6 Horas de Navarra, Maio 2024): O Chevron B16 da equipe Atlantic Racing vence a primeira rodada da temporada VHC – Veículos Históricos de Competição – Endurance
No final de uma disputada corrida de 6 horas nas diferentes categorias, o Chevron B16 Bi-Rotor, já autor da pole position nas mãos de Romain Belleteste e Christophe Gadais (Atlantic Racing), venceu por pouco na frente do. Chevron B16 de Matthieu Chateaux/Pascal Gerbout (Chateaux Sport Auto).
O Circuito de Navarra, acima, é uma pista perto de Los Arcos, região de Navarra, no norte de Espanha. A pista terá um perímetro de 3,93 quilômetros.
Às 15h30 de domingo, após seis horas de competição e com a corrida terminando atrás do safety car (carro madrina), a bandeira quadriculada foi baixada primeiro na passagem do Chevron B16 Bi-Rotor, abaixo, pilotado pela dupla Romain Belleteste/Christophe Gadais (Atlantic Racing). que venceu a primeira rodada da temporada VHC Endurance organizada pela V de V Sports. Vinte segundos depois, esta mesma bandeira saudou o segundo lugar da Chevron de Matthieu Chateaux/Pascal Gerbout (Chateaux Sport Auto). Esta pequena diferença entre as duas Chevrons ilustrou até que ponto a corrida entre elas se revelou muito acirrada, com constantes mudanças de líder ao longo das passagens dos pilotos, neutralizações de corrida e penalizações.
No final, o Atlantic Racing Chevron Bi-Rotor pilotado por Christophe Gadais assumiu o controle da corrida pela última vez a 39 voltas do final e venceu após um total de 172 voltas completadas e os dois melhores tempos de corrida a seu crédito. Colocado em regime de safety car, o final da corrida não permitiu à Chevron de Matthieu Chateaux/Pascal Gerbout (Chateaux Sport Auto) defender as suas posições até ao final…
Quinto no grid de largada, o Porsche 911 3.0 RS do Team BERSI de Damien Kohler/José Da Rocha ocupou o 3.º lugar na classificação geral, posição que a equipe ocupou durante a grande maioria do tempo de corrida, e venceu a classificação scratch GT.
Foi seguido na classificação geral, bem como na classificação GT scratch pelo Porsche 964 da equipe Net’Cuv Racing confiada a Mickaël Desmaele/Grégory Lecaude/Ulric Amado e pelo Shelby Cobra Daytona de Olivier Muytjens/Brice Pineau ( Hyracing) que completou a competição com o tanque vazio empurrado até a linha de chegada por seu piloto Olivier Muytjens. Para que conste, recordemos que o seu companheiro de equipe Brice Pineau iniciou a corrida e por isso realizou a sua primeira passagem ao volante do Porche 911 3.0 RS da equipe Hyracing antes de realizar a segunda passagem consecutiva, desta vez em comandando o Shelby Cobra Daytona.
Sexto na classificação geral e líder da classificação Saloon Car, o BMW 323i confiado a Eric Wassermann/Olivier Huez venceu na sua categoria à frente do BMW 635 Super Production de Jean-Marie Belleteste/Pierre Aviron-Violet/José Oliveira (Atlantic Corrida).
Chevron B16 Bi-Rotor (Romain Belleteste/ Christophe Gadais)(Atlantic Racing)
Chevron B16 (Matthieu Chateaux/Pascal Gerbout (Chateaux Sport Auto)
Porsche 911 3.0 RS (Damien Kohler/José Da Rocha)(Team Bersi)
Menção especial para a equipe dirigida por Alain Cudini, antigo campeão francês de Touring Car com também treze participações nas 24 Horas de Le Mans, incluindo o Porsche 944 S2 , abaixo, conduzido por Arnold e Christian Noret/Jacques Colibet conseguiu o 7º lugar na hierarquia geral e venceu a classe 944 à frente da Turbo Cup e do Turbo da equipe CAS Racing respectivamente confiada a Dimitri e Boris Bouic e a Benjamin e Maeva Moussion. Classificado em 8º lugar na classificação geral, o Porsche 964 de Pierre Le Flem/Bruno Vieren/Marc Chatellier também terminou em 2º lugar na classe 964.
Outro Porsche, o 911 3.0 SC do GT Classic pilotado por Philippe Baert/Stéphane Moreau terminou em 9º lugar na classificação geral e 2º lugar na classe GTS 3 à frente do 911 3.0 RS, abaixo, de Jean-Paul Petit/Jacques Roucolle/Brice Pineau (Hyracing ).
Completando o Top 10 da hierarquia geral, o BMW M3 E30 (conheça a linhagem), abaixo, de Guy Burnichon/Romain Rocher (Wassermann Racing) venceu na classe Touring à frente do BMW 635 CSI de Paul Chateaux/Axel De Ferran (Chateaux Sport Auto) e do Ford Mustang de Stéphane e Baptiste Guyot-Sionnest/Kilian Noël dentro da equipe WKMR.
E do Ford Mustang de Stéphane e Baptiste Guyot-Sionnest/Kilian Noël dentro da equipe WKMR.
Qualificado na 3ª posição, o Elva MK8 de Marc Alloend-Bessand/Yann Le Calvez (WKMR) infelizmente teve de abandonar após a 110ª volta devido a quebra da transmissão embora tenha subido para o 5º lugar na corrida.
Outra desistência, a do TVR Tuscan Challenge da GBF Racing confiada a Christophe Laberty/Sébastien Mathieu devido a uma falha de motor na 5ª volta depois de ter alcançado a 2ª posição desde a largada. Outro TVR, o Griffith 200 da Equipe V de V de Eric Van de Vyver/Patrick Brossard, abaixo, foi vítima de uma junta homocinética defeituosa na 32ª volta. Por fim, o Porsche 911 3.0 RS da Le Duigou Racing de Philippe Burel/Victor Fernandes/Rudy Burot foi forçado a parar na 127ª volta devido a quebra na caixa de marcha.
Shelby Cobra Daytona (Olivier Muytjens/Brice Pineau)(Hyracing)
BMW M3 E30 (Guy Burnichon/Romain Rocher) (Wassermann Racing)/ Porsche 944 (Arnold et Christian Noret/Jacques Colibet)(Cudini Racing. Abaixo o TVR Griffith 200 da equipe V de V Sport
Próxima e segunda etapa será a 6 horas da temporada VHC Endurance, que acontecerá no famoso e histórico circuito Paul Ricard nos dias 5 e 6 de julho.
Crédito Fotos: Tchaul31 Photographies https://tchaul.wixsite.com/tch31 – Crédito Fotos: V de V Sports
Os Patrocinadores
MERCI BEAUCOUP AU ESPACE PRESSE V de V Sports POUR LES BELLES PHOTOS ICI.
Montagem e tradução Francis Castaings.
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.