Tenente Coronel Carlos Miranda, o eterno Vigilante Rodoviário, faria aniversário dia 29 de julho

Nos dias 27 e 28 de julho de 2013, o Memorial América Latina em São Paulo capital, recebeu dezenas de automóveis antigos, nacionais e importados com o objetivo louvável: Participar da festa de aniversário do eterno Vigilante Rodoviário, o Tenente Coronel Carlos Miranda que brilhou nas telas da TV na década de 60, ao lado do cão pastor Lobo, com seu Simca Chambord e sua moto Harley-Davidson. Aconteceu há doze anos e bons motivos para republicar não faltam!

Este grande homem brilhava nas exposições e encontro de carros antigos.

E foi ótimo o fim de semana frio em 2013!

Foi nosso grande herói da TV Brasileira

A emoção das pessoas ao reencontrá-lo era grande e a atenção dispensada, de noite ou de dia pelo vigilante sempre muito carinhosa. Veja o vídeo

Seu Simca Chambord

Nosso Super Herói! Que viva e lenda e a realidade. Parabéns Inspetor Carlos
Fotos registradas no evento em 27 e 28 de julho de 2013, o Memorial América Latina em São Paulo capital

Um belo local com um amplo pátio onde belos carros ficaram estacionados durante o sábado e o domingo. E neste encontro não poderiam faltar modelos Simca – Société Industrielle Mécanique et Carrosserie Automobile

Outro belo modelo Tufão.

Os carros da Willys
Um Renault Gordini 1967. Saiba mais.

Seu concorrente era o Aero-Willys

Outro modelo Aero. Leia mais sobre o sedã da Willys Overland
Os carros da Chrysler
Um Dodge Brothers 1933

Um Plymouth Belvedere conversível com motor V8 340 (5.571 cm³) ano 1958

Outro nacional que estava lá para defender as estradas…dos anos 70 e 80. Leia mais sobre os Dodge do Brasil

Os carros da Ford
Um Ford modelo A Phaeton ano 1928 Conheça

Ford V8 Flathead 1939 sedan Standard

Um Mercury Eight 1946

A divisão Lincoln e Mercury são os carros de luxo da Ford. Abaixo um modelo Mercury 1949/1951

Picape Ford F-Series V8 fabricada entre 1953 e 1956 Conheça as picapes Ford

Ford Mustang 1967 conversível Leia sobre

Um belo Ford Galaxie 500 nacional

Outro 1973 muito bonito. Leia mais sobre o grande Ford

Os carros da General Motors
Um Buick 1938 com motor oito cilindros em linha

O compacto Cadillac Fleetwood S60 V8 com 390 polegadas cúbicas ano 1959

Cadillac Eldorado 1974

Chevrolet Impala 1962 V8.A linha começou em 1958 e fez sucesso durante anos. Este “compacto” Havia também a tinha carroceria quatro portas, cupê, Station Wagon e a picape El Camino concorrente da picape Ranchero da Ford. Motores com seis cilindros em linha e vários V8. Um modelo SS é facilmente reconhecido por suas bandeiras quadriculadas tanto na grade quanto na lateral. Um dos motores era o V8 283 (4.637 cm³) com 185 ou opcional com 290 cavalos. Outro muito apreciado era o V8 348 (5,7 litros) e 315 cavalos. Os carros grandes da linha Chevrolet da General Motors que começaram 1959 e fizeram grande sucesso eram o Impala, Byscaine e Bel Air.

Opel Rekord Caravan 1969. A Opel alemã foi absorvida pelo Grupo General Motors em 1929 e em 2017 passou a fazer parte do Grupo PSA (Peugeot Citroën S.A.). Hoje pertence a Stellantis: A empresa registrada nos Países Baixos, o grupo reúne 14 marcas: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall.

Chevrolet Corvette Stingray 1973

Chevrolet Camaro 1974 Conheça

Chevrolet Camaro 1991 Z28 com motor 305

Um Chevrolet Opala 2500 1970

Ótimo Chevrolet Opala cupê 1981 Comodoro. Leia mais sobre o nosso grande Chevrolet.

Um Chevrolet Chevette da última geração. Saiba mais.

Fiat
Um Uno 1.5 R que foi o carro oficial do Grande Prêmio de Fórmula Um realizado em Interlagos em 1985.

Os carros da Volkswagen
Um VW 1300 bem distinto! Volante do lado direito.

Outro com bom gosto e acessórios de época Leia sobre o Fusca

Este Volkswagen TL era destinado ao publico jovem na época. Poucas unidade existem. Leia mais sobre a linha Variant, TL, VW sedã quatro portas

Os especiais do motor Volkswagen
Um dos motores mais versáteis do mundo foi o Volkswagen arrefecido à ar. Abaixo um Bianco personalizado. Leia mais sobre este belo esportivo.

