Perua, Station Wagon, Break, Estate, Touring , Carrinha, Giardinetta…

Perua, Station Wagon, Break, Estate, Touring , Carrinha, Giardinetta…

Em nosso mercado brasileiro de automóveis, havia até em 2020, a Fiat Palio Weekend com carroceria familiar perua. Aqui em Minas Gerais, este tipo de carroceria é mais conhecido como perua. Nos Estados Unidos chamada de Station Wagon, na Inglaterra Estate ou se derivado de esportivos eram as peruas Shooting brake (abaixo um Porsche 928) . Também é usado o termo Space Tourer na França e na Inglaterra. Já foi anunciado por algumas empresas da Europa que a partir de 2025 não serão mais produzidas. Infelizmente, pois é um tipo de carroceria ainda muito apreciado. Pelo menos pelos antigomobilistas.

Na França Break ou Familiale, sendo que a Citroën usou o termo Evasion nas décadas de 80 e 90. Na Alemanha várias são chamadas de Combi, com “C” mesmo, ou Variant para os modelos Volkswagen. A Mercedes-Benz e BMW usam o termo Touring e a Audi o termo Avant.  Na Suécia a Volvo utilizou em vários modelos da década de 90 a denominação de sedã cinco portas.

Em Portugal como Carrinha e na Itália vários Fiat com este tipo de carroceria eram chamados de Panorama, Week-End e Giardinetta e Sport Wagon no caso dos Alfa Romeo. Todos derivados de sedã ou cupês de automóveis, com carroceria estendida, ótima área e capacidade de carga, o banco traseiro rebate e tem uma ampla porta traseira. O termo começou a ser usado na década de 40/50 principalmente nos Estados Unidos, com variações de carrocerias sendo parte em madeira, na Inglaterra e na França. O termo tomou força nas décadas de 60 e 70 e era o carro preferido de grandes famílias.

No Rio de Janeiro chamado Camionete e em outros estados também usa-se o mesmo termo que é usado em Minas Gerais. Foram muitas vendas nas décadas passadas com destaque para a década de 50,60,70,80 e 90. Neste século, com a chegada dos utilitário esportivos, os SUV’s e mini vans, infelizmente este tipo de carroceria se tornou raro aqui, na Europa, Oriente e na América do Norte. Na parte mecânica ou tinha feixes de molas reforçados ou dois amortecedores atrás. Algumas ligeiramente mais altas.

Abaixo Ford Taurus Station Wagon em ótimo estado


Brasil

No Brasil a primeira foi a Vemaguet

E o último modelo de 1967. Leia sobre a linha DKW no Brasil

O Wartburg 1000 Camping era derivado do sedã 311 que tinha carrocerias com duas e quatro portas, picape e esta interessante perua que também tem motor de dois tempos.

A segunda, de porte maior foi a Simca Jangada. Foi a primeira com quatro portas.

Muito bonita e com estilo. Conheça

A Volkswagen Variant estreou no segmento médio pequenos para os padrões nacionais no final da década de 60. Abaixo a versão alemã.

E a brasileira

A primeira remodelação

E o modelo II. Conheça toda linha Typ 3

Vale_do_Ouro_Nova_Lima_Out_2014_055

A perua Ford Galaxie rodava dentro da fábrica e hoje é exposta em alguns bons eventos.. Conheça a linha Galaxie, LTD e Landau

Galaxie_LTD_Site_Garage_(75)

O modelo alemão Opel Rekord Caravan

E a nossa Opala Caravan chegava em 1975

Primeira reestilização em 1980

Outra bela

E a última. Conheça

A versão perua do Ford Maverick era feita por concessionárias. Conheça o Maverick

Outra

No final da década de 70 chegava a Chevrolet Marajó. Conheça toda linha Chevette

E a perua Chevrolet Monza também foi feita por concessionários. Abaixo o Chevrolet Cavalier fabricado nos Estados Unidos. Conheça a linha Monza

Em meados da década de 80 chegou o Santana Quantum

Também bonita Conheça

A Parati da Volkswagen fez enorme sucesso

Conquistando famílias e jovens. Conheça a a linha Gol

A Ford Belina chegava no início da década de 70

E a versão II. Conheça a linha Corcel

E a Panorama da linha Fiat 147. Conheça a história do nosso primeiro Fiat

Assim como a linha 147, a linha Uno tinha uma gama completa. Além do Uno, havia o sedã Prêmio, a picape Fiorino e a perua Elba (abaixo). Motores com 1,0, 1,25, 1,4, 1,5, 1,6 litros.

Fiat Marea Weekend


Austrália

Holden Panel Van Conheça


Estados Unidos

Um Ford Woody 1948 impecável! Por dentro e por fora.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Autoclasica%20%20de%20San%20Isidro%20Buenos%20Aires%202017%20%28616%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg

E a americana Ford Station Wagon Country Squire de 1974. 

Galaxie_LTD_Site_Garage_(47)

Ford Falcon Conheça

Mercury Montego Conheça

O Dodge Kingsway Utility

Linha Chevrolet Bel Air. Abaixo um modelo Furgão

E um belo 1954

A Station Wagon quatro portas era chamada de Two-Ten Townsman

E o modelo 1957

E uma enorme ambulância. Conheça este sucesso da General Motors americana

Chevrolet Impala 1965 Station Wagon

A perua do Oldsmobile Cutlass. Conheça este belo carro

E o pequeno Chevrolet Vega

Rara Buick Sport Station Wagon 1966.

Vendas_Campos_do_Jordao_2014_Maio_II_185_(181)

Dodge Mônaco Conheça

Rambler Rebel Conheça

Studebaker Lark Conheça

Rambler American Conheça


Austrália

Holden Panel Van Conheça


Na França

Citroën Ami Conheça

O Citroën DS Break. Conheça

E a versão a partir de 1967

Campos_do_Jordao_2014_Maio_711

Citroën GS Conheça

Citroën CX Conheça

Peugeot 203 Conheça

Peugeot 403 Conheça

Peugeot 404 Conheça

O Peugeot 204. Conheça o primeiro tração dianteira da Peugeot

E o modelo 504 Familiale. Uma linha de sucesso

504_Peugeot_Garage_site_(6)

Peugeot 405 Conheça

E a 505 Saiba mais

Renault Frégate Saiba mais

Simca 1300/1500 Conheça


Itália

Alfasud Conheça

Fiat 131 Mirafiori Conheça

Alemanha

Linha Mercedes-Benz série W123.

Rara perua Mercedes-Benz 300 TE 24 Conheça

Nova_Lima_Julho_de_2015_Jambreiro_106

Volkswagen 411/412 Conheça


Inglaterra

Ford Taunus Conheça

Ford Sierra Conheça

Morris Mini-Van ¼ Ton

Auto_Araxa_Classic_Show_2014_041

Existia também a versão com vidros. Conheça os Minis

Morris 1100 Conheça

Ford Anglia Conheça

Sunbeam/Hilman Imp Conheça


Suécia

Volvo PV 444/445 Conheça

Volvo 122 Amazon Conheça

Volvo 140 Conheça

Volvo 200 Saiba mais

Neste quis mostrar um pequeno acervo das peruas do site. Salve as Peruas! Tomara que elas voltem s ter o sucesso de antes !


Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Fotos sem o logo do site são de divulgação                                                        

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site