CIRCUIT PAUL RICARD – 31 de outubro a 3 de novembro de 2025 – Corrida Duas Voltas no Relógio

CIRCUIT PAUL RICARD – 31 de outubro a 3 de novembro de 2025 – Corrida Duas Voltas no Relógio

Vitória para ARMAND MILLE/MAXIME GUENAT/YVES SCEMAMA/ERWIN FRANCE da Equipe Europa com um CHEVRON B21

O último fim de semana, o circuito Paul Ricard sediou a prova 2 Voltas do Relógio, a única corrida do mundo reservada para Veículos Históricos de Corrida, disputada continuamente por 24 horas.

Em sua 33ª edição, o evento confirmou o entusiasmo que gera entre as equipes francesas e internacionais, bem como o número cada vez maior de espectadores. Abaixo o campeão Chevron B21

A única corrida de 24 horas dedicada exclusivamente a veículos de corrida históricos. FORAM 24 HORAS DE CORRIDA SEM PARAR!

A largada estilo Le Mans, as 15:00 horas com o piso molhado.

Com a duração idêntica as 24 Horas de Le Mans, a única competição de 24 horas sem paradas do mundo reservada para Veículos de Corrida Históricos, foi aberta a carros GT/Touring (até 1990), Sport-Protótipos (até 1976) e Sports 2000 (até 1986), sem pneus slick permitidos. As equipes podem ser compostas por 2, 3 ou 4 pilotos.

Abaixo o segundo colocado. O Chevron B19

Com a duração idêntica as 24 Horas de Le Mans, a única competição de 24 horas sem paradas, única do mundo reservada para Veículos de Corrida Históricos, foi aberta a carros GT/Touring (até 1990), Sport-Protótipos (até 1976) e Sports 2000 (até 1986), sem pneus slick permitidos. As equipes podem ser compostas por 2, 3 ou 4 pilotos.

O domínio demonstrado pela categoria Sport Prototype durante a qualificação, com sete carros ocupando as sete primeiras posições no grid de largada, apontava que o Chevron B19 da equipe Côtes du Rhône Racing Team, o B21 da Equipe Europe, o B16 Bi-Rotor da Atlantic Racing

O KMW Porsche SP30 da Mansfeld, abaixo, o Crosslé 9S-Zetec da Atelier 43, o Chevron B16 da Chateaux Sport Auto e outro B16 da Equipe Europe manteriam sua vantagem na corrida.

No entanto, esses Sport Prototypes se mostraram muito menos ágeis e rápidos em pista molhada e foram rapidamente ultrapassados ​​e deixados para trás pelos Porsche 964 que os aguardavam. Pelos do Team Bersi de Damien Kohler/José da Rocha/Jean-Jacques Renaut e 2B Autosport do trio Vandewoestyne e Michel Mitieus, depois do Lionspeed GP de José Garcia/Patrick Kolb/Patric Niederhauser/Andreas Bakkerud.

Foi somente na terceira hora da corrida que o Chevron B19 (Côtes du Rhône Racing Team) (François Rivaz/Frank Stippler/Alexander Furiani) retornou às três primeiras posições, seguido pelo B21 (Equipe Europe) (Maxime Guénat/Armand Mille/Yves Scemama/Erwin France) e pelo Crosslé 9S-Zetec (Atelier 43) (Christian Vaglio-Giors/Gislain Genecand/Xavier Michel). O B21 da Equipe Europe logo assumiu a liderança, mas sofreu um problema no motor de partida e caiu para a 7ª posição, seis voltas atrás dos líderes, entregando a liderança ao B19, que largou na pole position. O Crosslé 9S-Zetec da Atelier 43, prejudicado por um problema na caixa de câmbio, também perdeu terreno.

Ao volante do Chevron líder, a equipe mostrou-se muito competitiva durante toda a noite. Isso se deveu, em particular, ao piloto alemão Frank Stippler, ex-piloto de fábrica da Audi Sport (3 vitórias nas 24 Horas de Nürburgring e 1 vitória nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, pilotando o Audi R8 LMS). Devido à chegada de neblina, a corrida foi interrompida por mais de uma hora. Em seguida, foi novamente interrompida pouco antes das 8h da manhã, por 2 horas e 50 minutos.

A corrida foi reiniciada às 10h45, com o safety car na pista, para uma largada oficial às 10h50. Restavam quatro horas e dez minutos de competição. O Chevron B19 da equipe Côtes du Rhône Racing, pilotado por François Rivaz, Frank Stippler e Alexander Furiani, continua na liderança da corrida, à frente do KMW Porsche SP30 da equipe belga Mansfeld, pilotado por Serge Libens, Marc de Siebenthal, Henrique Gemperle e Jean André Collard, e do Chevron B21 de Maxime Guénat, Armand Mille, Yves Scemama e Erwin France.

