Encontro Mensal 6 Pistas Car Club, Belo Horizonte, Minas Gerais, novembro de 2023

Encontro Mensal 6 Pistas Car Club, Belo Horizonte, Minas Gerais, novembro de 2023

Viva a diferença! Aconteceu, neste domingo, dia 12 de novembro de 2023, um encontro de carros ímpar. Várias marcas antigas do passado e um colorido ótimo. Outra vez muito calor na Avenida José do Patrocínio Pontes, bairro Mangabeiras, na Praça Estado de Israel, bem em frente a entrada, portaria 1 do Parque Serra do Curral. Sempre no segundo domingo do mês.

Muitos carros bonitos, ótimo papo entre os colecionadores e o forte calor da manhã não atrapalhou em nada. Admire sem moderação.


Mais uma vez os carros fabricados em Minas Gerais compareceram em peso. Leia-se Fabbrica Italiana Automobili Torino (“Fábrica Italiana Automobilística de Turim” em português

Abaixo um 147 GLS 1300 Conheça a linha

Um perua Panorama

Um Fiat Prêmio teve motores 1.3 e 1.5 com carroceria com duas portas, quatro e perua Elba

Depois deste sucesso veio o Uno com grande variação de carrocerias(os modelos Prêmio, Elba, picapes e furgão Fiorino) e motores.

O modelo Fiat Uno foi lançado no Brasil em 1984. Com duas e quatro portas. Lançada no final de 2013 pela Fiat, a série Grazie Mille teve apenas 2.000 unidades fabricadas.Abaixo um modelo Turbo.

O Tipo chegou ao Brasil importado em 1993 e logo venceu a concorrência por sua modernidade, conforto, versão duas e quatro portas, chegando a 4.000 unidades vendidas por mês. Um sucesso! O modelo 1.6 I.E era muito bom, mas o 2.0 IE SLX agradava muito. A versão com dezesseis válvulas e 2.000 cm³ e 109 cavalos chegou no final de 1995, era um carro muito bom, mas a concorrência crescia e hoje existem poucos em bom estado rodando. Assim com a ascensão foi rápida a queda infelizmente foi conta dos problemas com os carros incendiados. Decretou seu fim, mas o interessante é que há um bom número ainda rodando e em bom estado.

Com a mesma plataforma veio e Tempra sedã, duas portas. A Fiat queria ser grande, já era, mas almejava um mercado mais amplo e tinha produtos para tal fim na Itália e por que não trazê-los para o Brasil? Em 1992 chegava o Fiat Tempra, um sedã muito moderno pronto para competir com o Chevrolet Opala no final de linha, o Ford Del Rey que também perdia fôlego e enfrentaria com vantagens o Volkswagen Santana e seu primo Ford Versalhes da Autolatina que já haviam sofrido reestilização. E fez sucesso!

Era um carro médio, que pesava 1.180 quilos, quatro portas, motor transversal com quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 105 cavalos, cambio manual de cinco marchas e como todos os carros da linha no Brasil e desde o modelo 128 da década de 60 lançado na Itália, tinha tração dianteira. Em 1992 chegava o modelo cupê, só existente aqui como o Santana duas portas e mesmo com a versão Turbo fez pouco sucesso e hoje são colecionáveis e raros sobreviventes. A versão Ouro trouxe o primeiro motor com cabeçote com dezesseis válvulas no país e em 1995 a injeção eletrônica chegava aos motores que alcançavam 120 cavalos e a versão Turbo, com duas ou quatro portas atingia 212 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos. Era o carro mais veloz do Brasil em 1995.  A versão perua, muito bonita, é muito rara nas ruas e era importada.


Presenças italianas notáveis

Alfa Romeo Giulia Bertone Conheça

Alfa Romeo 164. Houve a versão Alfa Romeo 164 Pro-Car SE046 1988 com motor V10 da Fórmula Um. Foi produzido em Arese na Itália entre 1988 até 1997. Tinha motor quatro cilindros aspirado e turbo e V6 também aspirado e turbo. E o mais apimentado era o 3,0 litros V6 Turbo. Um belo sedã. Em 1993 foi introduzida uma versão com tração nas quatro rodas chamada Q4 (abreviatura para Quadrifoglio 4), que estava equipado com uma versão ainda mais potente do motor 3.0 L V6. O sistema 4×4 do Q4 (Viscomatic) foi co-desenvolvido pela companhia austríaca Steyr-Puch.

