O Primeiro P Zero™ Desenvolvido para o Lancia Delta S4 Stradale está de volta em edição limitada

Quarenta anos após o nascimento da marca P Zero™, a Pirelli recria o primeiro pneu com esse nome, ancestral de uma família de produtos que sempre foi sinônimo de desempenho e segurança e que agora está em sua quinta geração.

Este pneu deu origem a uma linha completa capaz de atender a todas as necessidades da mobilidade de ponta em geral e àquelas afetadas pelas mudanças vivenciadas pelo setor, como a eletrificação e a conectividade em particular.

Para marcar o quadragésimo aniversário da linha P Zero™, bem como do Lancia Delta S4 Stradale, a Pirelli recriou, em uma edição limitada de 40 unidades, o Pirelli P Zero™ que estreou em 1985 na versão de rua de um ícone do automobilismo como o Lancia Delta S4 Grupo B.

Um diferencial para Lancia Delta S4 Stradale

O Lancia Delta S4 foi um carro de rali do Grupo B, conhecido por seu motor 1.8 com dupla sobrealimentação (turbo e compressor mecânico) e tração integral. Foi criado pela Lancia para competir no Campeonato Mundial de Rali no final da década de 1980.
Características:
- Motor: 1.8 litros de 4 cilindros, com sistema de dupla sobrealimentação (turbo e compressor mecânico).
- Potência: Capaz de gerar cerca de 450 cv na versão de corrida, e 250 cv na versão de rua (Stradale).
- Tração: Integral, com diferencial central que permite variar a distribuição de torque entre os eixos.
- Suspensão: Independente nas quatro rodas.
- Carroceria: Estrutura tubular com carroceria em fibra de vidro e Kevlar.
- Peso: Baixo peso para a época, visando otimizar o desempenho.
História:

O Lancia Delta S4 foi desenvolvido para competir na categoria Grupo B do Mundial de Rali, conhecida por sua potência e risco. A Lancia construiu 200 unidades da versão de rua (Stradale) para homologar o modelo de competição. A versão de corrida competiu no WRC em 1985 e 1986, com resultados notáveis, mas também acidentes. O Grupo B foi extinto após a temporada de 1986, devido aos riscos apresentados pelos carros da categoria.
Importância: O Lancia Delta S4 é considerado um dos carros mais emblemáticos da história do rali. Sua tecnologia inovadora e desempenho impressionante o tornaram um ícone do automobilismo. O carro também é conhecido por sua ligação com a Lancia Delta Integrale, que o sucedeu no campeonato.
Merci, obrigado a Sabrina FLOREK, empresa Peter & Associés que cedeu as fotos sem a marca Retroauto

“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”

ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION! |
Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes
Tradução, fotos Retroauto, comentários e montagem Francis Castaings.
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.