O Salão Automóvel de Paris 2024 e os carros de corrida históricos

O Salão Automóvel de Paris 2024 e os carros de corrida históricos

O Salão Automóvel de Paris 2024, Sempre em outubro, acaba de encerrar, deu aos visitantes a oportunidade de descobrir alguns carros de corrida históricos que estavam entre os inúmeros modelos elétricos.

Homenagem ao mais antigo, o Delage D6-70 Grand-Prix. (foto acima) O chassi aqui presente é o número 50688 e está equipado com um motor de 6 cilindros em linha de 137 cavalos. com cabeçotes e cilindros fundidos em bronze e alimentados por carburador da marca Solex de corpo triplo.

A potência passa por uma caixa pré-selecionada elétrica Cotal de quatro velocidades. Depois de ter sido propriedade da elegante Madame Richer Delaveau (esposa do dono da garagem Bayard no 8º distrito em Paris), o Delage com carroceria de Joseph Figoni passou para as mãos de Louis Gérard que, associado a Jacques de Valence, entrou nele nas 24h. Le Mans 1937. Depois de uma corrida sólida os dois amigos conquistaram o 4º lugar na geral e o 1º na classe 3,0 litros. Em 1938, o belo Delage perdeu o teto para se tornar um carro aberto mais alinhado às demandas do automobilismo

Em outra sala foi um MG B amassado que descobrimos. A bela inglesa de fato carregava as cicatrizes da última edição da Volta Histórica da Córsega onde foi que foi pilotado e co-pilotado por dois estudantes de engenharia da escola ESTACA: Escola Superior de Técnicas Aeronáuticas e de Construção Automobilística.

Killian Theodet e Nathan Pezet Paillous. Os dois jovens líderes do projeto “Série” utilizaram seus conhecimentos técnicos para modificar o MG. Este último agora recebe injeção e mapeamento específico permitindo operar com combustível sintético. Apesar do pequeno incidente, Killian e Nathan conseguiram chegar à linha de chegada na 120ª colocação entre 122 classificados na categoria V.H.R.S. A MG fez 100 anos em 2024

Foi no stand da AutoScout24 que estavam para apreciação duas preciosidades. O primeiro foi o lendário Matra MS 650 na sua configuração Tour Auto 70 que permitiu a vitória ao trio Jean Pierre Beltoise/ Patrick Depailler/ Jean Todt. Este chassis #03 estreou-se em circuito no início da temporada com resultados bastante abaixo das suas expectativas (falha de motor nos 1000 km. de Brands Hatch e nas 24 h. de Le Mans e um 5º lugar nos 1000 km. de Brands Hatch e nas 24 h de Le Mans e um 5º lugar nos 1000 km de Monza). O Tour Auto parecia ser mais adequado para ele porque em 1971, este mesmo carro movido por um melodioso V12 de 2.993 cm³ venceu novamente, mas desta vez com a dupla Gerard Larrousse/ Johnny Rives escritor e jornalista especializado no mundo das corridas de carros. Em suas memórias e livros relata com precisão equipes como a Matra, Renault, Ligier, Martini, Michelin, AGS, Larrousse e pilotos como Jackie Stewart, Ayrton Senna, Juan-Manuel Fangio e construtores como Enzo Ferrari. Um expert.

Um Renault Laguna RT Super Touring 1.998 cm³ e 310 cavalos

Abaixo um Jordan 198 que foi pilotado por Damon Hill e Ralf Schumacher.

Na temporada de 1998 da Fórmula Um


SSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO e EXPOSIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site