Club Vincennes en Anciennes – Dezembro 2025. Especial BMW, Paris, França

Club Vincennes en Anciennes – Dezembro 2025. Especial BMW, Paris, França

Bayerische Motoren Werke, Fábrica de Motores da Baviera, conhecida como BMW é uma empresa alemã, fabricante de motocicletas e automóveis de luxo, sediada na Baviera, Alemanha. A BMW desenvolve, fabrica e comercializa seus automóveis sob as marcas BMW, Mini e Rolls-Royce, e as motocicletas sob a marca BMW Motorrad.

É o maior clube de veículos antigos multimarcas da França com 1.100 sócios, 3.000 veículos e 80 marcas diferentes.

O castelo de Vincennes (Château de Vincennes) é um palácio fortificado, sendo o mais importante Castelo Forte Real francês. O site https://www.vincennesenanciennes.com/ Fazem parte da Federação Francesa de Veículos de Época (FFVE) e do  VEA

E lá, a cada primeiro domingo do mês, se reúne o maior clube de carros antigos multimarcas da França.

É o Vincennes en Anciennes que também faz grandes passeios pelos principais pontos da capital no inverno e no verão chegando a reunir na Travessia de Paris, que está 16ª edição, 843 veículos com mais de 30 anos: 660 automóveis, 121 veículos de duas rodas, 44 tratores, 10 bicicletas, 7 ônibus…

Este evento teve o apoio da apoio do VeA (Veículos Europeus Antigos)

Onde: Na região metropolitana de Paris. Pode-se ir de metrô, carro, ônibus, bicicleta, a pé…

Pode-se ir de metrô, carro, ônibus, bicicleta, a pé…

Reúne principalmente carros de origem europeia e americanos – https://www.vincennesenanciennes.com/

Abaixo o cartaz da Travessia de inverno em Paris que será em 25 janeiro de 2026. Inscrições: 26e Traversée de Paris Hivernale: Um passeio pelas ruas de Paris apreciando uma parte do patrimônio da capital, em veículos antigos

A recepção

Um percurso único de cerca de trinta quilômetros foi proposto, com uma passagem pelo Bois de Vincennes, na margem esquerda, do Bois de Boulogne, que é um grande parque público situado no 16º arrondissement (Bairro) de Paris A chuva matinal não desanima os entusiastas.

Sous le soleil ou la pluie nous roulons/ Rain or shine we drive them /Sub sole aut pluvia ducemus ea. Na chuva ou no sol nós rodamos!


A maioria dos modelos eram da série E21, E30, E36… chegando .Abaixo um modelo Baur E21. A Baur foi fundada em 1910

Baur é uma construtora de carrocerias em Stuttgart, Alemanha, que constrói BMWs conversíveis desde a década de 1930. Atualmente são as carrocerias e montagens da IVM Automotive, integrante do Edscha Group. Eles tem uma excelente reputação de qualidade e fazem trabalhos de protótipo para muitos fabricantes como Porsche, Audi e Ford. A família Baur recebeu a patente para o desenho de uma capota dobrável para automóveis de luxo na época em que a BMW estava construindo o primeiro carro.

Após o grande sucesso da série “02”, em 1975 veio a geração E21 abaixo, nascia a série 3, apenas na versão cupê e foi produzida até 1983 na versão duas portas e conversível. Também fizeram sucesso

Outro mais bem equipado. Esta série foi de 1975 à 1983. Os modelos com seis cilindros em linha chegavam poucos meses depois e a identificação eram os quatro faróis dianteiros.

Os modelos 3.16 e 3.18 foram lançados em julho de 1975. Seu motor era um quatro cilindros, com 1.573 cm³ e 90 cavalos a 6.000 rpm na versão 316. Tinha caixa de marchas com quatro velocidades e opcional com cinco. Chegava a 165 km/h. A versão 318 tinha 1.766 cm³ e 98 cavalos a 5.800 rpm. Alcançava 170 km/h. Nestas a identificação eram os faróis simples, um de cada lado.

