São Paulo Fashion Car – Julho de 2013 – Memorial América Latina – Aniversário do Vigilante Rodoviário, Tenente Coronel Carlos Miranda
Nos dias 27 e 28 de julho de 2013, o Memorial América Latina em São Paulo capital, recebeu dezenas de automóveis antigos, nacionais e importados com o objetivo louvável: Participar da festa de aniversário do eterno Vigilante Rodoviário, o Tenente Coronel Carlos Miranda que brilhou nas telas da TV na década de 60, ao lado do cão pastor Lobo, com seu Simca Chambord e sua moto Harley-Davidson. Aconteceu há nove anos e bons motivos para republicar não faltam!
Hoje este grande homem brilha nas exposições e encontro de carros antigos.
E foi ótimo este fim de semana frio de 2013!
A emoção das pessoas ao reencontrá-lo era grande e a atenção dispensada, de noite ou de dia (leia a letra tema da música do seriado abaixo), pelo vigilante sempre muito carinhosa.
Nosso Super Herói! Que viva e lenda e a realidade. Parabéns Inspetor Carlos!
Um belo local com um amplo pátio onde belos carros ficaram estacionados durante o sábado e o domingo. E neste encontro não poderiam faltar modelos Simca.
Outro belo modelo Tufão. Leia mais sobre o Simca Chambord
Os carros da Willys
Um Renault Gordini 1967. Saiba mais.
Seu concorrente era o Aero-Willys
Outro modelo Aero. Leia mais sobre o sedã da Willys Overland
Os carros da Chrysler
Um Dodge Brothers 1933
Um Plymouth Belvedere conversível com motor V8 340 (5.571 cm³) ano 1958
Outro nacional que estava lá para defender as estradas…dos anos 70 e 80. Leia mais sobre os Dodge do Brasil
Os carros da Ford
Um Ford modelo A Phaeton ano 1928 Conheça
Ford V8 Flathead 1939 sedan Standard
Um Mercury Eight 1946
A divisão Lincoln e Mercury são os carros de luxo da Ford. Abaixo um modelo Mercury 1951 equipado com o motor Flathead V8
Picape Ford F-Series V8 fabricada entre 1953 e 1956 Conheça as picapes Ford
Ford Mustang 1967 conversível Leia sobre
Um belo Ford Galaxie 500 nacional
Outro 1973 muito bonito. Leia mais sobre o grande Ford
Os carros da General Motors
Um Buick 1938 com motor oito cilindros em linha
O compacto Cadillac Fleetwood S60 V8 com 390 polegadas cúbicas ano 1959
Cadillac Eldorado 1974
Chevrolet Impala 1962 V8.A linha começou em 1958 e fez sucesso durante anos. Este “compacto” Havia também a tinha carroceria quatro portas, cupê, Station Wagon e a picape El Camino concorrente da picape Ranchero da Ford. Motores com seis cilindros em linha e vários V8. Um modelo SS é facilmente reconhecido por suas bandeiras quadriculadas tanto na grade quanto na lateral. Um dos motores era o V8 283 (4.637 cm³) com 185 ou opcional com 290 cavalos. Outro muito apreciado era o V8 348 (5,7 litros) e 315 cavalos. Os carros grandes da linha Chevrolet da General Motors que começaram 1959 e fizeram grande sucesso eram o Impala, Byscaine e Bel Air.
Opel Rekord Caravan 1969. A Opel alemã foi absorvida pelo Grupo General Motors em 1929 e em 2017 passou a fazer parte do Grupo PSA (Peugeot Citroën S.A.). Hoje pertence a Stellantis: A empresa registrada nos Países Baixos, o grupo reúne 14 marcas: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall.
Chevrolet Corvette Stingray 1973
Chevrolet Camaro 1974 Conheça
Chevrolet Camaro 1991 Z28 com motor 305
Um Chevrolet Opala 2500 1970
Ótimo Chevrolet Opala cupê 1981 Comodoro. Leia mais sobre o nosso grande Chevrolet.
Um Chevrolet Chevette da última geração. Saiba mais.
Fiat
Um Uno 1.5 R que foi o carro oficial do Grande Prêmio de Fórmula Um realizado em Interlagos em 1985.
Os carros da Volkswagen
Um VW 1300 bem distinto! Volante do lado direito.
Outro com bom gosto e acessórios de época Leia sobre o Fusca
Este Volkswagen TL era destinado ao publico jovem na época. Poucas unidade existem. Leia mais sobre a linha Variant, TL, VW sedã quatro portas
Os especiais do motor Volkswagen
Um dos motores mais versáteis do mundo foi o Volkswagen arrefecido à ar. Abaixo um Bianco personalizado. Leia mais sobre este belo esportivo.
E o esportivo nacional mais famoso: O Puma GT 1600
Leia mais sobre o felino brasileiro.
