O Urro do Pequeno Touro
Ferruccio Lamborghini nasceu em 1916 e já adulto era um mecânico. Aos trinta anos transformava veículos militares usados na Segunda Grande Guerra em máquinas agrícolas
E lançou sua própria marca de tratores em 1949. Na década de 60 já tinha uma grande fortuna, pois fabricava equipamentos de aquecimento de imóveis e também ar condicionado. Foi quando comprou seu carro esporte por uma bela quantia, mas não estava satisfeito e foi se queixar com o dono da empresa. Este sugeriu a Ferruccio que construisse seus próprios carros! E tinha meios para isso!
Em 1970 já havia no mercado os modelos Miura, o familiar esportivos Espada e seus primeiros modelos foram o 350 e 450 GT. O pequeno Lambo foi apresentado no Salão de Torino em 1970,mas sua comercialização só começou em 1971. Seu desenho era obra de Marcello Gandini da casa Bertone.
Seu nome era Urraco, oriundo de uma temida raça de um touro famoso e tinha claras intenções de rivalizar com o Ferrari Dino 246 GT e Porsche 911. O Chevrolet Corvette americano também estava na mira.
Seria o menor Lamborghini construído e usaria um inédito motor V8 em posição central traseira. Suas medidas eram 4,25 metros de comprimento, 1,76 de largura, altura de 1,16 e entre-eixos de 2,45 metros. O Ferrai Dino media media 4,21 comprimento e o 911 4,16 metros. Mas sem a menor dúvida a carroceria do novo Urraco era muito mais moderna e aerodinâmica. Sua frente em cunha tinha faróis retráteis. Quanto a visibilidade para frente e para os lados era ótima. Já para trás… as modernas persianas. Na frente para-choques parrudos e borracha (para o mercado americano), luzes de sinalização e pequenos faróis auxiliares. Sua carroceria monobloco era em aço estampado. Abaixo um modelo para o mercado europeu.
Seu motor em posição central traseira, em posição transversal, contava com oito cilindros em “V” a 90º, 2.996 cm³ com bloco e cabeçote em liga. Tinha duplo comando de válvulas no cabeçote. Seu virabrequim tinha cinco mancais, taxa de compressão de 10:1 e potência de 265 cavalos a 7.800 rpm. Seu torque máximo era de 27,0 mkg.f a 3.400 rpm. Era alimentado por quatro carburadores de corpo duplo em posição invertida da marca Weber. Era arrefecido por bomba de água centrifuga com dois ventiladores elétricos. O motor do P300, código de fábrica fazia de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, cobria os primeiros 1.000 metros em 24,5 segundos e sua velocidade final era de 260 km/h. Superior a concorrência. Tinha caixa manual com cinco velocidades sendo a primeira invertida mais próxima do piloto/motorista.
O propulsor foi projetado pelo competente engenheiro Paolo Stanzani. Ele, em 1963, junto com Gian Paolo Dallara e Bob Wallace, foram recrutados Ferruccio Lamborghini criando uma equipe para projetar o Lamborghini Miura .Paolo Stanzani foi recomendado para pelo professor Morandi que era titular da Universidade de Bolonha. Em 1968 Dallara saía da Lamborghini e no mesmo ano Stanzani era encarregado do projeto Lamborghini Countach. Também dos Lamborghini Espada, Jarama, Miura, Urraco e o protótipo do Lamborghini Marzal
Sua suspensão era independente nas quatro rodas, sistema MacPherson, molas helicoidais e amortecedores telescópicos. A distribuição de peso era ótima o que lhe garantia uma estabilidade muito boa. Não tinha direção assistida e seus pneus eram na medida 195/70 VR 14 na frente e 205 /70 VR 14 da marca Michelin XWX atrás. Seus freios eram a disco, marca Girling, nas quatro belas rodas de magnésio da marca Campagnolo. Sua direção era muito precisa tanto em baixa quanto em alta velocidade.
Foi também equipado primeiramente com um V8 de 2,5 litros com 200 cavalos chamado de P250 (para motor traseiro, ou posteriore em italiano, de 2,5 litros) e o P200 para se enquadrar nas leis fiscais italianas com 1.994 cm³ e 182 cavalos podendo atingir 215 km/h. O mais famoso e comercializado foi o P300 que começou a ser produzido em 1974.
Seu painel era completo, mas pouco ortodoxo. Nas extremidades conta-giros graduado a 9.000 rpm e na outra extremidade velocímetro a 280 km/h com hodômetro parcial e total. Entre eles havia marcador de pressão e temperatura do óleo, nível do tanque de combustível, relógio de horas, temperatura do radiador e carga da bateria. No meio rádio toca fitas AM-FM marca Blaupunkt e ótimo porta-luvas. Bancos em couro estavam presentes neste esportivo 2+2. Os quatro bancos tinham belo desenho, mas atrás só crianças.
Na frente ficava o pneu estepe e atrás do motor um pequeno porta-malas bom para um fim de semana de uma casal feliz. Malas da marca Gucci era um dos poucos opcionais.
Foram produzidos 795 exemplares entre 1971 e 1979 sendo 205 exemplares do P300. Sua carroceira serviu de inspiração ao modelo Lamborghini Silhouette lançado em 1976 e ao Jalpa lançado em 1981.
Texto, Fotos e montagem Francis Castaings. Demais fotos de divulgação
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