O Urro do Pequeno Touro
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Ferruccio Lamborghini nasceu em 1916 e já adulto era um mecânico. Aos trinta anos transformava veículos militares usados na Segunda Grande Guerra em máquinas agrícolas
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E lançou sua própria marca de tratores em 1949. Na década de 60 já tinha uma grande fortuna, pois fabricava equipamentos de aquecimento de imóveis e também ar condicionado. Foi quando comprou seu carro esporte por uma bela quantia, mas não estava satisfeito e foi se queixar com o dono da empresa. Este sugeriu a Ferruccio que construisse seus próprios carros! E tinha meios para isso!
Em 1970 já havia no mercado os modelos Miura, o familiar esportivos Espada e seus primeiros modelos foram o 350 e 450 GT. O pequeno Lambo foi apresentado no Salão de Torino em 1970,mas sua comercialização só começou em 1971. Seu desenho era obra de Marcello Gandini da casa Bertone.
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Seu nome era Urraco, oriundo de uma temida raça de um touro famoso e tinha claras intenções de rivalizar com o Ferrari Dino 246 GT e Porsche 911. O Chevrolet Corvette americano também estava na mira.
Seria o menor Lamborghini construído e usaria um inédito motor V8 em posição central traseira. Suas medidas eram 4,25 metros de comprimento, 1,76 de largura, altura de 1,16 e entre-eixos de 2,45 metros. O Ferrai Dino media media 4,21 comprimento e o 911 4,16 metros. Mas sem a menor dúvida a carroceria do novo Urraco era muito mais moderna e aerodinâmica. Sua frente em cunha tinha faróis retráteis. Quanto a visibilidade para frente e para os lados era ótima. Já para trás… as modernas persianas. Na frente para-choques parrudos e borracha (para o mercado americano), luzes de sinalização e pequenos faróis auxiliares. Sua carroceria monobloco era em aço estampado. Abaixo um modelo para o mercado europeu.
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Seu motor em posição central traseira, em posição transversal, contava com oito cilindros em “V” a 90º, 2.996 cm³ com bloco e cabeçote em liga. Tinha duplo comando de válvulas no cabeçote. Seu virabrequim tinha cinco mancais, taxa de compressão de 10:1 e potência de 265 cavalos a 7.800 rpm. Seu torque máximo era de 27,0 mkg.f a 3.400 rpm. Era alimentado por quatro carburadores de corpo duplo em posição invertida da marca Weber. Era arrefecido por bomba de água centrifuga com dois ventiladores elétricos. O motor do P300, código de fábrica fazia de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, cobria os primeiros 1.000 metros em 24,5 segundos e sua velocidade final era de 260 km/h. Superior a concorrência. Tinha caixa manual com cinco velocidades sendo a primeira invertida mais próxima do piloto/motorista.
O propulsor foi projetado pelo competente engenheiro Paolo Stanzani. Ele, em 1963, junto com Gian Paolo Dallara e Bob Wallace, foram recrutados Ferruccio Lamborghini criando uma equipe para projetar o Lamborghini Miura .Paolo Stanzani foi recomendado para pelo professor Morandi que era titular da Universidade de Bolonha. Em 1968 Dallara saía da Lamborghini e no mesmo ano Stanzani era encarregado do projeto Lamborghini Countach. Também dos Lamborghini Espada, Jarama, Miura, Urraco e o protótipo do Lamborghini Marzal
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Sua suspensão era independente nas quatro rodas, sistema MacPherson, molas helicoidais e amortecedores telescópicos. A distribuição de peso era ótima o que lhe garantia uma estabilidade muito boa. Não tinha direção assistida e seus pneus eram na medida 195/70 VR 14 na frente e 205 /70 VR 14 da marca Michelin XWX atrás. Seus freios eram a disco, marca Girling, nas quatro belas rodas de magnésio da marca Campagnolo. Sua direção era muito precisa tanto em baixa quanto em alta velocidade.
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Foi também equipado primeiramente com um V8 de 2,5 litros com 200 cavalos chamado de P250 (para motor traseiro, ou posteriore em italiano, de 2,5 litros) e o P200 para se enquadrar nas leis fiscais italianas com 1.994 cm³ e 182 cavalos podendo atingir 215 km/h. O mais famoso e comercializado foi o P300 que começou a ser produzido em 1974.
Seu painel era completo, mas pouco ortodoxo. Nas extremidades conta-giros graduado a 9.000 rpm e na outra extremidade velocímetro a 280 km/h com hodômetro parcial e total. Entre eles havia marcador de pressão e temperatura do óleo, nível do tanque de combustível, relógio de horas, temperatura do radiador e carga da bateria. No meio rádio toca fitas AM-FM marca Blaupunkt e ótimo porta-luvas. Bancos em couro estavam presentes neste esportivo 2+2. Os quatro bancos tinham belo desenho, mas atrás só crianças.
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Na frente ficava o pneu estepe e atrás do motor um pequeno porta-malas bom para um fim de semana de uma casal feliz. Malas da marca Gucci era um dos poucos opcionais.
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Foram produzidos 795 exemplares entre 1971 e 1979 sendo 205 exemplares do P300. Sua carroceira serviu de inspiração ao modelo Lamborghini Silhouette lançado em 1976 e ao Jalpa lançado em 1981.
Texto, Fotos e montagem Francis Castaings. Demais fotos de divulgação
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