Porsche 904: Um sucesso há 60 anos
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Depois de sucessivos sucessos com os modelos 550 RS Spyder, 550 Spyder/1500 RSK e 718 RSK WRS Spyder de 1963, a empresa situada em Stuttgart, iniciava a produção de um modelo fechado, um cupê, para competição e estradas. Mas foram poucas versões civis. Era o Porsche 904 Carrera GTS. A carroceria foi desenhada pelo genial Ferdinand Alexander Porsche, mais conhecido por Butzi, neto de Ferdinand Porsche. O mesmo autor do desenho do Porsche 911
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Seu motor com quatro cilindros opostos (Boxer) era arrefecido a ar, em posição central traseira, com dois comandos de válvulas no cabeçote, tinha 1.498 cm³ e potência variava conforme a preparação entre 110 a 155 cavalos a 7.000 rpm. Este motor era oriundo do Porsche 356 Carrera 2.
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Tinha lubrificação por cárter seco e duas velas de ignição por cilindro. Com taxa de compressão de 9,5: 1 e alimentado por dois carburadores de Solex de corpo duplo. Seu o torque era de 11,8 m·kgf a 5.000 rpm. Tinha dupla ignição e o conjunto motriz era fundido em alumínio e magnésio. O esportivo pesava 640 quilos sendo que a carroceria apenas 90 quilos.Tinha tração traseira e suas caixa de marchas tinha cinco velocidades. Era obra do engenheiro Ernst Fuhrmann. Nesta configuração sua velocidade máxima era de 210 km/h. Suas linhas eram muito bonitas e tinha ótima aerodinâmica.
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Foi o primeiro projeto da casa a usar carroceria em plástico reforçado com fibra de vidro apoiada um chassi de aço que era leve.
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A meta para homologação na FIA (Federação Internacional do Automóvel) era de produzir 100 carros. Mas chegaram a 120. Por dentro tinha bancos esportivos fixos e os pedais assim como a barra de direção eram ajustáveis.
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No painel simples , mas bem equipado, havia conta-giros graduado a 8.000 rpm com a zona vermelha começando aos 6.500 giros, velocímetro até 280 km/h, marcador de temperatura do radiador, pressão de óleo e amperímetro inseridos no terceiro mostrador circular a direita. O velocímetro tinha com marcador de quilometragem total e parcial (muito útil para quando usado em ralis e corridas como a Targa Florio na falta de instrumentação de rali não muito frequentes nesta década)
Em 1964, o Porsche 904, ganhava a tradicional prova italiana de Targa Florio. Nesta usou o motor seis cilindros boxer que se tornaria muito famoso também no carro de rua 911 (leia sua história) . Com motor de 1.966 cm³ e dois carburadores, desenvolvia 180 cavalos a 8.000 rpm e atingia mais de 250 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em seis segundos. Disputava na categoria 2,0-litros nas pistas do velho continente e seu maior “inimigo” era o Ferrari 166 Dino Spider (conheça) . Suas medidas eram 4,09 metros de comprimento, 1,54 de largura e 1,06 de altura.
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Foi muito bem em várias provas. Ele competiu em vários campeonatos até o fim de sua carreia em 1971. Venceu a Targa Florio em 1964 com Colin Davis e Antonio Pucci. A média foi superior a 100 km/h. Foram 10 voltas, totalizando 720 quilômetros em 7 horas e 10 minutos. A prova foi realizada entre 1906 e 1977. A prova foi idealizada, criada, financiada e organizada por Vincenzo Florio, um siciliano de rica família fascinado por automóveis. Targa em italiano significa placa e o vencedor recebia a mesma em ouro. A Porsche foi a maior vencedora da famosa prova na Sicília.
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As três horas de Monza em 1964 com Ben Pon.
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Vencedor na categoria GT das 24 Horas de Le Mans 1964 com Robert Buchet e Guy Ligier.
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Venceu na categoria P 3.0 as 12 Horas de Sebring 1964 com Briggs Cunningham. Outra vez na França na categoria P 2.0 nas 24 Horas de Le Mans em 1965 com Herbert Linge e Peter Nöcker. E também a GT 2.0 com Gerhard Koch e Anton Fischhaber. Na categoria GT 2.0 venceu os 2.000 Quilômetros de Daytona, nos Estados Unidos em 1965 com Charlie Kolb e Roger Heftler. Também na América na categoria GT 2.0 as 12 Horas de Sebring em 1965 com Lake Underwood e Günther Klass. Em 1966 campeão na categoria S 2.0 nas 24 Horas de Daytona 1966 com Gerhard Mitter e Joe Buzzetta. Venceu a na categoria S 2.0 as 12 horas de Sebring em 1966 com George Follmer e Peter Gregg. Ganhou o campeonato Europeu de subida de montanha na categoria esporte em 1964 com Edgar Barth. Também na subida de montanha na categoria Gran-Turismo em 1964 com Heini Walter e em 1965 com Herbert Müller. E o segundo lugar geral no Rali de Monte-Carlo em 1965 com Eugen Böhringer e Rolf Wütherich. Só para citar algumas vitórias e vários nomes famosos que pilotaram o 904. Venceu nos principais continentes do automobilismo mundial.
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Utilizou também um motor com oito cilindros boxer, apenas dois exemplares com a potência de 225 cavalos. Em todos os modelos 904/4, 904/6 e 904/8 tinham suspensão independente na frente, duplo braço diagonal com amortecedores telescópicos e molas helicoidais. Atrás braços diagonais duplos com barra estabilizadora, amortecedores telescópicos e molas helicoidais. Seus pneus eram na medida 38 x 15 na frente e atrás montadas em rodas de aço estampado.
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A Porsche comemorou 70 anos em 2018. Seu primeiro sucesso dentro e fora das pistas foi com o modelo 356. O projeto foi revelado em 1947 e comercializado já em 1948. Quase três milhões de carros produzidos depois pela Porsche e um recorde de vitórias impressionante em várias modalidades. Seja em circuitos de provas de curta ou longa (Le Mans) duração, grandes ralis ( Paris-Dakar), etc. Leia mais sobre o 911, 914, 917 e o 928
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Foi sucedido pelo Porsche 906 ou Carrera 6, como ficou conhecido. A inscrição ficava logo atrás da caixa de rodas, nos para-lamas dianteiros. O nome, também muito conhecido em modelos de rua, era devido a grandes vitórias da casa de Stuttgart na famosa Carrera Panamericana, disputada em estradas no México. O 904 foi produzido até 1965. Hoje tem presença cativa nas corridas de veículos históricos de competição.
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Texto e montagem Francis Castaings. Demais fotos de divulgação, São Rétromobile e Organizações Peter Auto
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