Tratores, Trateur, Tractor, trattore…Os veículos dos agricultores

Tratores, Trateur, Tractor, trattore…Os veículos dos agricultores

No Século XVIII, por volta de 1750, e bem antes, a agricultura utilizava ferramentas rudimentares, fabricadas de forma artesanal em madeira e ferro. O trabalho braçal era doloroso para aqueles que precisavam plantar e alimentar os seus e várias famílias. O trabalho no campo era praticamente a principal atividade de vários países, principalmente aqueles com menos recursos.

O crescimento da população exigiu maior demanda de alimentos, o que pressionou o campo a aumentar sua capacidade produtiva. Foi preciso desenvolver ferramentas mais modernas, entre elas, o trator, para que produção tivesse capacidade de fornecer alimentos em quantidade suficiente.

Na modernização das lavouras, hortas, etc., o uso de novos recursos melhorou muito com a aplicação da mecanização nos processos produtivos em pequenas e grandes áreas de cultivo.

A força animal, carroças tracionadas por cavalos e/ou bois por exemplo, foi sendo substituída pelos tratores com motores a vapor, diesel, gasolina…

Na maioria dianteiros, com quatro ou seis cilindros. Os pneus mais estreitos ficavam na dianteira melhorando a dirigibilidade e atrás de maior diâmetro e com biscoitos/blocos para melhorar a tração

As máquinas com rodas, antes de metal, estão presentes todos os processos envolvidos na agricultura, como no preparo inicial do solo, adubação, plantio e colheita.

O setor de máquinas agrícolas teve uma evolução importante em tecnologia que mudaram o cotidiano dos produtores rurais para realizarem suas atividades.

Cada vez mais o agricultor, os fazendeiros de grandes ou em pequenas propriedades utilizam máquinas estáticas e tratores de diversos tipos. Abaixo um modelo do Doctor Porsche.

Dados técnicos de tratores do século XX mostrados neste artigo. Abaixo um Citroën 1946 com tração nas quatro rodas

Cilindros: 4,6 e houve um modelo brasileiro CBT com motor Dodge V8 318 movido a etanol e um Kelmet americano também V8. A cilindrada varia de 3,0 e 5,0 litros. A potência varia entre 50 e 90 cavalos. A taxa de compressão dos motores diesel pode chegar a 22:1. A maior parte arrefecido a água, mas também há alguns arrefecidos a ar. Marcas como Agrale, Deutz, Magirus, ect. Quanto ao painel tratômetro ou horímetro é responsável por indicar as horas trabalhadas de um trator, a peça ajuda a totalizar o tempo médio de operação do veículo. Há ainda o conta-giros, pressão de óleo e temperatura do motor.

O peso de um trator pode variar entre 500 a 1.500 quilos dependendo do tipo. Tratores muito grandes até 8.700 quilos. Um trator agrícola utilitário padrão, com potência entre 52 e 75 cavalos, pesa em média 2.388 quilos. Já um trator pequeno, empregado em atividades agrícolas menores ou jardinagem, varia de 500 a 2.000 quilos de peso. Abaixo outro Porsche Traktor Diesel. Será restaurado numa escola famosa francesa.

Até a década de 30, os tratores usavam rodas de aço com calços, eram reforçadas com placas e pregos para aumentar a tração e para melhor aderência. Observe abaixo nas rodas traseiras as lâminas para melhorar a tração

Ou estas com “dentes”

Depois os pneus de borracha, na maior parte das vezes de maior diâmetro atrás. Variam entre 16 e 34 polegadas. O dianteiro entre 14 e 16 polegadas. Tinha que ter boa tração na terra, lama, gelo… Em 1938, a empresa Continental começou a desenvolver pneus mais adequados.

O trator tinha mais estabilidade, mais conforto para o tratorista principalmente na circulação por estradas pavimentadas após saírem das propriedades rurais. A velocidade máxima varia entre 18 e 50 km/h.

As capotas, cabines, se fizeram necessárias, seja de lona ou chapa de aço, também em regiões com alto índice pluviométrico e para amenizar o frio. Os bancos em metal, couro e plástico duro passavam a ser mais anatômicos e confortáveis. Nos mais modernos, as fechadas com vidros, tem ar condicionado ou aquecimento.

Volante com assistência hidráulica era bem vindo a partir dos anos 40/50. As alavancas para “cambiar” e outros recursos estavam mais confortáveis. Abaixo um Mercedes-Benz

Uma colheitadeira pode chegar a 13,2 metros de comprimento, 5,10 metros de altura e pesar mais de 24 toneladas. O cano a direita recolhe os grãos e os descarrega no reboque.

A colheitadeira em detalhes

Um moderna

A carreta ou reboque

A carreta ou reboque agrícola é um veículo geralmente sem motor que circula acoplado a um veículo trator. As carretas agrícolas são usadas para transportar colheitas, maquinaria e outros insumos agrícolas. Pode ter um eixo ou dois. Pode carregar desde 1.000 quilos até 15 toneladas. Transporta a colheita, insumos, maquinário, ferramentas, etc.


