O Rali de Inverno de Dévoluy VHC-VHRS 2023 (Veículos Históricos de Competição) e VHRS (Veículos Históricos de Regularidade Esportiva)

O Rali de Inverno de Dévoluy VHC-VHRS 2023 (Veículos Históricos de Competição) e VHRS (Veículos Históricos de Regularidade Esportiva)

O 8º Rali de Inverno de Dévoluy + 7º VHC – 6º VHRS aconteceu de 8 a 10 de dezembro de 2023 nos Altos Alpes em torno de La Joue du Loup. Este rali foi organizado pela Associação Esportiva Automobilística dos Alpes e pela Dévoluy Rallye Team. Representou um percurso de 392.400 Quilômetros , dividido em 2 etapas e 4 trechos. Incluiu 10 etapas especiais com uma extensão total de 139.050 Quilômetros

Os eventos especiais foram:

  • Etapa Especial 1.4: AGNIÈRES EN DEVOLUY: 10,340 Quilômetros (x2)
  • Estágio Especial 2.3: LA BACHASSETTE: 24,211 Quilômetros (x2)
  • Estágio Especial 5.8: LES GILLARDES: 13,645 Quilômetros (x2)
  • Estágio Especial 6.9: IGREJA-MÃE: 14,144 Quilômetros (x2)
  • Estágio Especial 7.10: SAINT-ETIENNE EN DEVOLUY: 7,185 Quilômetros (x2)

A neve está aqui! Do lado de entrada, mesmo sucesso do ano passado com mais de 90 carros modernos e 40 carros históricos (8 VHC e 32 VHRS), com grande público… e muita neve!!

VHC

Depois de uma largada de alarde na estágio especial 1, Serge GAROSI (co-piloto por Michel PERIN -) viu Pierre CHABLOZ (também no Mazda 323 GTX) assumir a liderança nas 2 estágio especial seguintes… mas saiu da estrada (sem gravidade) em estágio especial 4 obrigado-o a abandonar; Serge GAROSI terminou a primeira etapa com mais de 3 minutos de vantagem sobre os seus perseguidores . Saída/abandono de Chabloz no estágio especial 4

A 2ª etapa foi igualmente bem sucedida com 6 etapas e uma soberba vitória com 4’20” de vantagem sobre o Mazda de Michel VERBIGUIE (que venceu a Prova Especial 10) e mais de 6 minutos sobre o BMW de Régis FABREGUE. Após a exclusão das duas equipes clássicas (sem reboque!!!) só restaram grupos AJ na chegada!

Michel PERIN nos contaou sobre esta linda edição com seu amigo Serge GAROSI. Após várias derrapagens alguns batidas. Serge GAROSI ofereceu há algum tempo para partilhar a nossa amizade durante o DEVOLUY Winter Rally na categoria VHC num soberbo MAZDA 323 4×4 preparado inteiramente por ele (Muito meticuloso).

E foi com muito prazer que aceitei a sua oferta. Rumo-nos então a esta soberba região montanhosa, acompanhados pelas nossas esposas que nos deram um apoio moral e logístico de primeira ordem, bem como assistência e abertura de algumas etapas especiais.graças a elas (éramos galos na massa).

Três passagens de reconhecimento (sem dificuldade em 1 dia e meio….) em condições de inverno muito promissoras. Verificações administrativas e técnicas sem espera. Uma ótima equipe de logística. Um ambiente geral muito agradável durante todo o Rali …graças a Philippe PATRAS e às suas competentes e motivadas equipas. Não é por acaso que este rali foi muito bem representado pela categoria dos carros. .Um Parque de Assistência organizado pela AGEA e por uma Marie-Josée Marcellin muito eficiente, “no forno e no moinho” de manhã à noite (as sopas de Marie-Jo valem o desvio!!). Serge não cometeu erros de condução em terrenos complicados depois do tempo quente noturno que tornou a segunda etapa muito delicada. E o resultado final encerra um fim de semana passado com bom humor e camaradagem.

8 Largaram / 5 classificados

  • 1.204 GAROSI Serge PERIN Michel Mazda 323 GTX
  • 2 203 VERBIGUIE Michel ISNARD Patrick Mazda 323 GTX

3 206 FABREGUE Régis STAÏANO René BMW 325 iX

VHRS – Um Vespa 400 para Bruno Saby

8 Zonas de regularidades foram programadas  para os 32 participantes, um nível excepcional de regularidade que continuou a progredir de ano para ano; Foram 23 em 2021 e 27 em 2022!Bruno SABY está de volta, desta vez não com seu Fors Capri (abaixo) mas com uma Vespa 400 muito atraente . Na noite da primeira etapa, foi o Opel Kadett GT/E de Raymond DURAND (defensor do vencedor) que assumiu a liderança, seguido de perto pelo Opel Ascona 2000 do belga Michel DECREMER.

Em dificuldade na etapa 2, DURAND acabou caindo para o 3º lugar do pódio! DECREMER assume a liderança do penúltimo Zona de Regularidade e venceu esta edição de 2023 à frente de Pascal PERROUD e seu Porsche 911; uma edição muito disputada por um pódio monopolizado pelos médios-graves A primeira Média Alta é a 6ª e a primeira Média Intermediária é a 8ª geral.


32 Largaram/ 28 classificados

  • 1.324 DECREMER Michel HUGO Jennifer Opel Ascona 2000 Média baixa
  • 2 304 PERROUD Pascal ALLAIS Guillaume Porsche 911 Média baixa
  • 3 300 DURAND Raymond GANGUET Christian Opel Kadett GT/E Média baixa
  • 6º Média Alto 305 DALMAU Ramon MORAGAS Antoni BMW 325i
  • 8ª Média Inter 316 VALCESCHINI Alain PUISSAT Marielle Porsche 911

Acesse o filme https://www.youtube.com/embed/JHd4vbj9RwE?si=wE0o_Dc_WUiJa-M3 

Organização: Dévoluy Rallye Team ©Michel Perin – Julien PixelRallye – Yves Lugli (Team Mil) GAROSI Serge PERIN Michel – Mazda 323 GTX


Nota: Bruno Saby, nascido em 23 de fevereiro de 1949 em La Tronche (Isère), é um piloto francês.

Ele conquistou duas vitórias importantes, primeiro em um Peugeot 205 Turbo 16, durante o trágico Tour de Corsega de 1986, durante o qual Henri Toivonen e seu co-piloto Sergio Cresto foram mortos, depois em um Lancia Delta no rali de Monte-Carlo de 1988. – Raid, ele venceu o Paris-Dakar de 1993 e a Copa do Mundo de Rally Cross-Country em 2005.


ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site