Encontro de Autos Antigos no Condomínio Morro do Chapéu Novembro 2025
O Condomínio Morro do Chapéu Golfe Clube fica na Avenida das Azaléias, 265 e faz parte do município de Nova Lima, cerca de 25 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte, via BR-356, estrada com destino a várias cidades históricas do estado e ao Rio de Janeiro.

Neste domingo, dia 30, houve mais um ótimo encontro de carros antigos de diversas marcas nacionais e estrangeiros. Todos impecáveis, turma ótima e animada. Mais um evento de quilate para o antigomobilismo da capital e região.

Enorme? Sim! Ágil e dócil E Feliz!

Os carros Nacionais
O desbravador brasileiro: Um Jeep

Derivado dele veio o Jeep Wagon, nos Estados Unidos da América, Ruaral Ika Estanciera na Argentina e no Brasil Willys Rural

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo chamado de Voxo.

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília… Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.

o todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela.Saiba mais sobre este carro internacional

Com carroceria em plástico reforçado com fibra de vidro: Um Tarpan

Também com motor VW arrefecido a ar

A empresa Volkswagen absorveu no final da década de 60 a DKW


E um dos esportivos mais apreciados do mundo: O Porsche 911

A revolução a água começou com o Passat e em 1980 chegava o Gol

Que fez um enorme sucesso Conheça

A picape Chevrolet da linha C e D

Um dos carros de maior sucesso no Brasil: O Chevrolet Opala

O Ford Ranger

Eram equipadas com um bom motor V6 movido a gasolina. Depois ganhou grade maior na cor preta, três configurações de cabine, tração 4 x 4 com acionamento eletrônico, ABS traseiro… e novos motores de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 137 cavalos e o V6 contava com 210 cavalos!
O Dodge Dakota

A picape Dakota. Tinham uma boa gama de motores: Quatro cilindros (Gasolina ou Turbo Diesel), V6 (Gasolina) e V8 (Gasolina). Infelizmente durou pouco tempo em nosso país (1998 – 2001). Acima um modelo cabine estendida R/T
O esportivo que veio do sul: O Miura

Itália
Alfa Romeo 164.

Com a abertura das importações, em 1990, a Fiat começou a importar o modelo 164. Desenhado pelo estúdio Pininfarina, foi uma das atrações do Salão de Frankfurt de 1987. Era baseado na plataforma conhecida como Tipo 4, compartilhada com os patrícios Fiat Croma, Lancia Thema e com o notável Saab 9000. Foi o primeiro Alfa Romeo de grande porte dotado de tração dianteira, uma quase heresia para os alfisti mais conservadores.

Seus 4,55 metros de comprimento e 2,66 metros entre os eixos não escondiam sua vocação executiva: o 164 veio para enfrentar os melhores sedãs europeus, como Ford Scorpio, Opel Omega, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E. O baixo coeficiente aerodinâmico de 0,30 permitia que alcançasse os 200 km/h, independentemente da motorização.
O monobloco do 164 trouxe outra inovação à casa: foi desenvolvido com o auxílio de computadores, o que ajudou a obter peso comedido e excelente rigidez torcional, característica essencial para o bom trabalho das suspensões independentes nas quatro rodas. A frenagem era comandada por quatro discos de freio, gerenciados pelo sistema antitravamento ABS. A versão de entrada vinha com o motor Twin Spark de quatro cilindros, dois-litros, duas velas por cilindro e oito válvulas com comando variável na admissão. Seus 148 cv levavam o sedã de 1.200 kg a 215 km/h, indo de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Era o preferido de muitos por ser um motor mais leve, colaborando com a distribuição de peso entre os eixos. Havia também um quatro cilindros sobrealimentado por turbocompressor, similar ao motor utilizado no Brasil pelos Fiat Tempra Turbo/Stile. Entregava 175 cavalos e torque de 27 mkgf, fazendo com que a máxima subisse para 225 km/h. O turbo também estava na versão com motor diesel 2,5 litros e 116 cavalos.
O Alfa Romeo 156

Foi lançado em 9 de outubro de 1997 no Salão do Automóvel de Genebra. No ano seguinte recebeu o prêmio de Carro do Ano na Europa. Os motores inicialmente disponíveis eram o 1.6l (121 cavalos), o 1.8l (144 cavalos ) e o 2.0l (153 cavalos ) e o V6 de 2.5l (192 cavalos ), todos a gasolina, e dois motores a diesel de 4 cilindros (1.9l, 106 cavalos ) e 5 cilindros (2.4l, 137 cavalos ). O câmbio podia ser manual de 5 ou 6 velocidades (no modelo V6), ou automático de 4 velocidades. A versão Selespeed, disponível apenas no motor Twin Spark 2.0 oferecia câmbio automatizado de 5 velocidades com possibilidade de trocas manuais na alavanca de câmbio ou em “borboletas” atrás do volante, com tecnologia desenvolvida pela Ferrari para a Fórmula Um.
Alemanha
O Mercedes-Benz SL segunda geração


O Mercedes-Benz Classe C primeira geração (1993-2000). Este é um C280

C 280 tem motor com seis cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro, 193 cavalos a 5.500 rpm e torque de 27,5 kgfm a 3.750 rpm. Faz de 0-100 km/h em 10 segundos e sua velocidade máxima é de 230 km/h.
O Mercedes-Benz 500 SL, “Sport Leicht” , 500 classe R129 (1989-2001)

E o SL Phase III (2008 – 2011) com motores V6, V8 e V12

Inglaterra
O Jaguar X-Type um sedã de porte médio produzido durante o período em que fazia parte do grupo Ford. Foi lançado em 2001 com tração nas quatro rodas e um motor V6 de 3.0 litros, e posteriormente recebeu uma versão com tração dianteira e motor V6 de 2.1 litros no outono de 2001. O X-Type Estate, também foi produzido na versão Station Wagon. Um belo desenho de um verdadeiro “Jag”

Abaixo um Aston Martin Vantage 2024 Conheça alguns modelos Aston Martin

Estados Unidos
Chevrolet Corvette C3 ou terceira geração

Um Pontiac Le Mans que tem a mesma carroceria do Buick Regal,Century, Oldsmobile Cutlass e Chevrolet Chevelle. Motores V6 e V8.

Um Jeep Cherokee. Fabricado entre 1992 e 1998. O motor mais potente era um V8 com 245 cavalos e 5,9 litros

Uma picape Chevrolet da linha C/K

Em duas rodas para matar a saudade



Um clube muito bonito e agradável.

Fui muito bem recebido.

Agradecimento especial pelo convite aos amigos Breno e João. Muito obrigado! Foi Ótimo!

“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”

Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes
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