O Rally Trièves VHC-VHRS 2023 – (Veículos Históricos de Competição) e VHRS (Veículos Históricos de Regularidade Esportiva)

O Rally Trièves VHC-VHRS 2023 – (Veículos Históricos de Competição) e VHRS (Veículos Históricos de Regularidade Esportiva)

A ASA (Associação do Esporte Automobilístico) Dauphinoise e o CORAT (Comitê Organizador do Rallye Automobile du Trièves) organizaram o 37º Rallye du Trièves + 5º VHC + 2º VHRS de 28 a 29 de julho de 2023. Trièves é nos Alpes, sul da França.

Representou um percurso total de 153,37 Quilômetros, dividido em 2 etapas e 4 trechos. Incluiu 6 etapas especiais com uma extensão total de 39,82 Quilômetros.

Os eventos especiais foram:

  1. Estágio Especial e Etapa Especial : Saint jean d’hérans 5,19 Quilômetros
  2. Estágio Especial 3 e Estágio Especial: Montvallon 9,44 Quilômetros
  3. Estágio Especial 4 e Estágio Especial 6: Col (subida e descida de montanha)  de Mens 5,28 Quilômetros

Esperávamos 139 modernos, 14 VHC (como no ano passado) e 7 VHRS (quase o dobro de 2022 incluindo Bruno Saby e seu Ford Capri, abaixo, patrocinador da associação Espoir Isère contra o câncer.

VHC -13 VHC no início

Após a saída da equipe DENTLER/NADEAU (Renault 11 Turbo Grupo), 13 VHC’s estavam no início desta edição de 2023. Não clássicos: A luta foi boa para os mais velhos; Chegando na liderança no final da primeira etapa por… 4,2 segundos, Laurent CARO (Renault 11 – Grupo J) iniciou uma bela mano a mano com o FORD Sierra Cosworth de Didier DURAND (Grupo J); Este último venceu a Prova Especial 3-4-5 (e a vitória final) e deixou a Prova Especial 6 para o piloto CARO – estavam há apenas a 4,8 segundos de diferença no pódio! Atrás, o vencedor de 2022 Sébastien MATTEI colocou o seu Renault 5 no 3º degrau do pódio (Grupo J) a quase 30 segundos. O primeiro Grupo 4/5 Frédéric CORNEO – Jean Denis CHAZE (PORSCHE 928 S) foi o 6º, mais de 4 minutos atrás.

Abandono por Salvan

Clássico: Grande início para os vencedores de 2022 Alain SALVAN – Gilles MAS (BMW E21, acima) que venceu a Etapa Especial 1 com mais de 20 segundos de antecedência… mas desistiu na Etapa Especial 2!

O DATSUN 240Z de Serge BERTHOULY venceu as 5 etapas restantes; venceu o grupo (seria 7º na classificação geral) com 1,25 minutos de vantagem sobre o Porsche de Serge PICCA (3º no ano passado) e 1,54 minutos sobre o outro Porsche de Aimé REYNOUARD;

13 Largaram / 12 classificados

Não clássico

  • 1 207 DURAND Didier DROUARD Florian FORD Sierra Cosworth
  • 2 204 CARO Laurent MILHÕES Nathalie RENAULT R11
  • 3 201 MATTEI Sébastien WAWRZINCZYK Floriane RENAULT 5 GT Turbo

Clássico

  • 212 BERTHOULY Serge VAUVILLE Amaury DATSUN 240Z
  • 209 PICCA Serge RAMETTE Anne PORSCHE 911S
  • 206 REYNOUARD Aimé VAUVILLE Judicael num Porsche 911 SC

VHRS – 7 VHRS na partida

Um campo crescente para especialistas em regularidade com 7 equipes na largada

Eric VERNOCCHI (PORSCHE 911) conseguiu uma boa vantagem de 29 segundos na primeira etapa; o que lhe permitiu, apesar de um segundo dia menos eficiente, manter a liderança e vencer esta edição de 2023 (e o intermediário Média alta). Franck AMBLARD, ao vencer o Zona de Regularidade 3 e o 4, conseguiu impulsionar o seu PEUGEOT 205 GTI para o 2º degrau do pódio (Média intermediária ) apenas 8 segundos atrás do líder

Mais de um minuto atrás de Jérôme BIOT – PEUGEOT 104 (melhor tempo no Zona de Regularidade 6) ficou em 3º lugar (1ª média alta). Azar de Bruno SABY que, após melhor tempo no Zona de Regularidade 5, teve que se sair/desistir da prova.

(7 largaram / 5 classificados)

  • 1 302 VERNOCCHI Eric BRUN-PICARD Sandrine PORSCHE 911
  • 2 304 AMBLARD Franck AMBLARD Anna PEUGEOT 205 GTI
  • 3 307 BIOT Jérôme COUFFRANT Noël PEUGEOT 104
  • 4 305 PUPIN Daniel PUPIN Jordan AUDI Coupé Quattro

5 303 DOMENGET Jean-Pierre MORGANA Sauveur PORSCHE Coupé 924. abaixo um Porsche 928 C

ASA DAUPHINOISE e a CORAT (Comité d’organisation du Rallye Automobile du Trièves). ©Yves Lugli (Team Mil) Foto 1 DURAND Didier DROUARD Florian FORD Sierra


O Filme


ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site