As 6 Horas de Paul Ricard (20 e 21 de junho). Prontos para a ação

As 6 Horas de Paul Ricard (20 e 21 de junho). Prontos para a ação

Fãs de corridas de endurance reservadas para Veículos Históricos de Competição se encontrarão neste fim de semana no circuito de Le Castellet para competir nas 6 Horas de Paul Ricard.

Cerca de vinte equipes são esperadas neste evento, que será a preparação final para o 2º Tours d’Horloge, o ponto alto da V temporada da V Sports, programada para 31 de outubro e 1º e 2 de novembro no lendário circuito provençal, palco do Grande Prêmio da França de Fórmula 1 há apenas três anos.

Entre os competidores está o aguardado trio Didier e Julien Gruau/Armand Mille, pilotando o Chevron B16 preparado pela Equipe Europe após a primeira vitória de Armand Mille nas 6 Horas de Magny-Cours. A corrida de protótipos britânica retornou à pista com o BMW 323i da Wassermann Racing, pilotado por Eric Wassermann/Charles Veillard, que terminou em segundo na etapa de Nièvre.

Em terceiro lugar no pódio da abertura da temporada, a equipe Franck Thybaud/Patrick Brossard/Sébastien Chardonnet estará em ação, desta vez pilotando um Jaguar E-Type preparado pela AB Sport Auto. Sébastien Chardonnet é neto do famoso importador da Lancia, entre outras marcas, na França, e fundador da equipe Chardonnet Compétition nas décadas de 1970 e 1980, que permitiu a Bernard Darniche vencer o Tour de Corse em 1979 e 1981. Sébastien Chardonnet começou sua carreira no circuito antes de preferir o rali, onde conquistou inúmeras vitórias em classes e um título mundial do WRC-3.

Logo após o pódio em Magny-Cours, a dupla Philippe Baert/Stéphane Moreau/Sébastien Morales, no Porsche 911 3.0 SC inscrito pela GT Classic, esteve ansioso para se vingar. O mesmo vale para o Garage Delarche Caterham Super Seven, para o quarteto Vincent Delarche/Laurent Trichet/Thierry Lortal/Nicolas Grue, que, em sua primeira participação em uma corrida de endurance VHC na região de Nièvre em abril passado, demonstrou a competitividade e a confiabilidade de uma máquina com preço bastante acessível, também inscrita no 2 Tours d’Horloge. Também entre os Porsches estão o AM25 944 Turbo para Philippe Achard/Philippe e Edouard Martin, o CAS Racing 944 S2, abaixo, para Dimitri e Boris Bouic/Anthony Bellina, e o Moderne Racing Team 964 para Fabio Spirgi/Guido Gri/Mikael Lambotte. Ou o 944 S2 de Arnold Noret/Jacques Colibet/Philippe Vigneron preparado pela Cudini Racing Team que também inscreveu um Jaguar Type E para Jean-Paul Petit/Jacques Roucolle/Xavier Cazabon.

Outro favorito é a dupla vencedora do VHC Endurance Challenge de 2024, composta por Damien Kohler e José Da Rocha, pilotando seu Porsche 911 3.0 RS preparado pela Equipe Bersi. Assim como a equipe Pascalou Racing pronta para a batalha com a presença de dois Porsches: um 930 Turbo para Pascal Duhamel/Sébastien Crubile e um 2.8 RSR para Philippe Duhamel/Sylvie Duhamel/Cathy Briffa.

PILOTOS FAMOSOS!

Uma prova da grande diversidade do grid de largada das 6 Horas de Paul Ricard: outros carros britânicos estiveram no grid de largada. Assim como o JPS Racing Lotus Elan 26 R, que foi pilotado por três pilotos de renome internacional:

Um ex-piloto profissional de esportes múltiplos (F3000, IndyCar, Touring Car, Endurance, Dakar, etc.), Philippe Gache foi acompanhado pelo piloto de rali monegasco Jean-Pierre Richelmi, que se destacou nas estradas do Campeonato Mundial de Rali e do Campeonato Francês de Rali de Cascalho, onde conquistou três títulos do campeonato francês, e seu filho Stéphane Richelmi (campeão LMP2 no Campeonato Mundial de Endurance em 2016 e vencedor LMP2 nas 24 Horas de Le Mans no mesmo ano, vice-campeão LMP2 no WEC em 2018 e 2019 e campeão LMP2 na Asian Le Mans Series em 2017-2018).

Marcas italianas e americanas não foram esquecidas, com um Alfa Romeo 1750 GTAM, abaixo, preparado pela Team Giglio Racing para Paul e Maurizio Giglio e o Ford Mustang da equipe WKMR para Stéphane e Baptiste Guyot-Sionnest/Georges Rocchietta.

Vários modelos dos bons tempos da década de 70

Finalmente, entre os Protótipos Esportivos, devemos mencionar um raro Elva MK8 inscrito pela Classic Garage para Yann Le Calvez/Marc Alloend-Bessand, um Lola T492 preparado pela TDACOUSTIC pilotado pela dupla Eric Baumard/Thierry Mathez, bem como o Tiga SC 82 da Esprit Compétition para Eric Di Trento.

O programa 6 Horas de Paul Ricard inclui uma sessão de treinos livres de 70 minutos na sexta-feira, 20 de junho, das 10h15 às 11h25, e uma sessão de qualificação de uma hora na sexta-feira, 20 de junho, das 15h. Das 14h às 16h, e a corrida no sábado, 21 de junho, com largada às 14h25. As 6 Horas de Paul Ricard serão realizadas como parte de um encontro que também incluiu o Campeonato Espanhol de F4 e a Eurocopa-3.

Mais dois na competição : Porsche 944 e chevron B36


O Calendário


Créditos das fotos: Tchaul31, Philippe Rejer, Jean-Marie Biadatti

Os PatrocinadoresLes Partenaires


ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

MERCI BEAUCOUP AU ESPACE PRESSE V de V Sports POUR LES BELLES PHOTOS ICI.


Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes

Montagem, edição e tradução Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site