Automóveis Antigos Nacionais

  • Chevrolet Caravan: Uma perua que marcou época no Brasil
    No exterior chamada de Station Wagon nos Estados Unidos, Estate ou Sportbrake na Inglaterra, Perua ou camionete no Brasil, Carrinha em Portugal, Break na França, Caravan ou Touring na Alemanha para várias marcas, Giardinnetta na Itália… e infelizmente neste século existem poucos fabricantes que ainda fazem o modelo familiar. Um pouco do Opala: Nosso mais ….
  • Dodge Dart cupê. Cinquenta anos em 2021
    O Intermediário Chrysler vindo da América A Chrysler americana, eterna terceira colocada nos Estados Unidos, atrás das grandes Ford e GM, chegou um pouco tarde no Brasil, quase na década de 70. O processo começou na Europa comprando a Simca na França e a Sunbeam e a Hillman na Inglaterra. Estes eram os maiores produtores ….
  • O Carcará – Em 1966, o Carcará bateu o recorde brasileiro de velocidade!
    Em de 29 de junho de 1966, na antiga BR-2 Rio-Santos (atual Avenida das Américas, Rio de Janeiro, Barra da Tijuca), um carro baixo, carenado, na cor branca, estava prestes a alcançar uma grande façanha! Seu nome era Carcará. Trata-se de uma espécie de ave de rapina da família dos falconídeos. Pode medir até 60 ….
  • Fúria Domável
    Toni Bianco foi o criador do não menos famoso Bino, que usava motor Renault de 1,4 litro na década de 60. Este protótipo foi pilotado por grandes nomes do nosso automobilismo e venceu várias provas de relevância. Realmente revolucionário e um dos mais famosos carros de corrida nacional. Encomendado pela Fúria Auto Esporte, equipe paulistana ….
  • O Porsche Nacional
    O Karmann-Ghia TC (Touring Cupê) foi lançado no final de em 1970, como modelo 1971, tinha clara inspiração no Porsche 911 (Saiba Mais) . Mas infelizmente não tinha uma motorização forte como o esportivo alemão. Foi Responsável pelo projeto Wilhelm Schwebe e Alberto Stasiukybas que fizeram modificações no projeto inicial. O alemão Schwebe que participou ….