Spa Classic 2024 – uma 12ª edição agitada, para dizer o mínimo! (Veículos Históricos de Competição)

Spa Classic 2024 – uma 12ª edição agitada, para dizer o mínimo! (Veículos Históricos de Competição)

Esperava-se que esta décima segunda edição registrasse um bom número de espectadores. Apesar do tempo ser imprevisível, para dizer o mínimo, quase 25.000 entusiastas vieram admirar cerca de 400 carros de corrida históricos competindo numa das pistas mais bonitas do mundo.

O show na Bélgica não aconteceu apenas na pista, mas também na vila onde mais de 1.300 carros de clubes estiveram em exposição. Num ambiente festivo, jovens e adultos puderam desfrutar das inúmeras atividades oferecidas.

Uma menção especial para a excepcional exposição do Porsche 917, que atraiu um grande número de visitantes. Modelos lendários como 917/10-002 Spyder can-am 1971

Um 917LH 1970-Chassis 041, 917K 1970-Chassis 021, 917 Spyder Intersery 1970-Chassis 033 e 917K 1970-Chassis 008 embelezaram o antigo passeio de carrinho de bate-bate L e entrou na pista para deleite dos entusiastas presentes.

Uma exposição excepcional da Porsche

Duas sessões de autógrafos, organizadas por Gérard Larrousse, Jürgen Barth, David Piper e Philippe Siffert, foram um grande sucesso. Essas lendas do automobilismo autografaram livros e objetos para fãs encantados em conhecer seus ídolos.

Da direita para a esquerda: Gérard Larrousse – David Piper – Jürgen Barth – Philippe Siffert

Novidade nesta edição e continuação dos primeiros testes em Le Mans Classic e Tour Auto, os pelotões Porsche 2.0L Cup e Classic Touring Challenge funcionaram com combustível sintético Aramco. Abaixo os Porsche 911

A Peter Auto pretende tornar este combustível, que reduz as emissões em 70 a 75%, obrigatório para todos os seus eventos num prazo de 4 a 5 anos, sublinhando assim o seu compromisso com a mobilidade sustentável. Abaixo um Aston Martin DB4

Este fim de semana, Spa-Francorchamps reabriu o grande livro de memórias ao receber o Spa-Classic. Para continuar a escrever a história do automobilismo, venha ao circuito Dijon-Prenois para o Grand Prix de l’Âge d’Or de 7 a 9 de junho!

Clima agitado

Na chuva Um Dome S101 motor Judd V10

Na neblina. Abaixo um Austin-Healey

À noite ! Abaixo um Ford Escort MKI

E num sol de domingo

Os carros da Heritage U2TC : Esta reúne carros do inicio do Campeonato Europeu de Turismo

RELATÓRIO DE CORRIDA

Copa 2.0L

Como manda a tradição, a luta foi travada entre os melhores pilotos da Taça 2.0L, reunindo cerca de trinta Porsche 911 de 2 litros datados de meados dos anos sessenta. Se Patrick e Uwe Kolb, na categoria Gentlemen, segurassem a ponta direita, a menos de 10 minutos da bandeira quadriculada, estavam sujeitos à lei de Andrew Jordan e Matthew Holme, melhor tripulação Gentlemen-Elite, que venceu na classificação Geral . Depois de suceder ao norte-americano Kyle Tilley ao volante do #60, o britânico Oliver Bryant subiu à 3.ª posição, batendo o alemão Jürgen Rudolph, 2.º na Gentlemen, na corda bamba.

Classic Endurance Racing – Mundial de Marcas

Alinhamento real para a corrida CER1 em Spa, com batalha anunciada entre Lola T70, McLaren M6B, Ferrari 512 M, acima, e Ferrari 312 P pela vitória! Se Andrew Banks liderou os debates sobre a McLaren, o jovem holandês Olivier Hart regressou na sequência do carro britânico com o seu Lola T70 MkIII B, para finalmente assumir a liderança. Mantendo o volante para a segunda parte da corrida, Hart venceu à frente de Max Banks, que havia substituído seu irmão Andrew, e Armand Mille, em outro Lola T70. Retardados por um safety car, os protótipos da Ferrari só conseguiram completar o top 5, a Ferrari 512 M de Lukas Halusa e Alexander Ames cruzaram a bandeira quadriculada na frente da Ferrari 312 P de Remo Lips. Hat-trick (O hat-trick acontece quando o piloto garante a pole-position, faz a melhor volta e vence a prova.) para Ford GT40s em GT1 e vitória para Fred Wakeman e Mike Grant-Peterkin.

Classic Endurance Racing 2

Disputada ao longo de 60 minutos com tempo finalmente agradável, mas com muito óleo na pista, a corrida do Classic Endurance Racing 2 foi extremamente incerta! Se Yves Scamama deu a impressão de dominar os debates, o TOJ SC304, acima, acabou encontrando grandes problemas de freio forçando o piloto a pisar forte! Junte-se à Historic Racing com Christophe Van Riet (Gipimotor) no Shelby Cobra 289 abaixo

Abaixo a categoria GT1 e LMP1 dos anos 90 e 2000. Com tem-se no evento retrospectiva das 24 Horas de Le Mans com os famosos Audi R8, Bentley Speed ​​8 Peugeot 908 HDI, , Toyota GT-One, Alpine A460, Ferrari 333 SP, McLaren F1 GTR, Maserati MC12, Chrysler Viper GTS-R, Venturi, Saleen S7-R, Panoz Esperante

Os carros da Heritage U2TC : Esta reúne carros do inicio do Campeonato Europeu de Turismo

Esta reúne carros do inicio do Campeonato Europeu de Turismo. Eram carros de pequena cilindrada que enfrentavam com galhardia os grandes. Foram os: Alfa, BMW, Ford, Volkwagem, Mini…


Abaixo destaque para a Ferrari 250 GT SWB Passo Corto

Um Porsche 917 K

Um Maserati MC12

Um Porsche 956C

Festival de Porsche 917 K e 908 LH


Organização : Peter Auto ©Jean-Marie Biadatti – Photoclassicracing


ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

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