Gaetano Di Mauro vence GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car
Na véspera do seu aniversário de 45 anos, a principal categoria do automobilismo brasileiro brindou o público com uma grande corrida no autódromo paulistano. Júlio Campos é o novo líder do campeonato
Um dia antes de completar 45 anos de vida, a Stock Car Pro Series deu ao público e aos amantes do automobilismo um grande presente. Com muita emoção, belas disputas e variados duelos por posição, o GP ArcelorMittal Interlagos foi o ponto alto da etapa disputada no ‘templo do esporte a motor brasileiro’. Piloto da Cavaleiro Sports, Gaetano Di Mauro superou inclusive uma quebra de motor no último sábado, deu a volta por cima, passou o pole position Marcos Gomes (KTF Sports), abaixo, com seu Chevrolet Cruze e faturou a vitória neste domingo (21/04), a segunda da carreira do paulista de 26 anos na Stock Car.
Rafael Suzuki também construiu resultado muito positivo em Interlagos. Vencedor da primeira corrida Sprint do ano, em Goiânia, o piloto largou da oitava colocação e cresceu ao longo da prova, conquistando posições importantes. Depois da janela de pit-stop, Suzuki já era o terceiro e ainda teve ritmo para superar Felipe Baptista (Crown Racing) e conquistar o quinto pódio seguido da TMG Racing na temporada.
Por sua vez, Baptista, abaixo, chegou a flertar com a vitória e lutou com Gaetano na parte final da corrida antes de ter sido ultrapassado por Suzuki para terminar em terceiro, resultado que colocou o jovem de 21 anos como detentor do Troféu Vivo Man of the Race por ter sido o maior pontuador do fim de semana, com 99 tentos na etapa.
Em jornada positiva que marcou seu regresso ao grid da Stock Car, Marcos Gomes foi um dos nomes do fim de semana, com liderança dos treinos livres de sexta-feira, pole position e top-10 da corrida Sprint, no sábado, e o quarto lugar da prova principal da etapa de Interlagos. Outro destaque da rodada paulistana é o eficiente Júlio Campos, que vem pautando sua campanha pela regularidade. Sétimo colocado na Sprint de sábado, o paranaense foi o quinto neste domingo e agora é o líder da temporada 2024 da Stock Car.
Como foi a corrida — Antes da largada, a Stock Car apresentou ao público o protótipo do novo carro que vai estrear em 2025. Ainda sob a base do modelo sedan, o veículo puxou a fila do grid na volta de apresentação em Interlagos.
Marcos Gomes sustentou a liderança depois de ter largado da pole position, enquanto Gaetano Di Mauro permaneceu em segundo após primeira volta bastante limpa. Mas a corrida entregou grandes batalhas logo no começo, como o duelo de gerações entre Ricardo Zonta, abaixo, e Felipe Baptista, que superou o paranaense para assumir a terceira posição, e a disputa entre os companheiros de equipe da Ipiranga Racing, Thiago Camilo e Cesar Ramos.
O top-5 tinha Gomes, Di Mauro, Felipe Baptista, Felipe Massa e Júlio Campos compondo o top-5 antes da abertura da janela para pit-stop obrigatório. Neste período, chamou a atenção a batalha roda a roda com Enzo Elias e Dudu Barrichello. E lá na frente, Gaetano apertou o ritmo e usou os pushes disponíveis para pressionar o líder Marcos Gomes.
A mudança na ponta aconteceu na volta 12. Com grande impulso na Reta Oposta, Gaetano Di Mauro deixou Marquinhos para trás e assumiu a liderança, ainda antes do pit-stop dos dois. O piloto do Chevrolet Cruze #11 da Cavaleiro Sports fez sua parada na volta 15, momento em que Felipe Massa assumiu provisoriamente o primeiro lugar.
Gaetano voltou do pit-stop imediatamente à frente de Felipe Baptista e teve de segurar os ataques do Toyota Corolla da Crown Racing, cenário que permaneceu mesmo depois que Di Mauro retomou de fato a liderança da corrida. Felipe Baptista vinha em segundo e Rafael Suzuki, em terceiro, com Júlio Campos e Marcos Gomes completando a lista dos cinco primeiros após Massa enfrentar problemas.
Depois de ter largado em oitavo lugar, Rafael Suzuki deu sequência à ‘remontada’ e passou Felipe Baptista para assumir a segunda colocação. Só não houve tempo para brigar de fato pela vitória contra um imparável Gaetano Di Mauro, que confirmou a vitória correndo em casa, Interlagos.
