Lendas de Le Mans: Jaguar C-Type vencedor da prova 24 Horas de Le Mans em 1951 e 1953.

Lendas de Le Mans: Jaguar C-Type vencedor da prova 24 Horas de Le Mans em 1951 e 1953.

Na década de 50, o mais esportivo dos carros britânicos fazia muito sucesso, tanto nas ruas e estradas, quanto nas pistas. Na famosa corrida francesa, as 24 Horas de Le Mans, a equipe inglesa Jaguar venceu em 1951, com o modelo XK-120 C (Competição) derivado do esportivo XK-120, mais conhecido como C-Type . Seu motor tinha 3.432 cm³, seis cilindros em linha e duplo comando de válvulas. Dois anos depois, em 1953, voltou a ganhar com Tony Rolt e Duncan Hamilton e Stirling Moss ,que competiu muito pela marca de Conventry, e Peter Walker ficaram em segundo .Em 1951 foi a primeira vitória da Jaguar em Le Mans com Peter Walker e Peter Whitehead. E também as 12 Horas de Reims na França cobrindo 369 quilômetros em 29 de junho de 1952

Este esportivo tinha dois lugares, como mandava o regulamento da época, tinha 3,98 metros de comprimento, largura de 1,62 metros, altura de 0,978 e entre-eixos de 2,438. Pesava 941 quilos. Sua carroceria era de alumínio e foi projetada por por Malcolm Sayer que era um matemático com sólidos conhecimentos em aeronáutica. Era uma evolução do Jaguar Xk120 C (Competição) e por isso recebeu a denominação Tipo C que antecedeu o vitorioso Tipo D também projetado por Malcolm Sayer. Chegavam a fazer 170 km/h de média em circuitos rápidos.

Seu motor dianteiro, longitudinal com seis cilindros em linha, tinha duplo comando de válvulas, dois carburadores SU que debitavam a potência de 180 a 200 cavalos conforme as relações de marcha, 3.432 cm³ e seu torque máximo era de 5.750 rpm. Sua caixa tinha quatro marchas e sua tração era traseira. Tinha válvulas mais largas, comandos especiais e volante do motor mais leve. Seus concorrentes em Le Mans eram os Ferrari italianos, os Talbot franceses e os Cunningham americanos. O desenvolvimento do motor contou com a ajuda de Harry Weslake um especialista em cabeçotes.

Tinha quatro canos de descarga, dois de cada lado, abaixo das pequenas portas laterais. Seus pneus na medida 6.50 x 16 eram finos, com rodas raiadas marca Rudge de cubo rápido, adequados para a época e o carro se comportava bem nas curvas. Detalhe interessante: O carro tinha que ter pneu estepe.

Nas retas era um trovão!. Na primeira vitória em Le Mans obteve uma média de 169,345 km/h percorrendo o circuito de 13.626 metros em 4 minutos, 46 segundos e 8 milésimos. Atingia os 231 km/h de máxima e os primeiros 400 metros em 15 segundos enquanto os rivais não passavam de 220 km/h.

Seu painel tinha o essencial. Velocímetro graduado a 140 milhas por hora ( 231 km/h), conta-giros a 6.000 rpm com zona vermelha começando a 5.500 rpm. Ainda, marcador nível de combustível, temperatura do óleo, amperímetro e temperatura do motor. O enorme volante tinha o logo “Jag” ao centro e dois pequenos para-brisas para aliviar o vento no capacete do piloto e do co-piloto, que, acompanhava, em provas de estradas tipo Targa-Florio, na Itália.

Seus freios em a tambor, mas em 1953 já tinha freios a disco desenvolvidos pela Dunlop e pela Giriling. O chassi era composto por um conjunto de tubos leves e robustos destinados a acomodar o conjunto do motor, caixa de câmbio e eixo. A transmissão estava ligada a braços ligados a barras de torção colocadas transversalmente. Abaixo a lateral agressiva com os canos de descarga e a pratica e simples abertura das dobradiças das portas. Venceu também

Sua suspensão era independente na frente com triângulos superpostos, barras de torção e amortecedores hidráulicos telescópicos. Atrás tinha eixo rígido suspenso por dois braços arrastados, barra de torção transversal e amortecedores hidráulicos telescópicos. Tinha direção da marca Alford por pinhão e cremalheira. Apenas 53 exemplares foram produzido, pois o modelo D Type já estava em desenvolvimento.

Em agosto de 2015, em um leilão americano, atingiu a bagatela de 13,2 milhões de dólares.

A grande família com destaque para o C-Type. Todos com históricos de competição. nº17, o D-Type E-Type, dois MK II e um XK-120 que antecedeu o C-Type nas pistas.

Os carros das fotos com o logo Retroauto tratam-se de modelos Jaguar C-Type da empresa do arquiteto Rodolfo Iriarte na Argentina com mecânica e suspensão do sedã XJ6. A foto principal do Jaguar C-Type na frente do caminhão Commer truck transporter da Ecurie Ecosse (Escuderia Escócia) é de um exemplar restaurado verdadeiro que estava no Salão Rétromobile 2024

São recriações muito fiéis. A Jaguar Classic Works, baseada em Coventry, Inglaterra, fez oito réplicas, em 2021, para celebrar os 70 anos da vitória em Le Mans. Veja o filme


Texto, Fotos e montagem Francis Castaings. Demais fotos de divulgação e do Salão Rétromobile e publicadas no site

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