Regras e Grupos de Ralis Internacionais 2023

Regras e Grupos de Ralis Internacionais 2023

No rali internacional, o Rali de Grupos é o nome coletivo dado às fórmulas de carro de rali definidas pela Fédération Internationale de l’Automobile para uso no Campeonato Mundial de Rali e nos campeonatos regionais da FIA. Os nomes foram aprovados em junho de 2018 e começaram a ser usados em 2019 em conjunto com a promoção da Pirâmide de Rally, uma reorganização da nomenclatura de rali, especificações de carros e campeonatos.[1] A partir de 2020, os nomes dos grupos são oficialmente definidos como substitutos do Grupo R nas competições da FIA.[2] A numeração usada nos nomes dos novos grupos está alinhada com a classificação esportiva da FIA, Rally1 está em RC1, Rally2 em RC2 e assim por diante. A partir de 2022, os campeonatos também se alinharão a esses números, o WRC2 usará carros de Rally2, enquanto o ERC3, por exemplo, usará carros de Rally

Rali Histórico de Inverno na Romênia 2023: Só faltou a neve. VHC-VHRS 2023 – (Veículos Históricos de Competição) e VHRS (Veículos Históricos de Regularidade Esportiva)

Categorias

GrupoCategoriaTransmissãoAptidãoPeso/Potência (KG/HP)AntigamenteIntrodução
Rally1RC14WDElite3.1WRC 2022
Rally2RC2atuação4.2R52013
Rally3RC3Acesso5.6Grupo N 2021
Rali4RC42WDatuação5.1R22019
Rally5RC5Acesso6.4R12019

O Grupo Rally só seria usado no Campeonato Mundial de Rally a partir de 2022, quando substituirá o World Rally Car no campeonato de fabricantes.

Grupo Rally2 tornou-se o novo nome para R5 do Grupo R. Os carros novos são homologados com o novo nome, embora os carros R5 existentes ainda sejam elegíveis para a competição de nível Rally2. De forma semelhante, o Grupo Rally2-Kit tornou-se o novo nome para os carros R4-Kit do Grupo R, embora o conjunto de regras definidor tenha revertido para o nome R4-Kit.

O Grupo Rally3 apresentou um novo carro com tração nas quatro rodas para rally internacional projetado para corsários conscientes de acesso e custo.

Grupo Rally4 e Grupo Rally5 tornaram-se os novos nomes para R2 e R1. Os carros novos são homologados com o novo nome e os carros existentes ainda são elegíveis para essas competições de nível.

O Grupo R-GT também é apresentado pela FIA como Rally de Grupo, embora não tenha sido introduzido com a Pirâmide de Rally.O Grupo R-GT existe desde 2013 e corre sob a sua própria classificação desportiva, R-GT .


Dados: https://www.newsclassicracing.com/ e Wikipédia

Tradução e montagem Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site