A festa do pódio — O vencedor deste domingo não conteve a emoção depois de comemorar o triunfo com sua família. Di Mauro agradeceu por alcançar a conquista em um cenário muito especial. “Vencer aqui em Interlagos é muito especial para mim. Minha primeira corrida no automobilismo foi aqui, meu acidente [na Stock Car] foi aqui, vivi muitas emoções ao longo de todo esse tempo. Estou muito feliz mesmo. Estou aqui por muita garra: vim de muita dificuldade desde o começo da minha carreira, nunca tive nada de especial e sempre batalhei muito para poder chegar até aqui, estar no grid e realizar meu sonho, que é vencer na Stock Car. Isso mostra toda a minha força de vontade, tudo o que eu quero conquistar, e acho que há muito mais por vir. Estamos no começo de tudo”, declarou Gaetano.
Rafael Suzuki, acima, analisou o resultado e a forma como cresceu no grid para terminar novamente no pódio nesta temporada. “A gente espera fazer sempre a melhor corrida possível, mas, largando de oitavo, não esperávamos subir tanto. Acho que o segredo foi cuidar dos pneus e guardá-los para a corrida principal. Foram os melhores que a gente tinha. E isso fez uma baita diferença. Conseguimos manter um nível de performance numa corrida longa por mais voltas. Outro fator importante foram os pushes, que quase não usei ontem. E hoje, ainda mais ganhando o FanPush, tinha um número praticamente máximo. Fez muita diferença nas ultrapassagens, além, claro, do pit-stop que fizemos”, comentou.
Felipe Baptista também sai de Interlagos com sentimento de dever cumprido. “Conseguimos fazer um trabalho fantástico. Ontem cometemos alguns erros ali no acerto, mas os identificamos e melhoramos muito o carro, que estava muito bom. Tínhamos ritmo ali até para ganhar a corrida, mas o Gaetano fez um grande trabalho, administrou muito bem a diferença e usou os pushes de maneira muito melhor. Tínhamos poucos pushes para hoje, então fiquei sem ritmo no fim. Mas todo o time trabalhou bem demais. Quero agradecer ao William Lube, que tem feito um ótimo trabalho e entregou um carro maravilhoso”, declarou o Man of the Race da etapa.
Júlio Campos lidera — Com os resultados deste fim de semana em São Paulo, o experiente piloto da Pole Motorsport soma agora 198 pontos, computados os tentos da etapa de Goiânia e de Interlagos. Felipe Baptista soma 193 e é o segundo, enquanto Rafael Suzuki subiu para terceiro, com 178. Felipe Massa acumula 157 e é o quarto, enquanto Ricardo Zonta tem 146, na quinta posição.
Thiago Camilo tem 143 pontos, um a mais que o atual campeão, Gabriel Casagrande. Lucas Foresti aparece em oitavo no campeonato, com 132, à frente de Átila Abreu, com 130. Enzo Elias completa a relação dos dez primeiros da tabela de pontos, com 124.
A temporada 2024 da Stock Car volta a acelerar entre 17 e 19 de maio para a disputa da etapa de Cascavel (PR), no Autódromo Internacional Zilmar Beux.
Stock Car, temporada 2024
Etapa de Interlagos, GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car
- 1º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 30 voltas em 52min05s992
- 2º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 3s709
- 3º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 5s062
- 4º – Marcos Gomes (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 8s860
- 5º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 16s214
- 6º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 20s960
- 7º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 23s008
- 8º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 23s202
- 9º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 27s051
- 10º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 28s469
Classificação do campeonato:
- 1º – Júlio Campos, 198
- 2º – Felipe Baptista, 193
- 3º – Rafael Suzuki, 178
- 4º – Felipe Massa, 157
- 5º – Ricardo Zonta, 146
- 6º – Thiago Camilo, 143
- 7º – Gabriel Casagrande, 142
- 8º – Lucas Foresti, 132
- 9º – Átila Abreu, 130
- 10º – Enzo Elias, 124
Stock Car Pro Series, temporada 2024, calendário:
Etapa / Data / Local
- 4ª – 19/05 – Cascavel (PR)
- 5ª – 30/06 – Velocitta (SP)
- 6ª – 28/07 – Goiânia (GO)
- 7ª – 18/08 – Belo Horizonte (MG) *
- 8ª – 08/09 – Santa Cruz do Sul (RS) *
- 9ª – 06/10 – Argentina
- 10ª – 27/10 – Velopark (RS)/Uruguai
- 11ª – 24/11 – Brasília (DF)
- 12ª – 15/12 – Interlagos (SP)
Equipe/texto: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria / Marisa Paiva. Fotos: Duda Bairros, Marcelo Machado de Melo/Stock Car)
Montagem: Francis Castaings
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.