Alguns muito famosos

Ferruccio Lamborghini nasceu em 1916 e já adulto era um mecânico. Aos trinta anos transformava veículos militares usados na Segunda Grande Guerra em maquinas agrícolas. E lançou sua própria marca de tratores em 1949. Na década de 60 já tinha uma grande fortuna, pois fabricava equipamentos de aquecimento de imóveis e também ar condicionado. Foi quando comprou seu carro esporte por uma bela quantia, mas não estava satisfeito e foi se queixar com o dono da empresa. Este sugeriu a Ferruccio que construisse seus próprios carros! E tinha meios para isso! Observe que com ou sem assistência hidráulica, os volantes tem diâmetros maiores.

A colheita era rudimentar na produção de trigo, verduras, hortaliças… O processo era feito de forma manual, necessitando do trabalho de muitas pessoas para colher pequenas ou grandes áreas. Na procura por maior produtividade, em 1780 foram inventadas as primeiras máquinas de colheita de grãos, simultaneamente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.

Deutz AG (anteriormente Klöckner-Humboldt-Deutz AG – KHD até 1997), é um fabricante alemão histórico e pioneiro de motores de combustão interna. A empresa foi fundada em 1872 pelos inventores do motor quatro tempos Nikolaus Otto e Gottlieb Daimler em Deutz (Colônia).

Um McCormick Tractors International. Em 1902 foi fundada a empresa americana International Harvester. Abaixo um modelo 1947 que foi projetado para ser conduzido por mulheres. Observe que a barra de direção é longa a assim torna a direção/volante mais leve.

Abaixo ECO, Entreprise de Construction de l’Ouest ano 1951, motor Aster com dois cilindros em linha e caixa Rochert-Schneider. As marchas ainda não eram sincronizadas. A caixa de marcha há três ou quatro opções que são identificadas como primeira, segunda, terceira ou quarta marcha. Alguns tratores possuem caixa com até seis marchas. Nos grupos há dois, três ou até quatro, normalmente identificados pelas letras: A, B, C, D. E até três alavancas. A normal e a reduzida. Além das marchas da caixa há ainda para elevação da pá carregadeira caso haja e também de outros elementos atrás

Abaixo marcas e épocas variadas

Acima a abaixo o inglês Field Marshall Series 3A ano 1952

Abaixo noutro ângulo um ECO

A cultura do algodão, originária da África e do Oriente Médio, sofreu grande influência da mecanização. No final do século XVII, o americano Eli Whitney desenvolveu a máquina de descaroçar algodão, que foi um grande marco na época, contribuindo para o desenvolvimento desta cultura nos Estados Unidos. Abaixo na travessia de inverno em Paris, França

Os tratores nas ruas num desfile que acontece realizado no verão e no inverno pelo Club Vincennes en Anciennes

Muito interessantes. Abaixo um Trator Fordson Super Dexta 1962/1964 inglês

Um Massey Fergusson

Outro

E o o famoso Deutz

A dificuldade de trabalhar o solo nas regiões de pradaria dos Estados Unidos foi grande com os equipamentos primitivos da época, em 1837 John Deere desenvolveu um arado feito de aço forjado liso, extremamente mais resistente ao desgaste do que os materiais utilizados na confecção dos equipamentos da época.

Em 1913, iniciou-se a produção de tratores em série. antes era realizada de forma artesanal. Pouco tempo depois, em 1925, a Ford representava 70% do mercado de tratores, aplicando à linha de produção de tratores os mesmos princípios utilizados na produção de automóveis – simplicidade de projeto, baixo custo e facilidade de manutenção

Abaixo um Volvo

Em 1926 Harry Fergusons patenteou na Inglaterra o controle hidráulico de “três pontos”, melhorando o desempenho do conjunto trator-implemento e proporcionando ao conjunto maior facilidade de realizar manobras. O sistema hidráulico de três pontos é utilizado para mover, organizar e montar grandes peças de materiais pesados. É um tipo de engate amplamente utilizado para prender arados e outros implementos a um trator agrícola ou industrial.

São muitos nos desfiles

E caracterizados

Algumas das marcas mais famosas do século XX e XXI: Massey ferguson, John Deere, Fendt, Claas, Case IH, New Holland, Kubota, New Holland, Fendt, Renault, Somua, Claas, Fiat, Massey Ferguson, Case IH, Valtra, Deutz-Fahr, Kubota, Same, Mc Cormick, Landini…Outro detalhe: Os para lamas largos evitam que o tratorista seja atingido por algo indesejado


O Museu no Brasil em Orlândia, SP


Em Escala 1/43. Lindos!

Todos muito bonitos

Pertencem a um colecionador do interior de Minas Gerais. Obrigado André Valle


Carros, peruas, picapes, jipes, caminhões que ajudam na fazenda

O Jeep foi e é um companheiro do trator em qualquer lugar do mundo

General Purpose – GP ou Jeep: Na Paz e na Guerra muito eficaz

Idem para a Rural

Um belo caminhão Citroën Type 55 (1953-1967)

Um Peugeot 403 picape

O Land Rover

O Studebaker Lark

Chevrolet Bel Air

Uma picape Chevrolet nacional


Veja mais:

Picapes americanas e brasileiras

Peruas da Europa de da América do sul


Texto, fotos Retroauto, fotos de divulgação do site. Montagem Francis Castaings                                                                                       

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