Spa Classic 2024 – uma 12ª edição agitada, para dizer o mínimo! (Veículos Históricos de Competição)
![Spa Classic 2024 – uma 12ª edição agitada, para dizer o mínimo! (Veículos Históricos de Competição)](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-14.jpg)
Esperava-se que esta décima segunda edição registrasse um bom número de espectadores. Apesar do tempo ser imprevisível, para dizer o mínimo, quase 25.000 entusiastas vieram admirar cerca de 400 carros de corrida históricos competindo numa das pistas mais bonitas do mundo.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-1.jpg)
O show na Bélgica não aconteceu apenas na pista, mas também na vila onde mais de 1.300 carros de clubes estiveram em exposição. Num ambiente festivo, jovens e adultos puderam desfrutar das inúmeras atividades oferecidas.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-13.jpg)
Uma menção especial para a excepcional exposição do Porsche 917, que atraiu um grande número de visitantes. Modelos lendários como 917/10-002 Spyder can-am 1971
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-31.jpg)
Um 917LH 1970-Chassis 041, 917K 1970-Chassis 021, 917 Spyder Intersery 1970-Chassis 033 e 917K 1970-Chassis 008 embelezaram o antigo passeio de carrinho de bate-bate L e entrou na pista para deleite dos entusiastas presentes.
Uma exposição excepcional da Porsche
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-32.jpg)
Duas sessões de autógrafos, organizadas por Gérard Larrousse, Jürgen Barth, David Piper e Philippe Siffert, foram um grande sucesso. Essas lendas do automobilismo autografaram livros e objetos para fãs encantados em conhecer seus ídolos.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-33.jpg)
Da direita para a esquerda: Gérard Larrousse – David Piper – Jürgen Barth – Philippe Siffert
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-1.png)
Novidade nesta edição e continuação dos primeiros testes em Le Mans Classic e Tour Auto, os pelotões Porsche 2.0L Cup e Classic Touring Challenge funcionaram com combustível sintético Aramco. Abaixo os Porsche 911
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-3.jpg)
A Peter Auto pretende tornar este combustível, que reduz as emissões em 70 a 75%, obrigatório para todos os seus eventos num prazo de 4 a 5 anos, sublinhando assim o seu compromisso com a mobilidade sustentável. Abaixo um Aston Martin DB4
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-4.jpg)
Este fim de semana, Spa-Francorchamps reabriu o grande livro de memórias ao receber o Spa-Classic. Para continuar a escrever a história do automobilismo, venha ao circuito Dijon-Prenois para o Grand Prix de l’Âge d’Or de 7 a 9 de junho!
Clima agitado
Na chuva Um Dome S101 motor Judd V10
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-20.jpg)
Na neblina. Abaixo um Austin-Healey
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-34.jpg)
À noite ! Abaixo um Ford Escort MKI
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-24.jpg)
E num sol de domingo
Os carros da Heritage U2TC : Esta reúne carros do inicio do Campeonato Europeu de Turismo
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-25-1.jpg)
RELATÓRIO DE CORRIDA
Copa 2.0L
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-3-1.jpg)
Como manda a tradição, a luta foi travada entre os melhores pilotos da Taça 2.0L, reunindo cerca de trinta Porsche 911 de 2 litros datados de meados dos anos sessenta. Se Patrick e Uwe Kolb, na categoria Gentlemen, segurassem a ponta direita, a menos de 10 minutos da bandeira quadriculada, estavam sujeitos à lei de Andrew Jordan e Matthew Holme, melhor tripulação Gentlemen-Elite, que venceu na classificação Geral . Depois de suceder ao norte-americano Kyle Tilley ao volante do #60, o britânico Oliver Bryant subiu à 3.ª posição, batendo o alemão Jürgen Rudolph, 2.º na Gentlemen, na corda bamba.
Classic Endurance Racing – Mundial de Marcas
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-15.jpg)
Alinhamento real para a corrida CER1 em Spa, com batalha anunciada entre Lola T70, McLaren M6B, Ferrari 512 M, acima, e Ferrari 312 P pela vitória! Se Andrew Banks liderou os debates sobre a McLaren, o jovem holandês Olivier Hart regressou na sequência do carro britânico com o seu Lola T70 MkIII B, para finalmente assumir a liderança. Mantendo o volante para a segunda parte da corrida, Hart venceu à frente de Max Banks, que havia substituído seu irmão Andrew, e Armand Mille, em outro Lola T70. Retardados por um safety car, os protótipos da Ferrari só conseguiram completar o top 5, a Ferrari 512 M de Lukas Halusa e Alexander Ames cruzaram a bandeira quadriculada na frente da Ferrari 312 P de Remo Lips. Hat-trick (O hat-trick acontece quando o piloto garante a pole-position, faz a melhor volta e vence a prova.) para Ford GT40s em GT1 e vitória para Fred Wakeman e Mike Grant-Peterkin.
Classic Endurance Racing 2
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-18.jpg)
Disputada ao longo de 60 minutos com tempo finalmente agradável, mas com muito óleo na pista, a corrida do Classic Endurance Racing 2 foi extremamente incerta! Se Yves Scamama deu a impressão de dominar os debates, o TOJ SC304, acima, acabou encontrando grandes problemas de freio forçando o piloto a pisar forte! Junte-se à Historic Racing com Christophe Van Riet (Gipimotor) no Shelby Cobra 289 abaixo
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-5.jpg)
Abaixo a categoria GT1 e LMP1 dos anos 90 e 2000. Com tem-se no evento retrospectiva das 24 Horas de Le Mans com os famosos Audi R8, Bentley Speed 8 Peugeot 908 HDI, , Toyota GT-One, Alpine A460, Ferrari 333 SP, McLaren F1 GTR, Maserati MC12, Chrysler Viper GTS-R, Venturi, Saleen S7-R, Panoz Esperante
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-8.jpg)
Os carros da Heritage U2TC : Esta reúne carros do inicio do Campeonato Europeu de Turismo
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-19.jpg)
Esta reúne carros do inicio do Campeonato Europeu de Turismo. Eram carros de pequena cilindrada que enfrentavam com galhardia os grandes. Foram os: Alfa, BMW, Ford, Volkwagem, Mini…
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-9.jpg)
Abaixo destaque para a Ferrari 250 GT SWB Passo Corto
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-12.jpg)
Um Porsche 917 K
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-27.jpg)
Um Maserati MC12
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-11.jpg)
Um Porsche 956C
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-22.jpg)
Festival de Porsche 917 K e 908 LH
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-28.jpg)
Organização : Peter Auto ©Jean-Marie Biadatti – Photoclassicracing
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Spa-Classic-2024-Logo.png)
ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION! |
Dados: https://www.newsclassicracing.com/
Tradução e montagem Francis Castaings.
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.