Perua, Station Wagon, Break, Estate, Touring , Carrinha, Giardinetta…
Em nosso mercado brasileiro de automóveis, havia até em 2020, a Fiat Palio Weekend com carroceria familiar perua. Aqui em Minas Gerais, este tipo de carroceria é mais conhecido como perua. Nos Estados Unidos chamada de Station Wagon, na Inglaterra Estate ou se derivado de esportivos eram as peruas Shooting brake (abaixo um Porsche 928) . Também é usado o termo Space Tourer na França e na Inglaterra. Já foi anunciado por algumas empresas da Europa que a partir de 2025 não serão mais produzidas. Infelizmente, pois é um tipo de carroceria ainda muito apreciado. Pelo menos pelos antigomobilistas.
Na França Break ou Familiale, sendo que a Citroën usou o termo Evasion nas décadas de 80 e 90. Na Alemanha várias são chamadas de Combi, com “C” mesmo, ou Variant para os modelos Volkswagen. A Mercedes-Benz e BMW usam o termo Touring e a Audi o termo Avant. Na Suécia a Volvo utilizou em vários modelos da década de 90 a denominação de sedã cinco portas.
Em Portugal como Carrinha e na Itália vários Fiat com este tipo de carroceria eram chamados de Panorama, Week-End e Giardinetta e Sport Wagon no caso dos Alfa Romeo. Todos derivados de sedã ou cupês de automóveis, com carroceria estendida, ótima área e capacidade de carga, o banco traseiro rebate e tem uma ampla porta traseira. O termo começou a ser usado na década de 40/50 principalmente nos Estados Unidos, com variações de carrocerias sendo parte em madeira, na Inglaterra e na França. O termo tomou força nas décadas de 60 e 70 e era o carro preferido de grandes famílias.
No Rio de Janeiro chamado Camionete e em outros estados também usa-se o mesmo termo que é usado em Minas Gerais. Foram muitas vendas nas décadas passadas com destaque para a década de 50,60,70,80 e 90. Neste século, com a chegada dos utilitário esportivos, os SUV’s e mini vans, infelizmente este tipo de carroceria se tornou raro aqui, na Europa, Oriente e na América do Norte. Na parte mecânica ou tinha feixes de molas reforçados ou dois amortecedores atrás. Algumas ligeiramente mais altas.
Abaixo Ford Taurus Station Wagon em ótimo estado
Brasil
No Brasil a primeira foi a Vemaguet
E o último modelo de 1967. Leia sobre a linha DKW no Brasil
O Wartburg 1000 Camping era derivado do sedã 311 que tinha carrocerias com duas e quatro portas, picape e esta interessante perua que também tem motor de dois tempos.
A segunda, de porte maior foi a Simca Jangada. Foi a primeira com quatro portas.
Muito bonita e com estilo. Conheça
A Volkswagen Variant estreou no segmento médio pequenos para os padrões nacionais no final da década de 60. Abaixo a versão alemã.
E a brasileira
A primeira remodelação
E o modelo II. Conheça toda linha Typ 3
A perua Ford Galaxie rodava dentro da fábrica e hoje é exposta em alguns bons eventos.. Conheça a linha Galaxie, LTD e Landau
O modelo alemão Opel Rekord Caravan
E a nossa Opala Caravan chegava em 1975
Primeira reestilização em 1980
Outra bela
E a última. Conheça
A versão perua do Ford Maverick era feita por concessionárias. Conheça o Maverick
Outra
No final da década de 70 chegava a Chevrolet Marajó. Conheça toda linha Chevette
E a perua Chevrolet Monza também foi feita por concessionários. Abaixo o Chevrolet Cavalier fabricado nos Estados Unidos. Conheça a linha Monza
Em meados da década de 80 chegou o Santana Quantum
Também bonita Conheça
A Parati da Volkswagen fez enorme sucesso
Conquistando famílias e jovens. Conheça a a linha Gol
A Ford Belina chegava no início da década de 70
E a versão II. Conheça a linha Corcel
E a Panorama da linha Fiat 147. Conheça a história do nosso primeiro Fiat
Assim como a linha 147, a linha Uno tinha uma gama completa. Além do Uno, havia o sedã Prêmio, a picape Fiorino e a perua Elba (abaixo). Motores com 1,0, 1,25, 1,4, 1,5, 1,6 litros.
Fiat Marea Weekend
Austrália
Holden Panel Van Conheça
Estados Unidos
Um Ford Woody 1948 impecável! Por dentro e por fora.
E a americana Ford Station Wagon Country Squire de 1974.
Ford Falcon Conheça
Mercury Montego Conheça
O Dodge Kingsway Utility
Linha Chevrolet Bel Air. Abaixo um modelo Furgão
E um belo 1954
A Station Wagon quatro portas era chamada de Two-Ten Townsman
E o modelo 1957
E uma enorme ambulância. Conheça este sucesso da General Motors americana
Chevrolet Impala 1965 Station Wagon
A perua do Oldsmobile Cutlass. Conheça este belo carro
E o pequeno Chevrolet Vega
Rara Buick Sport Station Wagon 1966.
Dodge Mônaco Conheça
Rambler Rebel Conheça
Studebaker Lark Conheça
Rambler American Conheça
Austrália
Holden Panel Van Conheça
Na França
Citroën Ami Conheça
O Citroën DS Break. Conheça
E a versão a partir de 1967
Citroën GS Conheça
Citroën CX Conheça
Peugeot 203 Conheça
Peugeot 403 Conheça
Peugeot 404 Conheça
O Peugeot 204. Conheça o primeiro tração dianteira da Peugeot
E o modelo 504 Familiale. Uma linha de sucesso
Peugeot 405 Conheça
E a 505 Saiba mais
Renault Frégate Saiba mais
Simca 1300/1500 Conheça
Itália
Alfasud Conheça
Fiat 131 Mirafiori Conheça
Alemanha
Linha Mercedes-Benz série W123.
Rara perua Mercedes-Benz 300 TE 24 Conheça
Volkswagen 411/412 Conheça
Inglaterra
Ford Taunus Conheça
Ford Sierra Conheça
Morris Mini-Van ¼ Ton
Existia também a versão com vidros. Conheça os Minis
Morris 1100 Conheça
Ford Anglia Conheça
Sunbeam/Hilman Imp Conheça
Suécia
Volvo PV 444/445 Conheça
Volvo 122 Amazon Conheça
Volvo 140 Conheça
Volvo 200 Saiba mais
Neste quis mostrar um pequeno acervo das peruas do site. Salve as Peruas! Tomara que elas voltem s ter o sucesso de antes !
Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Fotos sem o logo do site são de divulgação
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.