O modelo 3.20 tinha motor com 1.990 cm³ e 122 cavalos a 6.000 rpm. Tinha injeção mecânica Bosch k-Jetronic. Caixa de marchas com quatro velocidade ou opcional com cinco ou automática. Calçava pneus 185/70 HR 13 e seu peso era de 1.120 quilos. Chegava a  180 km/h. O modelo 3.23 também com injeção mecânica tinha 2.315 cm³, taxa de compressão de 9,5:1 e potência de 143 cavalos a 5.800 rpm. Já tinha como opcional direção hidráulica. Seu motor produzia 143 cavalos a 5.800 rpm. Sua velocidade final era de 190 km/h. Abaixo um modelo especial Hartge

Hartge foi uma preparadora especial alemã, dedicada aos BMW. Foi fundada pelos irmãos Herbert e Rolf Hartge em 1971, conhecida por transformações radicais que incluíam grandes motores (como V8s em modelos menores), suspensão, freios e design, resultando em carros de rua extremamente potentes e raros, com projetos icônicos como o BMW Série 1 V8 e o BMW 635CS modificado. A empresa, que também trabalhava com Mercedes, era famosa por levar a experiência de corrida para as ruas, mas encerrou suas atividades em 2019, tornando seus veículos modificados itens de colecionador

A geração E30 já era mais rica em motores e carrocerias e foi fabricada entre 1982 e 1994.

A versão 316, 316i, 318i carregavam um quatro cilindros com 1.600 e 1.800 cm³. Havia também haviam as versões 320, 323 e a 325 com seis cilindros em linha e a mais calma chegava fácil aos 190 km/h. Carrocerias cupê, cupê conversível, quatro portas e perua Touring. Havia também a versão diesel e a que era dotada de turbo chegava aos 185 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em 11 segundos! Em 1991 dava para deixar para trás muitos carros movidos a gasolina! 

Em agosto de 1990 chegava às ruas a versão E36. Foi fabricada na Alemanha, no Egito, no México, nos Estados Unidos e na África do Sul que foi um dos primeiros países a fabricar BMW fora da região da Bavaria.

As carrocerias Hatch Compact, cupê, conversível, sedã quatro portas e perua Touring fizeram enorme sucesso em todos os continentes e tem muitos fãs até hoje !

Um belo modelo cupê que tinha poucas peças de carroceria em comum com o sedã

As versões com motores de quatro cilindros em linha são a 316, 318 e 318I com potências variando entre 100 e 115 cavalos e velocidade final entre 190 e 195 km/h. Muito bom para um quatro cilindros aspirado. Os motores com seis cilindros em linha são o 320(1.991 cm³) e 150 cavalos, 320 TD (Turbo Diesel), 325(2.494 cm³), 192 cavalos e 233 km/h. A 328 (2.793 cm³), 193 cavalos e velocidade final de 240 km/h! Faz de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.A versão M3 (Motorsport) chega aos 235 cavalos , 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e velocidade final de 250,00 km/h. A BMW Motorsport é uma divisão da empresas para preparações especiais e a Alpina Burkard Bovensiepen GmbH, desde 1962, é uma empresa autorizada a deixar os carros BMW ainda mais apimentados. Se notar a presença do  logotipo, de um ou de outro, melhor dar passagem! Lei mais sobre esta geração

Um série 5 E34 ao lado de um E39 Touring

Um belo que foi sucesso nas ruas, estradas e pistas

Conheça o modelo E24


Momentos

Um ótimo encontro BM double V


A Equipe

Un grand merci à l’équipe du club pour son accueil. Et a la prochaine. Muito obrigado pela recepção a todos da equipe do clube. Superbe!


ISSO É MUITO MAIS QUE EXPOSIÇÃO . É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QU’UNE EXPOSITION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Com sol ou com chuva, rodamos!


Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes

Texto e montagem Francis Castaings. Fotos/Photo: Richard Roggero

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site