Encontro Mensal 6 Pistas Car Club, Belo Horizonte, Minas Gerais

Encontro Mensal 6 Pistas Car Club, Belo Horizonte, Minas Gerais

Aconteceu, neste domingo, dia 10 de setembro de 2023, um encontro de carros ímpar. Várias marcas antigas do passado e um colorido ótimo. Muito calor na Avenida José do Patrocínio Pontes, bairro Mangabeiras, na Praça Estado de Israel, bem em frente a entrada, portaria 1 do Parque Serra do Curral. Sempre no segundo domingo do mês.

Muitos carros bonitos, ótimo papo entre os colecionadores e o forte calor da manhã não atrapalhou em nada. Admire sem moderação.

Minas Gerais muito bem representada por belos modelo Fiat. Abaixo um 147 GLS 1300 Conheça a linha

Depois deste sucesso veio o Uno com grande variação de carrocerias(os modelos Prêmio, Elba, picapes e furgão Fiorino) e motores. Abaixo um modelo Turbo

O modelo Fiat Uno foi lançado no Brasil em 1984. Com duas e quatro portas.

Lançada no final de 2013 pela Fiat, a série Grazie Mille teve apenas 2.000 unidades fabricadas.

O Tipo chegou ao Brasil importado em 1993 e logo venceu a concorrência por sua modernidade, conforto, versão duas e quatro portas, chegando a 4.000 unidades vendidas por mês. Um sucesso! O modelo 1.6 I.E era muito bom, mas o 2.0 IE SLX agradava muito. A versão com dezesseis válvulas e 2.000 cm³ e 109 cavalos chegou no final de 1995, era um carro muito bom, mas a concorrência  crescia e hoje existem poucos em bom estado rodando. Assim com a ascensão foi rápida a queda infelizmente foi conta dos problemas com os carros incendiados. Decretou seu fim, mas o interessante é que há um bom número ainda rodando e em bom estado. Com a mesma plataforma veio e Tempra sedã, duas portas e a perua importada (rara).

Saía de cena o Tipo e o Tempra e entravam a linha Brava e Marea bem mais modernos, bonitos e com estilo muito distinto. Os Fiat Brava e Marea foram apresentados nas versões sedã e perua de quatro portas (Marea) e Brava (hatch) quatro portas e seguiram carreira até 2007.

Por aqui, nacional ou não já havia o Chevrolet Vectra, Ford Mondeo, Honda Civic, Peugeot 406, Renault Laguna, Toyota Corolla e Volkswagen Bora.Se a concorrência lá era muito forte, aqui também tinha com que se preocupar. Os motores eram com quatro cilindros 1,6, 1,9, estes com dezesseis válvulas, mas o mais interessante era o cinco cilindros em linha com 2,0 litros com potência, 20 válvulas e na versão turbo chegava a 182 cavalos e colocava muito carro para comer poeira, brita, cascalho, etc. O único problema de todos é que sua manutenção não era seguida como se devia.

Como em todos os carros de fábricas honestas o manual estava lá, mas seguir as orientações é outra coisa! A versão HLX e Turbo ofereciam airbags frontais, laterais e ABS como opcionais. Era mais uma pioneirismo no mercado nacional nestes itens. E suas linhas não apresentam rugas até hoje!


Os carros da Ford

Ford Belina II LDO e seu proprietário assíduo frequentador dos encontros em BH

Um Ford Pampa com carroceria rara Conheça a linha

Ótimos modelo da Linha Escort

Também com muito sucesso e admiradores. Leia sobre o Escort

Uma picape Ford F-100 Saiba mais

E esta impõe respeito. Uma F-1000


Linha Chevrolet bem representada

Picape C10 – Conheça

Nosso maior Chevrolet bem representado

Outro do final da década de 80

Vários modelos. Abaixo uma Caravan

Leia sobre o Opala

Os carros dos anos 80 e 90 estão agradando muito

Houve uma geração após nosso Chevette, Kadett A, logo depois a Kadett B e está foi a última chamada de C. Esta e a anterior já tinham tração dianteira, versões sedã duas e quatro portas, a Hatch idem e a perua idem, aqui chamada de Ipanema

A versão conversível tinha carroceira Bertone

Um importado. Chevrolet Impala na rara configuração seis cilindros. A linha começou em 1958 e fez sucesso durante anos.  Este “compacto” Havia também a tinha carroceria quatro portas, cupê, Station Wagon e a picape El Camino concorrente da picape Ranchero da Ford. Motores com seis cilindros em linha e vários V8. Um modelo SS é facilmente reconhecido por suas bandeiras quadriculadas tanto na grade quanto na lateral. Um dos motores era o V8 283 (4.637 cm³) com 185 ou opcional com 290 cavalos. Outro muito apreciado era o V8 348 (5,7 litros) e 315 cavalos. Os carros grandes da linha Chevrolet da General Motors que começaram 1959 e fizeram grande sucesso eram o Impala, Byscaine e Bel Air.

E um Corvette da quarta geração ou C4. Com V8 de respeito


Os Volkswagen

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978. Leia sobre o Fusca.

Uma bela Variant II Conheça a linha Typ 3

Em 1980 chegava a linha Gol

Depois veio a Saveiro

O Voyage e a Parati Conheça

O Santana chegou em 1974 Conheça

E o artesanal mais famoso do Brasil: O Puma


Desejo muito sucesso aos próximos como foi este. A partir das 9 horas da manhã


O importante não é a quantidade de carros e sim a qualidade. Mas neste tinham muitos!


Texto, fotos e montagem Francis Castaings                                

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