A 16ª Travessia de Paris em veículos antigos superou as expectativas do público! (Veículos Históricos)
Na memória da Travessia de Paris, esta é a 16ª edição foi excepcional, atingindo números recordes: 843 veículos com mais de 30 anos: 660 automóveis, 121 veículos de duas rodas, 44 tratores, 10 bicicletas, 7 ônibus e 1 porta-tanque (Berliet). Acima um Citroën C4 Táxi de 1929.
A estes números surpreendentes somam-se 90 passageiros nos ônibus e milhares de espectadores em Vincennes, na rota de Paris e no terraço do Observatório de Meudon. (Meudon é uma bairro na região administrativa da Ilha de França, Paris, no departamento de Altos do Rio Sena, na periferia sudoeste de Paris A capital parecia uma máquina do tempo com veículos de todas as épocas.
Um encontro popular
Organizado pelo Clube Vincennes en Anciennes, este evento que acontece duas vezes por ano (início de janeiro e final de julho) é uma grande celebração que destaca o patrimônio automobilístico. Mostra-o em ação, o que não é tão frequente, pelas ruas da capital; um festival que combina modelos do pré-guerra, do pós-guerra, dos anos sessenta e setenta para chegar aos jovens (“jovens velhos”), ou seja, mais de uma centena de marcas de todos os veículos juntas. Vincennes também é um bairro de Paris. Acima um Peugeot 203 e um Citroën Type C 5 HP
Para os automóveis, o mais antigo desta Travessia foi um De Dion Bouton Torpedo de 1913, saído diretamente do seu museu* e para as motos, um BSA de 1917. Acima um trator Fordson Super Dexta 1965 e um Citroën 2CV
Museu Dion Bouton – Oficina Gaston Garino em Puteaux (Bairro de Paris)
Os tratores chegaram em grande número, em grande parte mobilizados por uma associação normanda “As Velhas Mecânicas do Rio Sena”. As equipes em trajes de época percorreram orgulhosamente as ruas da capital para mostrar aos parisienses e aos residentes da Ile-de-France a riqueza do patrimônio agrícola. Abaixo um trator alemão da marca Fendt modelo Dieselross
Havia também carros de marcas desaparecidas: Amilcar CC (1921) e G (1927), La Licorne HO2 Torpedo (1929), Hotchkiss 411 Cabourg (1933) e Anjou (1956), Riley Adelphi Special (1934), Trabant 601 (1987), um esportivo inglês Bricklin SV1 (1974) e SV 2 (1975). Abaixo um Citroën Type C 5 cupê
Os carros mais representados foram os Citroën’s com carros que vão de 1924 a 1988.
O patrimônio do transporte urbano esteve, este ano, em grande destaque com o AMTUIR e os seus ônibus Renault e Somua Panhard OP5 (dos anos 1930 aos anos 1980), o ASPRO, o ASTUR com os ônibus Renault dos anos 1980 e um colecionador particular de Bélgica com um SETRA S205 H de 1984. Abaixo um Fiat 600 Multipla
A partir das 7h30, a agitação se espalhou pela praça sul do Château de Vincennes com a chegada dos carros. Às 8h, com roteiro em mãos e placa de rali colocada, as primeiras equipes partiram. O tema da Travessia foi “As praças de Paris”. Se Paris tem cerca de 500, foram os lugares Félix Eboué, da Bastilha, Praça Concorde, da Igreja Madeleine, de l’Étoile, Victor Hugo, Wagram, de Clichy, Jean Monnet e alguns outros que foram escolhidos para o percurso. Abaixo um Peugeot 404 cupê e um sedã. A direita um Ford Mustang 1969.
Para completar todo o percurso foi necessário reservar entre 3 e 4 horas, a oportunidade de admirar os monumentos emblemáticos da capital. Abaixo um Triumph TR3
“Aplausos de fim para esta “16ª Traversée de Paris” de verão que acolheu cerca de 900 veículos. Esta é a primeira vez que a Traversée de Paris fica “cheia”. Os veículos movimentaram-se em torno de vinte praças parisienses durante sua passagem. É uma mistura de bom humor, alegria de estar juntos e compartilhar veículos antigos. O entusiasmo do público é muito forte. Um sucesso que devemos também aos voluntários do nosso Clube que investiram muito do seu tempo na preparação para esta travessia de verão. » alegra-se Patrick Gomez, vice-presidente de Vincennes en Anciennes. Acima o piquenique. Abaixo um Renault 16 sendo credenciado
Após a viagem parisiense, todos os participantes reuniram-se num ambiente rural no terraço do Observatório de Meudon para um piquenique tradicional. Abaixo belos italianos destaque para o Fiat 124 Spider vermelho
Com vários hectares, este espaço, aberto a todos, permitiu a exposição dos veículos da travessia. Foi uma oportunidade para admirar melhor os veículos, conversar com os proprietários e conhecer o impressionante acampamento militar com veículos da Segunda Guerra Mundial montado pela UNIVEM (União de Veículos Militares que reúne jipes, tanques, caminhões…). Abaixo um Citroën U23 (1953-1969)
Um acampamento com objetivo educativo porque os representantes desta associação deram explicações sobre os veículos e a sua função durante a Segunda Guerra Mundial. Abaixo senhoras felizes.
Uma orquestra conduziu alguns participantes em danças rítmicas ao som de melodias Jazzísticas. Abaixo um Triumph Spitifire
Próxima reunião: Domingo, 14 de janeiro de 2024, para a 24ª Travessia de Inverno de Paris. Organização – Vincennes en Anciennes – Fotos: VEA
O Filme
ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION! |
Dados: https://www.newsclassicracing.com/
Tradução e montagem Francis Castaings.
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.