Rali Dieppe-Normandia VHC Rally 2024 (Veículos Históricos de Competição)

Rali Dieppe-Normandia VHC Rally 2024 (Veículos Históricos de Competição)

A Associação Esportiva Automobilística de Dieppe e a Associação Dieppe-Rallye organizaram o 50º RALLYE DE DIEPPE – NORMANDY e a 19ª edição VHC. Representou um percurso de 379,6 quilômetros, dividido em 2 etapas e 4 trechos.

  • Etapa 1= 54,10 quilômetros incluindo 21,40 quilômetros de especiais
  • Etapa 2= 325,50 quilômetros incluindo 123 quilômetros de especiais

Eventos especiais:

• Etapa Especial 1: Estradas de terras e declives = 13,80 quilômetros• Etapa Especial 2: Grandes aclives e declives 1 x 7,60 = 7,60 quilômetros

• Etapa Especial 3/6/9: Região de Jacquemarts 3 x 21,80 = 65,40 quilômetros

• Estágio Especial 4/7: Viena 2 x 13,80= 27,60 quilômetros

• Etapa Especial 5/8: Estradas de terras da cidade de Caux 2 x 15,00 = 30,00 quilômetros

Disputada durante dois dias com tempo ensolarado, a 50ª edição do Rally Dieppe-Normandie reuniu mais uma vez milhares de espectadores que vieram encorajar cerca de uma centena de tripulações modernas e 25 duplas VHC. VHC- [Agradecimentos a Frédéric Dart pelo acompanhamento dos especiais. O número: 25 participantes para esta 19ª edição do Rally Dieppe-Normandie VHC. A cidade de Dieppe é a terra natal dos Alpines no noroeste da França.

Choquet atacou forte. Os Ford Escorts foram favorecidos pelas previsões para andar  na frente. Foram deles aparecendo no Top 5. Arnaud Choquet é o primeiro do Grupo 1/5 a se destacar, à frente de Ben Mellors e seu Toyota Celica que são os únicos a manter o ritmo: está 4s6 atrás. Eles foram inseridos entre Bruno Chandelier (MKII) e Bertrand Métivier (RS 1800) respectivamente em 24s0 e 27s4. François Guillemin (Opel Kadett GTE, abaixo) está no ritmo (31s6).

HAUTOT continuou à frente do general, (seguido por ROUSSEL o clássico). Os 25 participantes ficaram no final desta primeira etapa.

Sábado, 11 de maio – Estágio Especial 3 – Jacquemarts (21,80 quilômetros ) Condições: tempo ensolarado.

Com seu Toyota Celica, Ben Mellors, irmão de Oliver, inscreveu-se em um moderno Proton Iriz Rally2, se irrita na especial mais longa do rali e assume o comando dos Grupos 1 a 5 e o arranhão de Arnaud Choquet rebaixado para 14s0 . Este último, ficou em 2º com 9s5, liderando o clã Ford Escort formado por Bertrand Métivier, último a não passar de minuto (50s7) e Bruno Chandelier (1min41s8) que terá que ficar de olho em François Guillemin, abaixo.

Nos Grupos AJ/NJ/BJ, Raynald Hautot (Ford Sierra) aumentou a vantagem em mais 50s7 sobre Jean-Louis De Roeck, abaixo.

Seguido pelo outro BMW M3 de David Mahé abaixo

Frédéric Chambon (Porsche 911 Turbo) lidera o Clássico. De salientar a desistência de Yannick Roussel que estava a testar o seu Ford Escort (antes do início da PE3).

Observe que todos os 25 concorrentes partiram. Desistência de Yannick Roussel (clássico) que estava testando seu Ford Escort (antes do início da Prova Especial 3).

Estágio Especial 4 La Vienne (13,50 quilômetros) – Condições: tempo ensolarado. Arnaud Choquet (Ford Escort) pretendIA manter contato com Ben Mellors (Toyota Celica). Ele apenas desiste de 0s3 e fica com menos de 10s (9s8). Bertrand Métivier (Escort RS 1800) cai 3min25s e deixa o 3º lugar para Bruno Chandelier (MKII). François Guillemin desiste de 25 segundos neste terreno rápido. Marc Lemoine e seu Alpine A110 entram no Top 5.

Etapa Especial 5 Terroir-de-Caux (15,00 quilômetros). Condições: tempo ensolarado. Abaixo um Lancia Delta HF

Autor dos três melhores tempos, Ben Mellors (Toyota Celica) teve uma manhã de sucesso que lhe permitiu assumir o controlo. Arnaud Choquet (Ford Escort) é o único que mantém o ritmo (16s6). Os perseguidores ficam mais de 2 minutos atrás: François Guillemin reduz a diferença para Bruno Chandelier (MKII), 3º, para 29s6. Marc Lemoine (Alpine A110) ocupa um frágil 5º lugar, Bertrand Métivier em 4s5.

Nos Grupos AJ/NJ/BJ, Raynald Hautot (Ford Sierra, acima) esteve bem à frente de Jean-Louis De Roeck e Stéphane Siméon (R11 Turbo). Frédéric Chambon (Porsche 911 Turbo) permaneceu à frente do Clássico à frente de Thierry Deffontaine (BMW M3), abaixo.

Raynald Hautot (Ford Sierra) bem à frente

Estágio Especial 6 Les Jacquemarts (21,80 km) – Condições: clima quente. Abaixo o Renault 11 Turbo

Raynald Hautot (Ford Sierra) liderou facilmente os Grupos AJ/NJ/BJ à frente de Jean-Louis De Roeck (BMW M3) e Stéphane Siméon ) no Ford Sierra nº 211

Nos grupos 1 a 5, mesmo que Bertrand Métivier (Ford Escort RS 1800) fez o melhor tempo, Arnaud Choquet (Ford Escort) mantém a pressão (10s7) sobre Ben Mellors (Toyota Celica), limitado na velocidade máxima ao substituí-lo neste Estágio Especial, 5s9. Bruno Chandelier, abaixo no Alpine A110 está a caminho de ocupar o 3º lugar contra François Guillemin (Opel Kadett GTE). Frédéric Chambon dominou a categoria Clássica. 19 competidores ainda ficaram na prova.

Estágio Especial 7 La Vienne (13,50 km). Condições: bom tempo.

A duas etapas do final, enquanto Raynald Hautot (Ford Sierra) foi o último a terminar na hora de corrida, nada estava decidido nos Grupos 1 a 5! Arnaud Choquet (Ford Escort), melhor tempo, está 1s8 atrás de Ben Mellors (Toyota Celica). Bertrand Métivier volta a 7s4 de François Guillemin, frágil 4º. Marc Lemoine (Alpine A110) sofreu o impacto do retorno do piloto do Ford Escort RS 1800. Frédéric Chambon só precisou competir na categoria Clássica.

Final: Hautot, abaixo (Grupo J) venceu facilmente esta edição de 2024 (uma bela vingança após o seu abandono no ano passado) com, na raspadinha geral, mais de um minuto à frente de Choquet (1º Grupo 4/5). Excelentes tempos para Chambon que atua no clássico (ficaria em 3º lugar geral em todos os grupos combinados)

25 Largaram / 14 classificados

Jaillet com seu Volkswagen Golf GTi

O Filme: https://www.youtube.com/watch?v=prnitFe88pE&t=1s


A Festa


Organização: Asa de Dieppe e Associação Dieppe-Rallye ©Orga / PMOREL-PhotosRallye / Inès rallye (com autorização de Shootingrallye )


ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

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