Ford Mustang II Ghia. Nascido em 1974.Há 50 anos

Ford Mustang II Ghia. Nascido em 1974.Há 50 anos

Se o primeiro modelo de 1964 usou o chassi do Ford Falcon, este usava o do compacto Ford Pinto. Foi desenhado pelo Carrozzeria Ghia italiano, que tinha em seu catálogo o Karmann-Ghia, o Maserati Ghibli, Chrysler Turbine, Renault Floride e Caravelle,o De Tomaso Pantera, o De Tomaso Mangusta, o americano Stutz Blackhawk… Estava bem menor. Media 4,44 metros de comprimento, 1,78 de largura, 1,27 de altura, entre-eixo de 1,44 e pesava até 225 quilos a menos que a versão anterior. Seu peso era de 1.359 quilos. 

A crise do petróleo deflagrada em 1973 obrigou as indústrias de automóveis em todo mundo a reduzir o consumo de seus carros e consequentemente a potência, peso… este modelo novo tinha carroceria cupê Hardtop , Hacthback, outra idêntica com três portas e uma interessante que tinha as capotas sobre os assentos removíveis (T-top roof) como o Chevrolet Corvette de terceira geração. A moda Targa( Targa é um tipo diferente de conversível, que tem parte do teto (geralmente rígido) removível, deixando à mostra uma estrutura traseira, a roll bar, que funciona como barra contra capotamentos.) lançado na linha Porsche 911 também agradava aos americanos.

Esta era exclusiva para o Mustang King Cobra. Os motores disponíveis eram o 2,3 OHC com quatro cilindros que aqui passou a equipar também nosso Ford Maverick, um seis cilindros em “V” oriundo do Ford Capri europeu com 105 cavalos e os mais potentes que usavam motor V8 com 4.947 cm³ e 134 cavalos.

Havia outro V8 com 5.769 cm³ e 143 cavalos. A versão Cobra II e King Cobra 6.0 lançadas em 1987 eram muito potentes. Fazia de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e sua velocidade máxima era de 213 km/h. Agradou!

A versão Hatchback havia ótimo acesso ao porta-malas graças ao imenso vidro traseiro que fazia parte da tampa. Não havia versão conversível. Com o motor 302 Windsor fazia de 0 a 100 km/h em 11 segundos, cobria o quarto de milha em 17,9 segundos chegando a 77 milhas por hora ( 127 km/h) e sua final era de 175 km/h. Tinha cambio manual de quatro marchas ou automático com três.

Para compensar o baixo desempenho, a Ford anunciava que havia criado um carro de médio porte de luxo para quem estava em busca do prazer de dirigir. Entre os opcionais havia teto solar, forração em veludo, apliques em madeira, relógio digital e rádio AM/FM estéreo. Todos os modelos apresentados neste já com os para-choques imensos.Seu objetivo era absorver pequenos impactos sem deformar e também mais seguro para pedestres em caso de impactos! Naqueles que não eram de chapas.

No ano seguinte a Ford apresentava as versões Stallion Hactback e o Cobra II. O Stallion tinha algumas modificações estéticas, enquanto o Cobra II era um hatch  com grandes defletores traseiro e dianteiro, máscara no lugar dos vidros laterais, capô com entrada de ar, faixas duplas em toda carroceria e uma serpente no lugar do emblema do cavalo. No interior, apliques metálicos no painel buscavam um aspecto esportivo.

Cerca de 1.100.000 unidades foram produzidas em cinco anos de carreira. No primeiro ano foram 385.993 unidades e no último 192.400.

A variedade de opcionais continuava. Podia podia receber itens como pacote Rallye (diferencial autoblocante, suspensão calibrada, escapamento especial , rodas e pneus de alta performance, volante revestido em couro, ar-condicionado, direção assistida, teto revestido em vinil, alarme antifurto e caixa automática. Foi outra façanha de Lido Anthony,Lee Iacocca


Nas telas da TV

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Cinema%20e%20TV%20site%202020%20Panteras.jpg

No seriado As panteras (Charlie’s Angels), que foi ao ar de 1976 a 1981, com três lindas mulheres, Kelly, Jill e Sabrina, (respectivamente Jaclyn Smith, Farrah Fawcett e Kate Jackson) usavam carros Ford.

Um deles era o Ford Pinto e o outro um Mustang II  branco com faixas azuis, fastback, modelo Cobra, ano 1975.


Texto, fotos Retroauto e montagem Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site