Sport et Collection – 500 Ferraris contra o câncer – uma edição recorde!
A 30ª edição das “500 Ferraris Contra o Câncer” quebrou recordes de público, com mais de 40 mil visitantes vindo para passar um fim de semana inesquecível repleto de carros lendários e encontros memoráveis. Acima o Ferrari 126 C de René Arnoux
Organizado pela associação Sport et Collection no circuito Val de Vienne (Le Vigeant), de 30 de maio a 2 de junho de 2024, foi mais uma vez um grande sucesso popular com uma programação muito rica e variada novamente este ano. Abaixo um Ferrari 308 GT4
Mais de 1.300 competidores, metade deles da Ferrari, encantaram jovens e idosos… e algumas maravilhas como o 288 GTO / F40 / F50 / LaFerrari acompanhado do famoso Ícone – SP2/SP3, abaixo
Do lado da pista, o grid dos monopostos causou sensação com algumas pepitas de “Le Mans” com o grande “Pesca” em pessoa. Abaixo um Ferrari 375 GTB/4
E depois também a exposição da Peugeot, abaixo, marca em destaque este ano, e novamente o desfile dominical da Ferrari, sempre aguardado com ansiedade pelos espectadores. Apesar do tempo ruim, nublado, todos puderam desfrutar do Concours d’Elégance mas também dos espetáculos aéreos e do magnífico espetáculo de fogos de artifícios.
Sem esquecer o Rally Turístico onde cerca de 200 carros partem à descoberta de Vienne, Indre e Haute-Vienne.
Grandes Espetáculos
Abaixo na frente um Courage. A Courage Compétition foi uma equipe com sede em Le Mans, perto do circuito de Sarthe. Foi fundada por Yves Courage em 8 de outubro de 1981, um piloto francês que corria em corridas em subidas de montanha na década de 1970 e depois nas 24 Horas de Le Mans. Utilizou motores V10 Judd, V8, Peugeot turbocompressor baseado no 607 V6, Ford-Cosworth V8 DF… Pertence ao Grupo Oreca ((Organization Exploration Compétition Automobiles), também francês desde setembro de 2007.
Com efeito, vários artistas vieram expor as suas obras e foram organizados dois leilões durante o fim de semana.
Queremos prestar homenagem aos pilotos que assinaram as fotos vintage de Yves Ronga; Henri Pescarolo abaixo a bordo do Alpine Renault A220
Jürgen Barth e Christine Beckers, belga, presença feminina que pilotou bólidos velozes na década de 80, estiveram presentes e fizeram um trabalho incrível aumentando as apostas. Arnoux e Boutsen já haviam assinado as fotos, mas não estiveram presentes no leilão. Graças a eles foram angariados 2.000 euros.
Leilão de Fotos antigas/vintage de Yves Ronga
Estes grandes pilotos também estiveram em pista durante o fim de semana (René Arnoux ao volante de um Ferrari Challenge, Henri Pescarolo num Matra 650
E Jürgen Barth num Porsche 917
E participaram em sessões de autógrafos que foram um grande sucesso.
Grande sucesso para sessões de autógrafos
As lendas René Arnoux, Jürgen Barth, Christine Beckers, Henri Pescarolo acima e seu antigo capacete
Emmanuel Pirro
Mesmo que ainda seja cedo para dizer qual será o benefício para a Pesquisa contra o Câncer (no ano passado, o evento arrecadou 470 mil euros), uma grande gorjeta para Jean-Pierre Doury, presidente do Sport et Collection, e toda a sua equipe de voluntários. Emmanuel Pirro venceu as 24 Horas de Le Mans por três anos consecutivos (de 2000 a 2002). Abaixo um Inaltera LM Le Mans 1976 que oi pilotado em Le Mans por Christine Beckers
Recorde-se que já foram angariados mais de 6 milhões de euros desde o início…. e que o apoio público estará mais uma vez garantido nos próximos anos…. Abaixo um Alpine Renault A220
Com motor V8 a 90º com 2.986 cm³ e 280 cavalos
O Matra 630
Bonito em qualquer ângulo
Esperamos vê-los na próxima edição, de 29 de maio a 1º de junho de 2025
Abaixo os homens da velocidade no tempo em havia um volante, uma alavanca de marchas, três pedais, três instrumentos no pequeno e nenhuma informação informatizada.
Abaixo o alemão Jürgen Barth exibindo seu troféu. Ganhou as 24 Horas de Le Mans em 1977 num Porsche 936 , com Jacky Ickx e Hurley Haywood, e em 1980 ganhou os 1.000 Quilômetros de Nürburgring com Rolf Stommelen.
Abaixo o belga Thierry Marc Alain Boutsen que correu na Fórmula Um entre 1983 e 1983 disputando 163 corridas.. Hoje, Thierry vive em Monte Carlo, em Mônaco, onde dirige a Boutsen Aviation, uma representante comercial de aeronaves executivas
Um Ford GT40
Os filmes: https://youtu.be/UdoJtdt2ixQ e https://youtu.be/XE-GV_DqouI
Organização : Jean-Pierre Doury, Sport et Collection: Fotos : Yves Ronga
ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION! |
Dados: https://www.newsclassicracing.com/
Tradução e montagem Francis Castaings.
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.