais um grande sucesso da Fiat.
Texto, fotos e montagem Francis Castaings. E Fotos de divulgação
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.