Encontro de Carros Italianos, Argentina, Buenos Aires. Elegância e design. 30 de março de 2023.

Encontro de Carros Italianos, Argentina, Buenos Aires. Elegância e design. 30 de março de 2023.

Sem Comentários!  Carros, obras de arte dos estúdios italianos Michelotti, Giugiaro, Pininfarina, Cressoni, Ramaciotti, Da Silva, Diaz… empresas de peso que se encontram em qualquer galeria ou museu de arte do mundo e que, ao contrário, passeiam pelos asfaltos mais mundanos das cidades para se deliciar de entendido e nem tanto. Este foi o Raduno Italiano em março de 2023. Acima um Spider Dueto

Sabemos que um carro não é arte…mas é sem dúvida uma expressão da engenhosidade e sensibilidade humana. É por isso que o Encontro “Raduno” italiano não é apenas um evento automobilístico, mas uma oportunidade de se emocionar com a conexão perfeita de duas superfícies, de se apaixonar pelo jogo de duas linhas de 3 metros e pouco mais que chapa estampada, de mergulhar cultura, design e arte (sim, arte).

Desde muito cedo, os habituais acamados estiveram ali ao pé da imponente Catedral de San Isidro, região metropolitana norte de Buenos Aires, enfrentando estoicamente as últimas gotas da tempestade que não nos deixou pregar o olho e nos lembrou das aventuras a que fomos forçados em aquela memorável edição náutica do italiano Raduno… um dia em que o Fiat Barchetta (abaixo) poderia fazer jus ao seu nome.

Os mais valentes resolveram pegar ruas internas para evitar as rodovias e seu borrifo odioso, os videntes trouxeram guarda-chuvas e os profissionais trouxeram baldes e blusões especiais para não se molharem … tudo para evitar que essa grande festa fosse ofuscada!

Pode ser uma imagem de 10 pessoas, carro e estrada. Como em cada edição, a primeira parte consiste em um café da manhã para os participantes que serve de pretexto para nos organizarmos e permitir que os transeuntes apreciem a beleza de cada uma das máquinas que vão chegando ao parque fechado.

Os fotógrafos profissionais argumentam que os dias nublados são os melhores para a fotografia ao ar livre, pois a luz do sol se difunde e transforma o que de outra forma seria um contraste duro e seco em um jogo suave e sutil de luz e sombra. Não é de admirar que nosso instagram esteja repleto de inúmeras imagens requintadas deste dia.

Ao meio-dia os motores ligaram e o sol abriu espaço entre as nuvens para admirar toda aquela beleza italiana e acompanhar os quase 75 veículos participantes no trajeto até San Ceferino. E agora sim, relaxe e dê asas às conversas sobre… sobre carros, sim.

Quem não ia relaxar eram os membros do júri. Marcelo Beruto, especialista no assunto e sócio histórico do Clube. Rafael Varela, excelente artista e designer de classe mundial e orgulho argentino; e Hugo Semperena, diretor da revista Ruedas Clásicas, que há vários anos acompanha cada edição do Raduno Italiano. Enquanto os participantes davam seus palpites nossos convidados tiveram que caminhar, debater, investigar e chegar a um acordo para selecionar as 10 melhores unidades do dia e o tão esperado Best Of Show! Abaixo destaque para um Fiat 600 Abarth

Ressalta-se que, em relação aos demais anos, a modalidade de seleção foi modificada por meio da escuta de ideias e opiniões, aprendendo com cada experiência. Por esta razão, o júri foi encarregado de selecionar os 10 melhores expoentes do dia,mas sem estabelecer qualquer tipo de ordem hierárquica, ou critério cronológico, sendo que por sua vez a entrega dos respectivos prêmios foi efetuada de forma totalmente aleatória. Exceto, claro, pela posição de número 1 que seria premiada, agora sim, ao melhor de todos, porque segundo… segundo na França…

A distinta e exclusiva sala fechada (e com ar condicionado!) não permitia anunciar os vencedores com fogos-de-artificio, mas isso não impediu que a bela motocicleta MV Agusta flanqueasse o palco como dois autênticos fogos de artifício sobre rodas fazendo o seu barulho ser sentido até à última curva… uma fraqueza para os amantes de duas e quatro rodas… e qualquer objeto cilíndrico capaz de ser conduzido em linha reta.

Detalhes


A Confraternização

Nas mesas

E também nos belos jardins


Outros de grande estirpe

Uma das estrelas: Maserati 300 S 1956 segundo lugar no Campeonato de marcas de 1956

Um simpático Fiat Panda Conheça

Um Alfa Romeo Giulia Spider, versão Veloce e a 1300 mais simples

Um O Alfa Romeo SZ (Sprint Zagato) ou ES-30 (Experimental Sportscar 3.0 litre) ou il Mostro

Um GTV Conheça

Um Alfa Romeo Guilia tipo 103

Um Alfa Romeo 175

Alfa Romeo 164

O Belo 159

Agora sim, senhores, estava tudo pronto para que a decisão do júri fosse anunciada sem mais delongas. Os 10 melhores do dia foram:

Lancia Beta HPE, 1971

Maserati Ghibli, 1967 – Conheça

Fiat Coupé 16 V, 1997

ASA (Autocostruzioni Società per Azioni) 1000 GT, 1964

Alfa Romeo S.Z. 1993

Lancia Fulvia Coupe Rallye 1.3, 1967 Saiba mais

Alfa Romeo Giulia GT Júnior, 1972 conheça

Alfa Romeo 166 Super 3.0 V6 24V, 1999

Lancia Zagato, 1979

Best Of Show: Alfa Romeo 4C Launch Edition #007, 2014

Cada um dos orgulhosos proprietários conseguiu uma das criações de metal feitas à mão exclusivas do artista Mario Tagliavini, que lembrava as silhuetas esculturais de máquinas históricas italianas, colocando o carro de volta na mesa como uma expressão artística.


Um carro pode ser arte? A resposta é, sem dúvida, não. Mas pode haver arte em um carro? Quando se trata de um carro italiano… a resposta geralmente é sim. Até o próximo Raduno Italiano!

POR FRANCISCO YANTORNO

Clube Alfa Romeo Argentina


Nota: Agradeço aos amigos do Alfa Romeo Club Argentina, Francisco Yantorno pela cessão de fotos e texto deste ótimo encontro. Muito obrigado, Muchas Gracias!

Montagem Francis Castaings                                                                                       

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site