50 anos para o Grande Prêmio Oldtimer (Veículos Históricos de Competição)

50 anos para o Grande Prêmio Oldtimer (Veículos Históricos de Competição)

O Oldtimer Grand Prix, tradicional encontro em plenas férias de verão no circuito de Nürburgring (apelidado de Inferno Verde no passado) , na Alemanha, celebrou este ano os seus cinquenta anos de existência. Note-se que o AvD (Automobilclub von Deutschland) reduziu a sua presença e já não é o patrocinador principal do evento como foi o caso durante muitos anos. Para esta edição, a Mercedes Arena voltou a servir como espaço dedicado aos clubes da marca, mas também para parte do paddock, sendo que o número de carros em pista foi por volta dos 500 carros, face aos 360 do ano passado.

É preciso encontrar um local para recebê-los, o paddock também recebe seus patrocinadores e lojas de produtos automotivos.

A organizadora anunciou 50 mil visitantes para esta edição de 2023, o equivalente ao público antes da pandemia. As arquibancadas na área da reta dos boxes estavam realmente muito cheias. Em termos meteorológicos, embora a sexta-feira tenha sido muito ensolarada, tenha chovido na manhã de sábado e o resto do encontro tenha sido geralmente cinzento, os telhados das bancadas cobertas foram sem dúvida muito apreciados pelos espectadores. Doze conjuntos estavam em exibição cobrindo todos os períodos desde o período pré-guerra.

Se podemos lamentar a ausência de grid’s do Masters Inglês que estiveram presentes nas edições anteriores, podemos saudar a presença da HGPCA (Historic Grand Prix Cars Association). Na verdade, é sempre um prazer encontrar estes carros de Fórmula 1 reunindo dois períodos: motor dianteiro (Pré 61) com 19 carros e motor traseiro (Pré 66) com 18 carros. Acima Maserati (300S, A6GCS). Abaixo Ferrari F1, “nariz de tubarão/156 Sharknose  e a branca 290 MM

É um prazer ver Maserati 250F na pista – estavam 4 presentes – ou Ferrari Dino, mas também carros mais raros como Scarabs ou mesmo o raro e belo Kurtis 500C de Gerain Owen de 1954.

Outro campo bem abastecido e variado é o dos protótipos GT de dois lugares e pré-61 (Zweisitzige Rennwagen und GT bis 1960/61). 44 carros em pista incluindo algumas joias como o raro Ferrari 246P, uma reconstrução perfeita de Jason Wright, Maseratis (300S, A6 GCS).Também, dois esplêndidos Mercedes 300SL, abaixo, da HK Engineering, o famoso Aston Martin DP214 ou mesmo um Alpine A210.

Um pequeno protótipo do Elva Mk7 (abaixo) venceu a corrida de uma hora na noite de sábado e um ágil e rápido Ginetta G4R na tarde de domingo.

A Alemanha obriga que dois grid’s sejam dedicadas às corridas de carros de turismo, as dos anos 80/90 do famoso DTM (Deutsche Tourenwagen Masters/ Deutsche Tourenwagen Meisterschaft (DTM), ou Campeonato Alemão de Carros de Turismo foi um campeonato de carros de turismo entre 1984 e 1996. Com 52 carros em pista, incluindo uma infinidade de BMW’s de todos os tipos, entre os quais os menos comuns Ford Sierra RS 500 (abaixo) e Mercedes 190 Evo 1 e 2.

Mais antigos, os 45 carros DRM dos anos 70 com, claro, os monstruosos carros do Grupo 5. 3 impressionantes Ford Capri Zakspeed Grupo 5 estavam lá.

Incluindo o muito conhecido de Peter Mücke nas cores Würth que vencerá a corrida 1 na frente do não menos monstruoso De Tomaso Pantera Grupo 5 (Abaixo)de Ralf Kelleners. Os resultados foram revertidos durante a segunda corrida

Se alguns dos grid’s podem ter parecido um pouco heterogêneos, também houve um grid de Can-Am (Canadian-American Challenge Cup ) onde pode-se ver ao centro um McLaren M8 C/D na foto de apresentação. Também houve pegas extraordinários onde onde estavam presentes Porsche 911 de várias gerações abaixo. Na foto notem um Opel Rekord D da geração de nosso Opala

Ou irrelevantes como o Ferrari Challenge Deuschland cuja presença pode ser explicada pelo fato quer fosse um dos patrocinadores do encontro, os outros grid’s foram um banquete para os olhos e ouvidos dos espectadores com grandes batalhas em pista tanto em mono postos como em carros fechados, como estes duelos com os numerosos Alfa Romeo Gt AMs do HTGT Gt’ Veículos Históricos de Turismo e Competição. Abaixo um Aston Martin DP214 da mesma safra do Aston DB4 Zagato

Foi observada a boa ideia de fazer uma largada no estilo Le Mans para o grid Vintage pré-guerra no final da tarde de sábado, diante de arquibancadas lotadas, quando o sol finalmente voltou.

Além disso, os organizadores prepararam uma homenagem especial para o participante mais fiel do evento – Uli Sauer – que participou de todas as edições do Oldtimer GP desde a sua criação em 1973 com seu BMW 328 (conheça a linhagem) do pré-guerra.

O Nürburgring e a organização dedicaram-lhe uma árvore na Rolf-Stommelen-Straße, a estrada de ligação entre os paddocks históricos e os do Grande Prêmio.

Onde as árvores prestam homenagem a pessoas com uma ligação muito especial ao circuito de Nürburgring (Nürburgring é um autódromo na cidade de Nürburg, próximo de Colônia e de Frankfurt-am-Main, na Alemanha).


Texto e ©Fotos: Jean-Marie Biadatti – NewsClassicRacing / PhotoClassicRacing.com


Um Triumph TR4 com um caminhão BedFord para transporte de carros de competição

Um Fiat 600 Abarth de competição

Uma bela festa de Veículos Históricos de Competição


ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

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