Um dos mais belos é o modelo 156 seja na versão sedã ou Wagon. Motores 1.6, 1.8, 2.0 16 válvulas, 2.5 V6 24 Válvulas e 3.2 V6 24 Válvulas. Potência variando entre 121 e 190 cavalos. Em 2000 foi apresentado o Sportwagon. no ano seguinte foi introduzido o modelo GTA em versões sedã e Crosswagon. Esta versão utilizava o motor V6 de 3.2 litros e 250 cavalos com câmbio manual ou automático selespeed. Diversão garantida! Foi fabricado até 2006 sendo substituído pelo 159 também com belas linhas.


Um Peugeot 205 em raro estado de conservação. Conheça


Mercedes-Benz AMG 2011 6.3


Belo Dodge Charger LS primeira safra

Outro belo modelo


Linha General Motors bem representada Conheça o Opala

Bela Caravan

Outra Conheça

Os Opalas sempre são destaque

Antes veio da linha Picape C10/C14… Conheça

Bela dupla Kadett GSi. Este é um raro modelo com câmbio automático

Chevrolet Kadett GSI com assinatura Bertone que pode ser vista na coluna “B”. Assim como a Karmann fez trabalhos para a Volkswagen (Ghia) e para a Ford (Escort conversível) e Bertone fazia trabalhos para a General Motors americana (Cadillac Allanté) e para a Opel entre outras. A Opel AG pertence ao grupo PSA (Peugeot Société Anonyme). Leia sobre a história do Chevette que era idêntico ao Kadett alemão na década de 70!

Um Chevrolet Omega mostrando a identidade do motos 4.1 seis cilindros

Outra marca extinta do Grupo GM. Este modelo é um Pontiac Firebird Trans Am SD (Super Duty) 455 (7.456 cm³) ano 1973/1974

Um belo Astra GSi de origem Belga. Hoje a marca pertence ao grupo Stellantis. São vinte são 20 empresas do novo grupo automotivo. É a quarta maior montadora do mundo e reúne as marcas Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall com presença em mais de 130 países, com produção em 30 países. A fusão entre Fiat-Chrysler e Grupo PSA foi concluída e nasceu a 4ª maior fabricantes de carros do mundo.


Família Ford

Um Ford Escort XR3 Conheça

Um Ford Ranger. Eram equipadas com um bom motor V6 movido a gasolina. Depois ganhou grade maior na cor preta, três configurações de cabine, tração 4 x 4 com acionamento eletrônico, ABS traseiro… e novos motores de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 137 cavalos e o V6 contava com 210 cavalos!

E o famoso e imortal Jeep. O Jeep CJ (Civilian Jeep). Sua história é grande e começou já na década de 30 a pedido do governo americano. A American Austin Car Company, que depois passou a se chamar American Bantam fez o melhor projeto, mas este foi copiado pelos técnicos e engenheiros Ford e da Willys. Este soldado mundial serviu muito na guerra e ainda serva na paz. O Jeep até hoje é muito cultuado. E serviu muito nos campos, nas fazendas, de vários países do mundo. Concorrência e inspiração no modelo não faltaram! Este abaixo é muito veloz!


Volkswagen

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília… Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.

Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela Leia a história do Volkswagen mais famoso do mundo

A família Gol, Saveiro, Voyage e Parati

Vários modelos interessantes Conheça a família

O sedã Santana Conheça

Os derivados com motor a ar

O Puma

Conheça o Felino

O Tarpan Conheça

O Gurgel

Este para enfrentar todos os terrenos Conheça a família X12


Os amigos

Com relação a alimentação e bebidas conta-se com uma barraca da ótima presença de Elisa e filho responsável por matar a sede e a fome dos presentes.

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Texto, fotos e montagem Francis Castaings.

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