O trio de protótipos esportivos lidera, portanto, a prova, seguido pelo trio de Porsche 964 das equipes Lionspeed GP, 2B Autosport e Salewsky. Abaixo o lendário Ford GT40 seguido por um Porsche 911

A 21 minutos do fim, o piloto alemão assumiu a segunda posição, ficando a menos de uma volta do líder. Apesar da sua excelente recuperação, o antigo piloto da Audi Sport terminou a prova 1 minuto e 10 segundos atrás do Chevron B21 da Equipe Europe, que venceu as 24 Horas de Le Mans após completar 406 voltas com os pilotos Maxime Guénat, Yves Scemama, Erwin France e Armand Mille, que também garantiram a vitória geral no V de V 2025 VHC Endurance Challenge. Abaixo colaboradores e participantes

Em seguida, vieram os Porsche 964 da Lionspeed GP (1º lugar na categoria), pilotados por José Garcia/Patrick Kolb/Patric Niederhauser/Andreas Bakkerud (piloto norueguês, tricampeão europeu de Rallycross e vice-campeão mundial de Rallycross), o carro da 2B Autosport, com Karl, Hugues, César Vandewoestyne e Michel Mitieus, e, por fim, a equipe Salewski, com Maxwell Pozler/Marcus Menden/Nick Salewski/Edgar Salewski.

Vencendo a categoria GTS 3, o Porsche 911 3.0 GT Classic, pilotado por Philippe Baert/Stéphane Moreau/Sébastien Morales,abaixo, teve um desempenho impecável e terminou em 9º lugar na classificação geral.

Uma atuação magnífica do Caterham Super Seven preparado pela Garage Delarche para Vincent Delarche/Laurent Trichet/Thierry Lortal/Nicolas Grue, que venceu a categoria de carros de turismo e terminou em 13º na classificação geral, demonstrando a competitividade e a confiabilidade de um carro com preço bastante acessível.

O insubstituível TVR Griffith 200 de Eric Van de Vyver, criador do evento, juntamente com Guillaume Maillard, Patrick Brossard e Pierre-Olivier Calendini, infelizmente não completou a corrida deste ano. Após sofrer uma colisão na primeira parte da prova, não conseguiu retornar à largada após a segunda interrupção. Abaixo um Ford Mustang

Na categoria TC3, a vitória ficou com o BMW 325i da Sorg Rennsport, pilotado por Dirk Bierbaum, Werner Gloyna, Bernhard Wagner e Stefan Beyer, que terminaram em 18º lugar na classificação geral em sua primeira participação.

Também digno de nota foi o impressionante desempenho do Alpine A310 V6, pilotado por Jean-Charles Rédélé e suas filhas Eve, Laure e Victoire, respectivamente filho e netas de Jean Rédélé, fundador da marca. Eles venceram a categoria GT3 e também terminaram em 19º lugar na classificação geral.

Os vencedores da categoria H-TC, Jean-Pierre Gagick, em parceria com Jean-François Coget, Sylvain Tegoni e Matteo Boulet, sofreram um incidente ao volante do Ford Mustang GT 350 preparado pela Atelier Mustang, quando o capô do carro capotou na reta Mistral, quebrando o para-brisa. Entre os dois 911 outro Alpine A310

Ao retornar aos boxes, a missão do mecânico era encontrar um para-brisa de substituição. Ele deveu sua salvação à equipe Arnage, que inscreveu um Mustang na série ASAVE (ASSOCIATION SPORTIVE AUTOMOBILE DES VÉHICULES D’ÉPOQUE), Associação Esportiva Automobilística de Veículos de Época) e, em um gesto de solidariedade, removeu seu para-brisa para que pudesse ser instalado no Mustang do apresentador da Auto Moto, permitindo assim que a equipe retornasse à corrida e terminasse as 24 Horas de Le Mans na 20ª posição. Também digno de nota foi o desempenho da equipe Giglio Racing (Paul Giglio/Maurizio Giglio/Denis Cartelle/Alain Verdenelli), que trocou o motor de seu Alfa Romeo 1750 GTAM durante a corrida, na esperança de poder continuar, mas sem sucesso. Abaixo um Lola T70

2 GRIDS DA ASAVE, O TROFÉU LOTUS E VÁRIOS CLUBES

O sábado começou com a primeira corrida do Troféu Lotus, que viu Florent Cazalot conquistar a vitória. Em seguida, o grid da ASAVE Racing 76 entrou na pista para sua primeira corrida do fim de semana, demonstrando o domínio de Yvan Mahé ao volante do BMW 3.0 CSL da Equipe Europe. Na ASAVE Racing 65, Maxime Guénat, que garantiu a pole position e venceu a Corrida 1 no dia anterior, repetiu seu sucesso, dominando a prova.

A segunda corrida do Troféu Lotus apresentou uma disputa acirrada na frente, vencida por Dominique Vuilliez. Finalmente, a última corrida da ASAVE Racing 76 resultou em mais uma vitória para Yvan Mahé ao volante de seu BMW 3.0 CSL.

Clubes de carros clássicos e esportivos estiveram mais uma vez em destaque este ano e puderam participar de um grande desfile de clubes e colecionadores no famoso circuito Paul Ricard no final da manhã de sábado.

Abaixo um Chevron B8

E um Chevron B16

Abaixo um Jaguar Lightweight E-type

Um festa de 24 horas sobre rodas

Momentos no boxe



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ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

MERCI BEAUCOUP AU ESPACE PRESSE V de V Sports POUR LES BELLES PHOTOS ICI.


Crédito das fotos: Tchaul31 Fotografias – Fotografo Oficial V de V Sports 2023

Montagem, edição e tradução Francis Castaings.

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