PORSCHE PENSKE MOTORSPORT GANHA A HYPERPOLE NAS 24 HORAS DE LE MANS 2024 E SAI NA POLE POSITION

PORSCHE PENSKE MOTORSPORT GANHA A HYPERPOLE NAS 24 HORAS DE LE MANS 2024 E SAI NA POLE POSITION

A Hiperpole das 24 Horas de Le Mans viu cinco fabricantes competirem pelo melhor lugar no grid da 92ª edição, que terá início no sábado, às 16 horas, horário local.

Foi Kévin Estre (Porsche 963 #6 Porsche Penske Motorsport) quem venceu a Hyperpole, no final de uma sessão de 30 minutos que mais uma vez nos permitiu assistir a um grande espetáculo na pista. Na LMP2, AO by TF foi a equipe mais rápida graças a Louis Delétraz. Para Brendan Iribe (McLaren 720S LMGT3 Evo2 #70 Inception Racing) o melhor tempo neste primeiro Hyperpole da era LMGT3.

  • O que é? A largada desde 2020 é no sistema Hyperpole (Hiperpole), ou seja, 16 carros na frente do grid das quatro categorias que fizeram seus melhores tempos. Os outros, mesmo de categorias mais rápidas ficam atrás

OS RESULTADOS NA CATEGORIA HIPERCAR

  • Porsche 963 #6 Porsche Penske Motorsport – Kévin Estre* / André Lotterer / Laurens Vanthoor -3’24”634
  • Cadillac V-Series.R #2 Cadillac Racing – Earl Bamber / Alex Lynn* / Alex Palou – 3’24”782, abaixo
  • Cadillac V-Series.R #3 Cadillac Racing – Sébastien Bourdais* / Renger van der Zande / Scott Dixon – 3’24”816
  • Ferrari 499P #51 Ferrari AF Corse – Alessandro Pier Guidi* / James Calado / Antonio Giovinazzi – 3’25”156
  • Ferrari 499P #50 Ferrari AF Corse – Antonio Fuoco* / Miguel Molina / Nicklas Nielsen – 3’25”598
  • Alpine A424 #35 Alpine Endurance Team – Paul-Loup Chatin* / Ferdinand Habsburg-Lothringen / Charles Milesi – 3’25”713
  • Porsche 963 #12 Hertz Team JOTA – William Stevens / Norman Nato / Callum Ilott
  • BMW M Hybrid V8 #15 BMW M Team WRT – Dries Vanthoor* / Raffaele Marciello / Marco Wittmann – tempos de volta cancelados

DELÉTRAZ VERSUS DELÉTRAZ

Louis Delétraz (Oreca 07-Gibson #14 AO by TF) foi o primeiro a conseguir um tempo significativo em 3’35”620. Ao longo de suas corridas, ele melhorou para atingir o tempo de 3’33”994. Enquanto a bandeira quadriculada era agitada, o LMP2 Hyperpole foi vencido por Job van Uitert (Oreca 07-Gibson #28 IDEC Sport)… mas não demorou mais de três segundos para Louis Delétraz recuperar a posse da primeira posição. Seu tempo final: 3’33”217.Duas vezes segundo na categoria LMP2 (em 2022 e 2023), ele mostra as suas ambições e a sua motivação para fazer ainda melhor este ano.

OS RESULTADOS NA CATEGORIA LMP2:

  • Oreca 07-Gibson #14 AO por TF – PJ Hyett / Louis Delétraz* / Alex Quinn – 3’33’’217
  • Oreca 07-Gibson #28 IDEC Sport – Paul Lafargue / Job van Uitert* / Reshad de Gerus – 3’33”827
  • Oreca 07-Gibson #65 Panis Racing – Rodrigo Sales / Mathias Beche* / Scott Huffaker – 3’34”053
  • Oreca 07-Gibson #23 United Autosports USA – Ben Keating / Filipe Albuquerque / Ben Hanley* – 3’34”221
  • Oreca 07-Gibson #22 United Autosports – Oliver Jarvis* / Bijoy Garg / Nolan Siegel – 3’34”270 – Abaixo
  • Oreca 07-Gibson #37 Cool Racing – Lorenzo Fluxa / Malthe Jakobsen* / Ritomo Miyata – 3’34”773
  • Oreca 07-Gibson #33 DKR Engineering – Alexander Mattschull / Rene Binder / Laurents Hörr* – 3’35”699
  • Oreca 07-Gibson #10 Vector Sport – Ryan Cullen / Patrick Pilet* / Stéphane Richelmi – 3’35”855

MCLAREN NA DE LMGT3 – Conforme exigido pelo regulamento, é o piloto da categoria Bronze de cada tripulação quem deve completar a sessão Hyperpole. Entre os oito pilotos na largada, foi Brendan Iribe (McLaren 720S LMGT3 Evo2 #70 Inception Racing) quem deu à McLaren o primeiro LMGT3 Hyperpole!

OS RESULTADOS NA CATEGORIA LMGT3:

  • McLaren 720S LMGT3 Evo2 #70 Inception Racing – Brendan Iribe* / Ollie Millroy / Frederik Schandorff – 3’58”120
  • Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92 Manthey PureRxcing – Aliaksandr Malykhin* / Joel Sturm / Klaus Bachler – 3’58”928
  • Ferrari 296 LMGT3 #66 JMW Motorsport – Giacomo Petrobelli* / Larry ten Voorde / Salih Yoluc – 3’58”938
  • Competição de prótons Ford Mustang LMGT3 #77 – Ryan Hardwick* / Zacharie Robichon / Benjamin Barker – 3’59”443, abaixo
  • Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27 Heart Of Racing – Ian James* / Daniel Mancinelli / Alex Riberas – 3’59”655
  • Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #777 D’STATION Racing – Satoshi Hoshino* / Erwan Bastard / Marco Sorensen – 4’02”787
  • Corvette Z06 LMGT3.R #82 TF Sport – Hiroshi Koizumi* / Sébastien Baud / Daniel Juncadella – 4’03”681
  • Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60 Iron Lynx – Claudio Schiavoni* / Matteo Cressoni / Franck Perera – 4’06”495

O piloto que completou o tempo Hyperpole é indicado por um asterisco: (*)


TOYOTA

Desde a implementação do formato Hyperpole em 2020, a Toyota é a fabricante que mais se tem destacado neste exercício de busca de pura performance. Por três anos consecutivos – de 2020 a 2022 – um Toyota venceu o Hyperpole. Primeiro com Kamui Kobayashi (2020 e 2021) e depois com Brendon Hartley (2022). O Hyperpole de Antonio Fuoco em 2023 quebrou esta série.

Este ano, pela 92ª edição, a Toyota não pôde participar da festa. O Toyota GR010 Hybrid #8 de Sébastien Buemi/Brendon Hartley/Ryo Hirakawa não conseguiu ficar entre os oito primeiros na noite passada durante a sessão de qualificação. O carro viu todos os seus tempos apagados conforme previsto no regulamento, com Kamui Kobayashi a provocou uma interrupção da sessão após a sua saída da pista na curva do Karting. A sessão Hyperbole ( Hipérbole) 2024 foi, portanto, a primeira sem nenhum Toyota.


Os carros Madrinha, Pace Car, Safety Car – Porsche 911 Turbo S

Dados velozes: 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e velocidade final de 330 km/h


Texto e montagem Francis Castaings – Fotos/Photos: ACO – Automobile Club de l’Ouest 

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site