Salão Rétromobile 2025 – Espaço, Espace, hall Kégresse
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No Salão Rétromobile 2024, este espaço foi dedicado aos carros do Paris Dakar e neste ano, muitos puderam admirar os veículos do engenheiro francês Adolphe Kégresse, nascido em 20 de junho de 1879, Héricourt. Faleceu em 1943, Croissy-sur-Seine.
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Onde? Na Porte de Versalhes. Vá de Metro partindo dos várias linhas que saem do Grande Arco de Defense.
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Adolphe Kégresse, um engenheiro brilhante
Foi educado em Montbéliard , mudou-se em 1905 para São Petersburgo , Rússia, para trabalhar para o Czar russo Nicolau II .
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Para melhorar a mobilidade imperial.Ele inventou a pista Kégresse para modificar veículos motorizados normais em semi-lagartas. Ele também foi motorista pessoal do Czar Nicolau II e chefe do Departamento Mecânico da Garagem Imperial Russa.
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Após a Primeira Guerra Mundial, Kégresse retornou ao seu país de origem, onde foi empregado pela empresa Citroën a partir de 1919, durante as décadas de 1920 e 1930, para projetar veículos semi-lagarta, juntamente com o engenheiro Jacques Hinstin. As lagartas eram em couro trançado e tiras de borracha reforçadas. Observe abaixo
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Regressando a França, foi com a Citroën que criou um departamento de veículos “Fora de Estrada” em 1919. Os veículos Citroën Kégresse eram equipados com o sistema Kegresse-Hinstin e foram produzidos de 1921 a 1940. Estes veículos tiveram sucesso e diferentes versões foram utilizadas pelo exército em França e no estrangeiro pelos serviços públicos (correios, alfândegas) ou pelo exército em países como o Bélgica, Chile, Grã-Bretanha, Países Baixos, Polónia, Espanha.
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O Cruzeiro Negro foi uma expedição que atravessou o continente africano de Norte a Sul entre 28 de outubro de 1924 e 26 de junho de 1925. Também chamada de “Expedição Citroën Centre África” ou “2ª missão Haardt Audouin-Dubreuil”, foi criada por André Citroën com o objetivo de melhor divulgar a sua marca e abrir uma linha motorizada regular que atravessa o continente africano.
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O Cruzeiro Amarelo, que ocorreu de 4 de abril de 1931 a 12 de fevereiro de 1932, também conhecido como “Expedição Citroën Ásia Central” ou “3ª missão G.M. Haardt – Audouin-Dubreuil”, é uma das aventuras automobilísticas organizados por André Citroën, e ligando Beirute a Pequim em 315 dias. Esta foi a terceira expedição motorizada do gênero, sendo a primeira a travessia do Sahara e a segunda, o cruzeiro negro. Neste, na África foram usados veículos brancos. Mais visíveis sobre a areia do deserto
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O trajeto
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Diante das repercussões positivas do cruzeiro negro, a partir de 1928, Georges-Marie Haardt preparou seu projeto de abertura da “Rota da Seda” ao tráfego automobilístico: 13 mil km de Beirute a Pequim via Turquestão, Xinjiang e o deserto de Gobi. A rota de retorno planejada para Beirute passa por Hanói, Saigon, Bangkok, Calcutá, Delhi, Quetta, Isfahan, Bagdá e Damasco.
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Abaixo um Citroën Kégresse P4T 1924
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Abaixo um Citroën Kégresse K1 1922 do Cruzeiro Prata
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Adolphe Kégresse, um engenheiro brilhante: nascido a 2 de Junho de 1879 perto de Belfort, após um erro de transcrição do seu nome, foi declarado como Kégresse . Inventor da primeira motocicleta, em 1903, ao socorrer o comboio de Nicolau III bloqueado pela geada, foi contratado como mecânico pelo Czar. Inventou o primeiro veículo de lagartas para facilitar a locomoção na neve e, após ser forçado a fugir da Rússia, foi resgatado por um associado de André Citroën. Em 1920, integrado na atividade da marca do double chevron, registrou uma patente “Citroën-Kégresse-Hinstin” com a criação de um departamento Autochenilles (Carros com lagartas) e a participação nas grandes travessias Citroën (do Saara ao cruzeiro negro). Abaixo um Citroën Kégresse K1 1922 Scarabée D’Or, ou seja, Besouro.
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Um K1 1923
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Abaixo um modelo que foi utilizado pela revista mundialmente conhecida National Geographic para suas expedições
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Adolphe Kégresse, um engenheiro brilhante: nascido a 2 de Junho de 1879 perto de Belfort, perto da fronteira com a Suíça. Durante o serviço militar, instalou um motor numa bicicleta e assim deu origem a um dos primeiros ciclomotores da história,em 1903, ao socorrer o comboio de Nicolau III bloqueado pela geada, foi contratado como mecânico pelo Czar. Inventou o primeiro veículo de lagartas/esteiras para facilitar a locomoção na neve e, após ser forçado a fugir da Rússia, foi resgatado por um associado de André Citroën. Em 1920, integrado na atividade da marca do double chevron, registrou uma patente “Citroën-Kégresse-Hinstin” com a criação de um departamento Autochenilles (Carros com lagartas) e a participação nas grandes travessias Citroën (do Saara ao cruzeiro negro).
Grand Merci au Space Presse Rétromobile
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Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Fotos mapas e demais Wikpédia
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