Autobianchi A112: Compacto, mas valente
![Autobianchi A112: Compacto, mas valente](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Autobianchi-A112-Site-2021-32.jpg)
O Autobianchi A112 era um carro urbano, mas muito ágil
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Autobianchi-A112-Site-2021-20.jpg)
La empresa F.I.V. Bianchi foi fundada em 1885 por Edoardo Bianchi. Ela se tornou um grande fabricante em veículos de duas rodas. Ela começou a fabricar carros (chassis e motor) em 1902, com o modelo 12HP. Foi reconhecido por suas qualidades e Edoardo Bianchi fundou em 27 de março de 1905, a Fábrica de Automóveis e Bicicletas Edoardo Bianchi & C. Rapidamente, Edoardo Bianchi estava entre nomes reconhecidos como os engenheiros e Giuseppe Merost, Brambilla e Alfieri Maserati o que conferiu a marca prestigio e reconhecimento na Itália e em toda Europa.
Em 1955 nascia em Milão, Itália, uma parceria interessante. A fábrica fundada por Edoardo Bianchi se associou ao fabricante de pneus mundialmente famoso, a Pirelli e ao grupo Fiat. Estava criada a Autobianchi. E começou a produzir carros compactos baseados nos Fiat.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Autobianchi-A112-Site-2021-18.jpg)
Em 1964 apresentava um modelo novo muito interessante no Salão de Torino para ampliar a sua gama. Há exceção do motor Fiat, basicamente o mesmo do modelo 1100 D, era um conceito totalmente novo, próprio da fábrica. O nome do novo carro era Prímula que havia sido projetado por Dante Giacosa, um engenheiro muito competente do grupo FIAT. Este senhor também foi o “pai” do Fiat Topolino e também do Fiat Múltipla 600. Tinha o talento comparável a Alec Issigonis, criador do Mini. E sua mais nova criação era muito próxima do Austin/Morris 1100. O nome do carro foi inspirado numa planta ornamental.
Em outubro de 1969 era apresentado no Salão de Torino, Itália, o Autobianchi A112. O pequeno tinha 3,23 metros de comprimento, 1,48 de largura, 1,29 de altura e entre-eixos de 2,08. Seu peso era de 640 quilos. Sua carroceria monobloco era em aço estampado com duas portas e a terceira na traseira tinha ótima abertura. Sua visibilidade era ótima! Os bancos de trás eram rebatíveis (ficava com 700 litros) e o tanque de combustível 30 litros ficava abaixo deste. Seu consumo urbano era de 10 km/l.
Seu motor dianteiro em posição transversal, tinha bloco em ferro fundido e cabeçote em liga leve. Tinha 903 cm³, 44 cavalos a 6.000 rpm, taxa de compressão de 9:1, torque máximo de 6,3 mkg.f a 3.800 rpm. Era alimentado por um carburador da marca Weber, virabrequim com três mancais e comando de válvulas lateral. Sua tração era dianteira e tinha quatro marchas. Sua velocidade máxima era superior a 135 km/h.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Autobianchi-A112-Site-2021-4.jpg)
Era muito ágil no trânsito urbano, mas se comportava muito bem em estradas e autoestradas. Seus freios a disco eram na dianteira e tambor nas traseiras. Tinha quatro rodas independentes sua suspensão Mcpherson nas quatro rodas. Na dianteira tinha braços e barra estabilizadora transversal. Atrás feixe de molas e amortecedores helicoidais que também estavam na frente. Vestia pneus radiais 135 SR 13 que lhe conferia ótima estabilidade.
Em 1971 tinha potência e cilindrada aumentada para 982 cm³ , 58 cavalos, taxa de compressão de 10:1, comando de válvulas retrabalhado e sua velocidade final era de 150 km/h. Fazia de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos e ainda podia cobrir os primeiros 400 metros em menos de 19 segundos. Ainda virabrequim de aço nitretado.
Tinha duplo escapamento atrás e novo capô, para-choques e e acabamento traseiro em preto fosco. Por dentro tinha apoio de cabeça e instrumentação mais completa no painel que eram opcionais. Velocímetro graduado a 165 km/h, com hodômetro parcial e total, conta-giros a 8.000 rpm com a zona vermelha começando a 6.500 rpm, marcador de temperatura da água e nível do tanque de gasolina.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Autobianchi-A112-Site-2021-17.jpg)
Em 1971 chegava a versão Abarth. Tinha novos para-choques, grade, rodas com novo desenho e grande faróis circulares de longo alcance. Podia ter também capô em preto fosco. E novo painel com volante de três raios.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Autobianchi-A112-Site-2021-33.jpg)
Visto de qualquer ângulo o pequeno tinha um desenho muito agradável e fazia sucesso desde seu lançamento. Nota-se na foto abaixo o bocal do tanque lateral.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Autobianchi-A112-Site-2021-35.jpg)
Apresentado no Salão Automóvel de Genebra, a primeira reestilização do Autobianchi A112 foi introduzida em 1973 e as modificações feitas dependiam do modelo. O modelo básico só ganhou novo desenho da grade na cor preta assim como para-choques. Era a série II. No Abarth capô em preto fosco.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Autobianchi-A112-Site-2021-43.jpg)
Em 1975 o Abarth tinha motor com 1.049 cm³ e 70 cavalos. Sua velocidade máxima era de 160 km/h. Ótima para o porte do carro que deixava para trás vários de tamanho médio ou grande. Suas rodas em liga eram opcionais. Também estava disponível a versão Elegant.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Autobianchi-A112-Site-2021-39.jpg)
A série III não tinha grandes novidades. Comum a toda a linha foi a introdução de novos painéis interiores com um novo design que permitiu aumentar a largura interior do compartimento de passageiros, para que pudesse ser homologado como um de cinco lugares (anteriormente apenas um de quatro lugares). Além disso, a novas cores interiores e exteriores foi renovada.
Nova frente na série IV a partir de 1978. Tinha novas rodas, para-choques, faróis, retrovisores e a maior novidade era o teto mais alto proporcionando mais conforto.
![O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Autobianchi-A112-Site-2021-44.jpg](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Autobianchi-A112-Site-2021-44.jpg)
Em 1979 versão com teto de lona chamada Junior chegava. Na Elite, superior a Elegant, ganhava vidros verdes, limpador de vidros traseiros, faróis auxiliares com lâmpadas de iodo, conta-giros, caixa de cinco marchas e ignição eletrônica que também iriam beneficiar a Abarth. Abaixo o Junior. O visual com cores vivas estava presente.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Autobianchi-A112-Site-2021-6.jpg)
Passou pelas séries V e VI sem maiores modificações, apenas estéticas com a adoção de novos para-choques e detalhes externos. Foram produzidos 1.245.274 exemplares até 1986. Foi retirado do catálogo em 1979 até que os estoques acabassem. Como curiosidade a Lancia italiana iria ganhar um novo modelo chamado Uno. Mas a Fiat gostou muito do projeto e assumiu o novo carro que seria uma sucesso. A Lancia lançou o Y10 que também era muito interessante.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Autobianchi-A112-Site-2021-45.jpg)
Texto e montagem Francis Castaings. Fotos de Divulgação e Fiat Chrysler Heritage
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.