Salão Rétromobile 2025 – Espaço, Espace, hall Kégresse

Salão Rétromobile 2025 – Espaço, Espace, hall Kégresse

No Salão Rétromobile 2024, este espaço foi dedicado aos carros do Paris Dakar e neste ano, muitos puderam admirar os veículos do engenheiro francês Adolphe Kégresse, nascido em 20 de junho de 1879, Héricourt.  Faleceu em 1943, Croissy-sur-Seine.


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Onde? Na Porte de Versalhes. Vá de Metro partindo dos várias linhas que saem do Grande Arco de Defense.


Adolphe Kégresse, um engenheiro brilhante

Foi educado em Montbéliard , mudou-se em 1905 para São Petersburgo , Rússia, para trabalhar para o Czar russo Nicolau II .

Para melhorar a mobilidade imperial.Ele inventou a pista Kégresse para modificar veículos motorizados normais em semi-lagartas. Ele também foi motorista pessoal do Czar Nicolau II e chefe do Departamento Mecânico da Garagem Imperial Russa.

Após a Primeira Guerra Mundial, Kégresse retornou ao seu país de origem, onde foi empregado pela empresa Citroën a partir de 1919, durante as décadas de 1920 e 1930, para projetar veículos semi-lagarta, juntamente com o engenheiro Jacques Hinstin. As lagartas eram em couro trançado e tiras de borracha reforçadas. Observe abaixo

Regressando a França, foi com a Citroën que criou um departamento de veículos “Fora de Estrada” em 1919. Os veículos Citroën Kégresse eram equipados com o sistema Kegresse-Hinstin e foram produzidos de 1921 a 1940. Estes veículos tiveram sucesso e diferentes versões foram utilizadas pelo exército em França e no estrangeiro pelos serviços públicos (correios, alfândegas) ou pelo exército em países como o Bélgica, Chile, Grã-Bretanha, Países Baixos, Polónia, Espanha.

O Cruzeiro Negro foi uma expedição que atravessou o continente africano de Norte a Sul entre 28 de outubro de 1924 e 26 de junho de 1925. Também chamada de “Expedição Citroën Centre África” ​​ou “2ª missão Haardt Audouin-Dubreuil”, foi criada por André Citroën com o objetivo de melhor divulgar a sua marca e abrir uma linha motorizada regular que atravessa o continente africano.

O Cruzeiro Amarelo, que ocorreu de 4 de abril de 1931 a 12 de fevereiro de 1932, também conhecido como “Expedição Citroën Ásia Central” ou “3ª missão G.M. Haardt – Audouin-Dubreuil”, é uma das aventuras automobilísticas organizados por André Citroën, e ligando Beirute a Pequim em 315 dias. Esta foi a terceira expedição motorizada do gênero, sendo a primeira a travessia do Sahara e a segunda, o cruzeiro negro. Neste, na África foram usados veículos brancos. Mais visíveis sobre a areia do deserto

O trajeto

Diante das repercussões positivas do cruzeiro negro, a partir de 1928, Georges-Marie Haardt preparou seu projeto de abertura da “Rota da Seda” ao tráfego automobilístico: 13 mil km de Beirute a Pequim via Turquestão, Xinjiang e o deserto de Gobi. A rota de retorno planejada para Beirute passa por Hanói, Saigon, Bangkok, Calcutá, Delhi, Quetta, Isfahan, Bagdá e Damasco.

Abaixo um Citroën Kégresse P4T 1924

Abaixo um Citroën Kégresse K1 1922 do Cruzeiro Prata

Adolphe Kégresse, um engenheiro brilhante: nascido a 2 de Junho de 1879 perto de Belfort, após um erro de transcrição do seu nome, foi declarado como Kégresse . Inventor da primeira motocicleta, em 1903, ao socorrer o comboio de Nicolau III bloqueado pela geada, foi contratado como mecânico pelo Czar. Inventou o primeiro veículo de lagartas para facilitar a locomoção na neve e, após ser forçado a fugir da Rússia, foi resgatado por um associado de André Citroën. Em 1920, integrado na atividade da marca do double chevron, registrou uma patente “Citroën-Kégresse-Hinstin” com a criação de um departamento Autochenilles (Carros com lagartas) e a participação nas grandes travessias Citroën (do Saara ao cruzeiro negro). Abaixo um Citroën Kégresse K1 1922 Scarabée D’Or, ou seja, Besouro.

Um K1 1923

Abaixo um modelo que foi utilizado pela revista mundialmente conhecida National Geographic para suas expedições


Adolphe Kégresse, um engenheiro brilhante: nascido a 2 de Junho de 1879 perto de Belfort, perto da fronteira com a Suíça. Durante o serviço militar, instalou um motor numa bicicleta e assim deu origem a um dos primeiros ciclomotores da história,em 1903, ao socorrer o comboio de Nicolau III bloqueado pela geada, foi contratado como mecânico pelo Czar. Inventou o primeiro veículo de lagartas/esteiras para facilitar a locomoção na neve e, após ser forçado a fugir da Rússia, foi resgatado por um associado de André Citroën. Em 1920, integrado na atividade da marca do double chevron, registrou uma patente “Citroën-Kégresse-Hinstin” com a criação de um departamento Autochenilles (Carros com lagartas) e a participação nas grandes travessias Citroën (do Saara ao cruzeiro negro).


Grand Merci au Space Presse Rétromobile


Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Fotos mapas e demais Wikpédia                                

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