CAF – Clube de Amigos Fusqueiros e convidados – Maio 2025

CAF – Clube de Amigos Fusqueiros e convidados – Maio 2025

O CAF é um clube de amigos, que têm uma paixão em comum por Fuscas e Aircooleds, carros da marca Volkswagen arrefecidos a ar. Comandado com competência por Cláudio Costa, o encontro foi no Mirante Vista Real – Avenida José Maria Alkimin, 86, Bairro Belvedere, Belo Horizonte, Minas Gerais no quarto domingo do mês. Acima um belo Karmann-Ghia

Foi fundado em 2014, por um grupo de amigos que apreciavam as saídas noturnas com seus Fuscas, o CAF evoluiu de reuniões casuais para um clube vibrante com mais de 300 membros. Eles tem apoio da Concessionária Recreio Volkswagen

A recepção


Os carros

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília… Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.

Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela

Fez e ainda faz história

Todos em ótimo estado Leia sobre a história do Fusca

Conheça também os Fuscas fabricados em outros países

O Primeiro Volkswagen no Brasil foi a Kombi

Aclamada pelo público

Sua evolução Conheça as que foram fabricadas lá fora

O primeiro esportivo da marca na Alemanha e no Brasil foi o Karmann-Ghia

Na década de 70 chegava o modelo TC

No final da década de 60 a linha Typ 3

Que fez grande sucesso Conheça

Em 1973 chegava o Volkswagen Brasília

Em 1980 o Volkswagen Gol

Que gerou uma grande família Conheça

A segunda fase

E o Passat fez a revolução na linha

A segunda geração do Gol

E um visitante na capota

Os Derivados

Um Gurgel X15 muito raro

E seu dono feliz

Outro. Na porta a pá para abrir novos caminhos. Conheça o maior sucesso de João Augusto do Amaral Gurgel

Um estreante Gazelle

A réplica Porsche 550

Concordo!

As celebridades da mesma família

Um Porsche 911 Turbo

E a família mais moderna Conheça a linha 911


O Savoir Faire Mineiro

Um Fiat Fabbrica Italiana Automobili Torino

Um Fiat Uno Turbo

Um Fiat 147 Fiorino

O Fiat Uno. Primeiro veio o Uno com motores 1.000 cm³, 1.250, 1.4 Turbo, 1.5 e 1.6 R. Foi lançado na Europa em 1983. No Brasil no ano seguinte. Terminou sua produção em 2013 com o modelo Grazie Mille. Depois veio o sedã Prêmio duas e quatro portas como motores 1.300 e 1500 cm³. Após a perua Elba, também com duas e quatro portas e a picape Fiorino e suas variações furgão

Os Fiat. Saía de cena o Tipo e o Tempra e entravam a linha Brava e Marea bem mais modernos, bonitos e com estilo muito distinto. Os Fiat Brava e Marea foram apresentados nas versões sedã e perua de quatro portas (Marea) e Brava (hatch) quatro portas e seguiram carreira até 2007. Por aqui, nacional ou não já havia o Chevrolet Vectra, Ford Mondeo, Honda Civic, Peugeot 406, Renault Laguna, Toyota Corolla e Volkswagen Bora.Se a concorrência lá era muito forte, aqui também tinha com que se preocupar. Os motores eram com quatro cilindros 1,6, 1,9, estes com dezesseis válvulas, mas o mais interessante era o cinco cilindros em linha com 2,0 litros com potência, 20 válvulas e na versão turbo chegava a 182 cavalos e colocava muito carro para comer poeira, brita, cascalho, etc. O único problema de todos é que sua manutenção não era seguida como se devia. Como em todos os carros de fábricas honestas o manual estava lá, mas seguir as orientações é outra coisa! A versão HLX e Turbo ofereciam airbags frontais, laterais e ABS como opcionais. Era mais uma pioneirismo no mercado nacional nestes itens. E suas linhas não apresentam rugas até hoje!

Continuando na Itália um Alfa Romeo 147

E um belo Alfa Romeo Duetto que ficou famoso no mundo pelo filme A Primeira Noite de um Homem

Com as duas belas: Anne Bancroft e Katharine Ross.


Os Chevrolet do Brasil

O primeiro seis cilindros da GM, num automóvel, foi no Chevrolet Opala 3800 sedã

E depois veio o 4100. Saiba mais sobre o Opala e a Caravan

Um grande sucesso da GM

É um Chevette ou Opel Kadett?

E o Chevrolet Corvette da terceira geração ou C3


Os Chrysler que estavam lá

Um Dodge Charger Road and Track

E um Challenger americano


Sem as pessoas não há encontro

Um casal de amigos com a cadela Pandora

O Organizador

Pai e filho

Estes no Fusca

Dois que estão sempre nos encontros de antigos

O comércio

Elisa Midoro e sua ajudante que dão um Show no trabalho


Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes

As fotos com a marca Retroauto são gravadas com um software que permite a identificação. A detecção é fácil!

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site