Um inglês de renome: O MG B. Este é uma edição limitada! Conheça
Um Emme, produzido pela empresa paulista Megastar, foi um protótipo nacional equipado com motor quatro cilindros Lotus com 2,2 litros e alimentando por um turbocompressor. Este modelo foi lançado em 1997 e seu motor era semelhante ao do Lotus Esprit.
Sua carroceria era fabricada com um material plástico injetado chamado veXtrim, processo patenteado pela empresa New Concept Aktiengesellshaft. A Lotus é de origem Inglesa. Infelizmente poucas unidades chegaram às ruas.
Aconteceu também
A Exposição de veículos clássicos, veículos especiais, modificados, Hots e Pick-ups estão aqui fotografados. Houve mostra de cinema com a apresentação dos filmes do Seriado, além de uma Palestra proferida por Carlos Miranda com o tema “Educação e Segurança no Transito”, fazendo uma comparação com a época do filme (anos 50 e 60) com os dias atuais. Foi convidado um conselheiro do DENATRAN para participar de uma reunião com a finalidade de discutir a normatização de Veículos modificados e Hots e, por esta razão, foram convidados colecionadores que possuem estes veículos ou interessados para participar da reunião ocorrida no sábado, dia 27 de julho, 16:00 horas, no Auditório do Memorial.
Um Hot Ford cupê 1934. A Ford americana começou a equipar seus carros com motor V8 em 1932. A famosa dupla de bandidos Bonnie e Clyde chegou a escrever uma carta ao presidente da empresa Henry Ford elogiando a performance do carro por conta da motorização.
Este Studebaker Commander é presença constante em encontros famosos no país. Pertence ao Senhor Ferretti, conhecido também como Ferretti Studebaker que além deste exemplar também possui automóveis e picapes da marca de South Bend, estado de Indiana, Estados Unidos. Este modelo abaixo está equipado como motor V6 da picape Ford Ranger.
A festa de Aniversário
A noite houve um super simpático e especial jantar de confraternização, no Bistrô restaurante do Memorial, em comemoração ao aniversario do ex-ator e Tenente Coronel Carlos Miranda. Estavam presentes grande número de familiares, os organizadores e convidados que participaram do evento. Acima o Vigilante e Ariel Gusmão que organizou o evento São Paulo Fashion Car. Foi muito bom!
Com dois dos nove netos cantado Parabéns.
E cortando o bolo
Nota: O ex-ator Carlos Miranda, que interpretava o personagem Vigilante Rodoviário, passou em concurso público e tornou-se um policial rodoviário federal. Por este motivo seu nome está no Livro dos Recordes (Guinness Book) como o único ator que atuou como e depois se tornou um policial. Bravo!
Mais de nove anos depois agradeço mais uma vez o convite de Ariel Gusmão e do Tenente Coronel Carlos Miranda! Muito obrigado pela honraria. Nos próximos podem me chamar que vou com prazer!
E é ótimo rever o seriado, escutar e cantar a música.
Vigilante Rodoviário – Autor Branco Mello
De noite ou de dia, firme no volante, vai pela rodovia, bravo Vigilante! Guardando toda estrada, forte e confiante é o nosso camarada, bravo Vigilante! O seu olhar amigo, é um farol que avisa do perigo, audaz e temerário, para agir a todo instante, da estrada é o Vigilante… Vigilante Rodoviário! Veja um ótimo seriado
O grande ator Carlos Miranda, que interpretou o inspetor Carlos no seriado brasileiro “O Vigilante Rodoviário”. Atualmente mora no interior de São Paulo, em Águas da Prata, município fronteiriço com a mineira Poços de Caldas.
Paulistano do bairro da Mooca, onde nasceu no dia 29 de julho de 1933, teve tanto sucesso na televisão, entre 1962 e 1967, que acabou abraçando a carreira de patrulheiro, tornando-se integrante da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo, por onde se aposentou. Mas é presença marcante em eventos de carros antigos em todo o Brasil.
“O Vigilante Rodoviário” teve 38 episódios, de aproximadamente 20 minutos cada, exibidos originalmente pela extinta Rede Tupi de Televisão, reprisado nos anos 70 pela Globo e em 2009 pelo Canal Brasil.
O fiel companheiro do inspetor Carlos no combate aos bandidos era Lobo, um pastor alemão que acabou ganhando muito apreço por parte dos telespectadores.
O inspetor Carlos era visto em duas viaturas pelas estradas paulistanas, sobretudo na Via Anhanguera, onde foram gravados a maioria dos episódios: um Simca Chambord modelo 1960 e uma potente motocicleta de origem americana Harley-Davidson.
Impossível esquecer o Lobo
Texto, Fotos e montagem Francis Castaings.
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.