E o esportivo nacional mais famoso: O Puma GT 1600

Leia mais sobre o felino brasileiro.
Um inglês de renome: O MG B. Este é uma edição limitada! Conheça

Um Emme, produzido pela empresa paulista Megastar, foi um protótipo nacional equipado com motor quatro cilindros Lotus com 2,2 litros e alimentando por um turbocompressor. Este modelo foi lançado em 1997 e seu motor era semelhante ao do Lotus Esprit.

Sua carroceria era fabricada com um material plástico injetado chamado veXtrim, processo patenteado pela empresa New Concept Aktiengesellshaft. A Lotus é de origem Inglesa. Infelizmente poucas unidades chegaram às ruas.

Aconteceu também

A Exposição de veículos clássicos, veículos especiais, modificados, Hots e Pick-ups estão aqui fotografados. Houve mostra de cinema com a apresentação dos filmes do Seriado, além de uma Palestra proferida por Carlos Miranda com o tema “Educação e Segurança no Transito”, fazendo uma comparação com a época do filme (anos 50 e 60) com os dias atuais. Foi convidado um conselheiro do DENATRAN para participar de uma reunião com a finalidade de discutir a normatização de Veículos modificados e Hots e, por esta razão, foram convidados colecionadores que possuem estes veículos ou interessados para participar da reunião ocorrida no sábado, dia 27 de julho, 16:00 horas, no Auditório do Memorial.
Um Hot Ford cupê 1934. A Ford americana começou a equipar seus carros com motor V8 em 1932. A famosa dupla de bandidos Bonnie e Clyde chegou a escrever uma carta ao presidente da empresa Henry Ford elogiando a performance do carro por conta da motorização.

Este Studebaker Commander é presença constante em encontros famosos no país. Pertence ao Senhor Ferretti, conhecido também como Ferretti Studebaker que além deste exemplar também possui automóveis e picapes da marca de South Bend, estado de Indiana, Estados Unidos. Este modelo abaixo está equipado como motor V6 da picape Ford Ranger.

A festa de Aniversário

A noite houve um super simpático e especial jantar de confraternização, no Bistrô restaurante do Memorial, em comemoração ao aniversario do ex-ator e Tenente Coronel Carlos Miranda. Estavam presentes grande número de familiares, os organizadores e convidados que participaram do evento. Acima o Vigilante e Ariel Gusmão que organizou o evento São Paulo Fashion Car. Foi muito bom!
Com dois dos nove netos cantado Parabéns.

E cortando o bolo

Nota: O ex-ator Carlos Miranda, que interpretava o personagem Vigilante Rodoviário, passou em concurso público e tornou-se um policial rodoviário federal. Por este motivo seu nome está no Livro dos Recordes (Guinness Book) como o único ator que atuou como e depois se tornou um policial. Bravo!

Mais de doze anos depois agradeço mais uma vez o convite de Ariel Gusmão e do Tenente Coronel Carlos Miranda! Muito obrigado pela honraria.

E é ótimo rever o seriado, escutar e cantar a música.

Vigilante Rodoviário – Autor Branco Mello

De noite ou de dia, firme no volante, vai pela rodovia, bravo Vigilante! Guardando toda estrada, forte e confiante é o nosso camarada, bravo Vigilante! O seu olhar amigo, é um farol que avisa do perigo, audaz e temerário, para agir a todo instante, da estrada é o Vigilante… Vigilante Rodoviário! Veja um ótimo seriado

O grande ator Carlos Miranda, que interpretou o inspetor Carlos no seriado brasileiro “O Vigilante Rodoviário”. Atualmente mora no interior de São Paulo, em Águas da Prata, município fronteiriço com a mineira Poços de Caldas.
Paulistano do bairro da Mooca, onde nasceu no dia 29 de julho de 1933, teve tanto sucesso na televisão, entre 1962 e 1967, que acabou abraçando a carreira de patrulheiro, tornando-se integrante da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo, por onde se aposentou. Mas é presença marcante em eventos de carros antigos em todo o Brasil.
“O Vigilante Rodoviário” teve 38 episódios, de aproximadamente 20 minutos cada, exibidos originalmente pela extinta Rede Tupi de Televisão, reprisado nos anos 70 pela Globo e em 2009 pelo Canal Brasil.
O fiel companheiro do inspetor Carlos no combate aos bandidos era Lobo, um pastor alemão que acabou ganhando muito apreço por parte dos telespectadores.
O inspetor Carlos era visto em duas viaturas pelas estradas paulistanas, sobretudo na Via Anhanguera, onde foram gravados a maioria dos episódios: um Simca Chambord modelo 1960 e uma potente motocicleta de origem americana Harley-Davidson.
Impossível esquecer o Lobo

Infelizmente Carlos Miranda faleceu em 17 de fevereiro de 2025, São João da Boa Vista, São Paulo

Um grande brasileiro

Foto abaixo de 2008 no BRAZIL CLASSICS RENAULT SHOW 2008 – ENCONTRO NACIONAL DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS

Sempre amável com todos

“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”

Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.