Swimmingwagen e Kübelwagen

Swimmingwagen e Kübelwagen

Dois importantes veículos militares da Alemanha usaram mecânica Volkswagen

A empresa de Ferdinand Porsche fez a construção dos três primeiros protótipos do Volkswagen Käfer, o Fusca. Foram definidos os parâmetros para a concepção técnica do novo Volkswagen: arrefecimento a ar, motor e tração traseiros, e suspensão independente nas quatro rodas. Na dianteira, braços arrastados duplos com feixes de lâminas de torção como elemento elástico, enquanto na traseira eram semieixos oscilantes com barras de torção para o mesmo fim. A construção separada tradicional, chassi com a carroceria nele aparafusada, permitia vários tipos de carroceria, um pré-requisito para o projeto de uma versão militar aberta também. Assim nasceram no final da década de 30 o carro anfíbio Swimmingwagen e o Kübelwagen

Em 1939 o exército alemão invadia a Polônia e a antiga Checoslováquia. Começava já os primeiros conflitos para deflagrar a Segunda Grande Guerra Mundial. Apenas 200 modelos haviam sido produzidos do carro anfíbio derivado do Volkswagen Käfer, o Swimmingwagen. Nota-se o sistema de escapamento para enfrentar profundidades diversas.

Ao todo durante o conflito foram produzidos 14.265 exemplares entre 1942 e 1944 e 50.435 Kübelwagen entre 1940 e 1945. Não ficaram tão famosos quanto o Jeep, mas se destacaram pela originalidade, robustez e simplicidade de manutenção. Como o Volkswagen Käfer (nosso fusca) este também foi desenhado por Ferdinand Porsche. Usava o mesmo chassi/plataforma do Volkswagen Käfer.

E o alemão Swimmingwagen, carro anfíbio, com motor Volkswagen traseiro arrefecido a ar entrava em ação na neve, na lama e no deserto junto com o Volkswagen Kübelwagen (carro balde/banheira) . Sua hélice traseira basculava se entrasse na água. Sua velocidade máxima era de 80 km/h em terra, lama, estrada ou neve e 10 km/h na água.

Os militares adiaram a produção do Kdf-Wagen (veículo urbano popular) para se dedicar a produção dos utilitários Kübelwagen (abaixo) e do anfíbio Schwimmwagen. Como curiosidade, um dos protótipos do Kübelwagen estava disfarçado com a carroceira do Kdf-Wagen. Era um Fusca, ainda do projeto W30, com motor de 704 cm³ e depois 984 cm³. E era bem alto com pneus largos e de bom diâmetro. Suas medidas em entre-eixos de 2,00 metros, comprimento 3,82 metros, largura de 1,48, altura de 1,61 e pesava 910 quilos. Sua carroceria era em chapas de aço soldadas e algumas eram construídas por prisioneiros.

Os mesmos faziam soldas imperfeitas para aos poucos afundarem! Tinha diferencial autoblocante da marca ZF e tração nas quatro rodas agindo em primeira marcha ou em marcha ré. Alguns foram muito usados pelas forças alemães Afrika Korps e também na antiga Iugoslávia. A quantidade de instrumentos era grande e diversificada como pás, machados, sirenes…

A designação “Kübelwagen” ou “Kübelitzwagen” deve-se ao início do desenvolvimento de veículos militares comerciais. Para conseguir o menor peso possível, as portas foram dispensadas em alguns modelos. Eles foram substituídos por tecidos ou não tinham. Para evitar que os ocupantes caíssem do veículo durante a viagem, instalaram-se assentos de cofragem (estrutura em madeira ou metal) , o que proporcionou aos ocupantes uma melhor aderência. Esses assentos foram referidos como um assento balde (balde que em alemão significa Kübel) , por causa de sua forma nos veículos em que foram instalados. Abaixo um modelo com pneus extra balão, desenvolvidos pela empresa Continental, que tinha experiência em pneus semelhantes usados em aviões. Suas rodas tinham de aro 12 polegadas foram desenvolvidos pela empresa Kronprinz. Esta solução foi muito eficaz nas areias do deserto africano. Também tinha carroceria com “lagartas” na traseira para maior tração, em formato de tanque de pequenas dimensões, transporte para feridos com macas e até uma versão com “guias” para andar sobre trilhos de trem.

Swimmingwagen e o Kübelwagen junto com o Jeep foram um dos melhores veículos militares já construídos.


Abaixo modelos na fábrica da Porsche


Existem poucos sobreviventes hoje e são muito colecionáveis. Outro interessante é o Tempo C 1200 1936, veículo com dois motores um dianteiro e outro traseiro ciclo Otto dois tempos. Também alemão!


O descendente Typ 181 também com motor traseiro arrefecido a ar. (Conheça)


E o Iltis (Conheça)


A miniatura em escala 1/18 do Kübelwagen


Texto, fotos e montagem Francis Castaings.                                                        

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