Club Vincennes en Anciennes – Travessia de verão em ônibus. Paris, França, julho 2025

O Clube Vincennes en Anciennes faz grandes passeios pelos principais pontos da capital no inverno e no verão chegando a reunir na Travessia de Paris neste ano 799 veículos com mais de 30 anos: Automóveis, veículos de duas rodas, tratores, bicicletas, caminhões e desta vez vários ônibus antigos muito interessantes. Acima um ônibus TN4 Renault lançado em 1932 O TN4 tinha motor com quatro cilindros e o TN6 com seis cilindros, 7.980 cm³, 67 cavalos, caixa manual de quatro marchas, pesava 7.100 quilos, 9,5 metros de comprimento, e era movido com uma mistura de diesel, benzeno ou álcool etílico, 1/3 de cada.

Tinha capacidade para transportar 54 passageiros: 20 sentados e 34 em pé. Foi fabricado até 1969 servindo toda a região parisiense. Depois foi utilizado para serviços publicitários. Um recorde de público na 18ª Travessia de Verão de Paris em Veículos Antigos, organizada pela Vincennes en Anciennes. A chuva matinal não desanima os entusiastas

No domingo, 20 de julho, a chuva nunca tinha sido tão forte na manhã da Travessia de Verão de Paris, mas isso não desanimou os participantes, que foram ainda mais numerosos do que o habitual. Foram 977 veículos com mais de 30 anos cruzaram o rio (húngaros, luxemburgueses, holandeses, portugueses, suíços, etc.), pois o evento estava sob o signo da Europa. Atravessaram a capital de leste a oeste.

Onde: Na região central da capital de Paris. Esta foi uma oportunidade para admirar os monumentos mais emblemáticos da capital: a Fábrica dos Gobelins, a Catedral de Notre-Dame, o Instituto de France, casa da Moeda de Paris, O palácio dos Invalides, a Igreja Russa da Santíssima Trindade, a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo. Havia realmente algo para todos quando se tratava de veículos antigos. Foram 5 ônibus com 151 passageiros a bordo. A Travessia recebeu muitas equipes estrangeiras (alemãs, inglesas, belgas, irlandesas, italianas, etc.).

Reúne principalmente carros de origem europeia e americanos – https://www.vincennesenanciennes.com/

E a cada primeiro domingo do mês, se reúne o maior clube de carros antigos multimarcas da França. O próximo no dia 10 de agosto, domingo, no Castelo

Antes da partida no Bois de Boulogne. O Bois de Boulogne, que é um grande parque público situado no 16º arrondissement (Bairro) de Paris

E a cada primeiro domingo do mês, se reúne o maior clube de carros antigos multimarcas da França. O próximo no dia 31 de junho, domingo, saindo do castelo. Os carros partindo. Veja como foi

Um belo comboio

Abaixo um ônibus Somua ( Société d’outillage mécanique et d’usinage d’artillerie) Panhard 1952. Observe e mate saudades das antigas portas pantográficas. O ônibus OP5-2, foto abaixo, tinha carroceria em madeira e Duralinox (liga de alumínio, com adição de manganês, magnésio-silício) e boa resistência a corrosão.

A carroceria construída pela Panhard tem comprimento de 10,3 metros, largura de 2,5, altura e altura 3,00 metros. Pesa 8,2 toneladas e tem capacidade para 65 lugares sendo 31 sentados e 34 em pé. Motor diesel Somua-Panhard de tipo D610H de 100 Cavalos e seis cilindros em linha. Começou a circular em 1949 e foi até 1972. E o Renault 4L sempre presente nos eventos

Os Chausson AP, Chausson SAVIEM SC3 e SC4 são uma linha de ônibus, vans e trólebus construídos pela Société des usines Chausson e depois pela mesma empresa e pela SAVIEM entre 1942 e 1964. Observe em todos a grande área envidraçada.

Preparando o passeio. Na frente um Fiat Nuova 500, um Citroën Lomax e um Jaguar MKI/II

Belos ônibus de época. Um Renault SC10, um modelo clássico de autocarro urbano francês. Ele foi produzido entre 1965 e 1989. Abaixo um Saviem SC 10 U B1 de 1975.

A Société anonyme de véhicules industriels et d’équipements mécanique, ou SAVIEM, foi uma fabricante de veículos pesados de mercadorias criada em 23 de dezembro de 1955 pela fusão da empresa Latil, Renault Heavy Goods Vehicles e Somua, sob a marca Saviem LRS (LRS para Latil-Renault-Somua) e depois Saviem

Estacionados após o passeio

A bordo: o Embarque

Atrás é muito bom. Com ou sem chuva o mesmo entusiasmo

Com bom humor e vestidos a carater

Um belo passeio

Todos muito animados

Em duas rodas acompanhando

Fazendo história para o futuro

Superbe promenade en autobus. Super passeio em ônibus

ISSO É MUITO MAIS QUE UM PASSEIO . É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QU’UNE PROMENADE. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION! |
Com sol ou com chuva, rodamos!

Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes
Texto Anne Quémy; Comentários e montagem Francis Castaings. Fotos/Photo: Richard Roggero
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.