Gaetano Di Mauro vence GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car
![Gaetano Di Mauro vence GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-18.jpg)
Na véspera do seu aniversário de 45 anos, a principal categoria do automobilismo brasileiro brindou o público com uma grande corrida no autódromo paulistano. Júlio Campos é o novo líder do campeonato
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-C-12.jpg)
Um dia antes de completar 45 anos de vida, a Stock Car Pro Series deu ao público e aos amantes do automobilismo um grande presente. Com muita emoção, belas disputas e variados duelos por posição, o GP ArcelorMittal Interlagos foi o ponto alto da etapa disputada no ‘templo do esporte a motor brasileiro’. Piloto da Cavaleiro Sports, Gaetano Di Mauro superou inclusive uma quebra de motor no último sábado, deu a volta por cima, passou o pole position Marcos Gomes (KTF Sports), abaixo, com seu Chevrolet Cruze e faturou a vitória neste domingo (21/04), a segunda da carreira do paulista de 26 anos na Stock Car.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-13.jpg)
Rafael Suzuki também construiu resultado muito positivo em Interlagos. Vencedor da primeira corrida Sprint do ano, em Goiânia, o piloto largou da oitava colocação e cresceu ao longo da prova, conquistando posições importantes. Depois da janela de pit-stop, Suzuki já era o terceiro e ainda teve ritmo para superar Felipe Baptista (Crown Racing) e conquistar o quinto pódio seguido da TMG Racing na temporada.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-C-4.jpg)
Por sua vez, Baptista, abaixo, chegou a flertar com a vitória e lutou com Gaetano na parte final da corrida antes de ter sido ultrapassado por Suzuki para terminar em terceiro, resultado que colocou o jovem de 21 anos como detentor do Troféu Vivo Man of the Race por ter sido o maior pontuador do fim de semana, com 99 tentos na etapa.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-14.jpg)
Em jornada positiva que marcou seu regresso ao grid da Stock Car, Marcos Gomes foi um dos nomes do fim de semana, com liderança dos treinos livres de sexta-feira, pole position e top-10 da corrida Sprint, no sábado, e o quarto lugar da prova principal da etapa de Interlagos. Outro destaque da rodada paulistana é o eficiente Júlio Campos, que vem pautando sua campanha pela regularidade. Sétimo colocado na Sprint de sábado, o paranaense foi o quinto neste domingo e agora é o líder da temporada 2024 da Stock Car.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-C-6.jpg)
Como foi a corrida — Antes da largada, a Stock Car apresentou ao público o protótipo do novo carro que vai estrear em 2025. Ainda sob a base do modelo sedan, o veículo puxou a fila do grid na volta de apresentação em Interlagos.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-C-8.jpg)
Marcos Gomes sustentou a liderança depois de ter largado da pole position, enquanto Gaetano Di Mauro permaneceu em segundo após primeira volta bastante limpa. Mas a corrida entregou grandes batalhas logo no começo, como o duelo de gerações entre Ricardo Zonta, abaixo, e Felipe Baptista, que superou o paranaense para assumir a terceira posição, e a disputa entre os companheiros de equipe da Ipiranga Racing, Thiago Camilo e Cesar Ramos.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-1.jpg)
O top-5 tinha Gomes, Di Mauro, Felipe Baptista, Felipe Massa e Júlio Campos compondo o top-5 antes da abertura da janela para pit-stop obrigatório. Neste período, chamou a atenção a batalha roda a roda com Enzo Elias e Dudu Barrichello. E lá na frente, Gaetano apertou o ritmo e usou os pushes disponíveis para pressionar o líder Marcos Gomes.
A mudança na ponta aconteceu na volta 12. Com grande impulso na Reta Oposta, Gaetano Di Mauro deixou Marquinhos para trás e assumiu a liderança, ainda antes do pit-stop dos dois. O piloto do Chevrolet Cruze #11 da Cavaleiro Sports fez sua parada na volta 15, momento em que Felipe Massa assumiu provisoriamente o primeiro lugar.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-C-3.jpg)
Gaetano voltou do pit-stop imediatamente à frente de Felipe Baptista e teve de segurar os ataques do Toyota Corolla da Crown Racing, cenário que permaneceu mesmo depois que Di Mauro retomou de fato a liderança da corrida. Felipe Baptista vinha em segundo e Rafael Suzuki, em terceiro, com Júlio Campos e Marcos Gomes completando a lista dos cinco primeiros após Massa enfrentar problemas.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-C-4-1.jpg)
Depois de ter largado em oitavo lugar, Rafael Suzuki deu sequência à ‘remontada’ e passou Felipe Baptista para assumir a segunda colocação. Só não houve tempo para brigar de fato pela vitória contra um imparável Gaetano Di Mauro, que confirmou a vitória correndo em casa, Interlagos.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-C-2.jpg)
A festa do pódio — O vencedor deste domingo não conteve a emoção depois de comemorar o triunfo com sua família. Di Mauro agradeceu por alcançar a conquista em um cenário muito especial. “Vencer aqui em Interlagos é muito especial para mim. Minha primeira corrida no automobilismo foi aqui, meu acidente [na Stock Car] foi aqui, vivi muitas emoções ao longo de todo esse tempo. Estou muito feliz mesmo. Estou aqui por muita garra: vim de muita dificuldade desde o começo da minha carreira, nunca tive nada de especial e sempre batalhei muito para poder chegar até aqui, estar no grid e realizar meu sonho, que é vencer na Stock Car. Isso mostra toda a minha força de vontade, tudo o que eu quero conquistar, e acho que há muito mais por vir. Estamos no começo de tudo”, declarou Gaetano.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-C-9.jpg)
Rafael Suzuki, acima, analisou o resultado e a forma como cresceu no grid para terminar novamente no pódio nesta temporada. “A gente espera fazer sempre a melhor corrida possível, mas, largando de oitavo, não esperávamos subir tanto. Acho que o segredo foi cuidar dos pneus e guardá-los para a corrida principal. Foram os melhores que a gente tinha. E isso fez uma baita diferença. Conseguimos manter um nível de performance numa corrida longa por mais voltas. Outro fator importante foram os pushes, que quase não usei ontem. E hoje, ainda mais ganhando o FanPush, tinha um número praticamente máximo. Fez muita diferença nas ultrapassagens, além, claro, do pit-stop que fizemos”, comentou.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-C-7.jpg)
Felipe Baptista também sai de Interlagos com sentimento de dever cumprido. “Conseguimos fazer um trabalho fantástico. Ontem cometemos alguns erros ali no acerto, mas os identificamos e melhoramos muito o carro, que estava muito bom. Tínhamos ritmo ali até para ganhar a corrida, mas o Gaetano fez um grande trabalho, administrou muito bem a diferença e usou os pushes de maneira muito melhor. Tínhamos poucos pushes para hoje, então fiquei sem ritmo no fim. Mas todo o time trabalhou bem demais. Quero agradecer ao William Lube, que tem feito um ótimo trabalho e entregou um carro maravilhoso”, declarou o Man of the Race da etapa.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-C-5.jpg)
Júlio Campos lidera — Com os resultados deste fim de semana em São Paulo, o experiente piloto da Pole Motorsport soma agora 198 pontos, computados os tentos da etapa de Goiânia e de Interlagos. Felipe Baptista soma 193 e é o segundo, enquanto Rafael Suzuki subiu para terceiro, com 178. Felipe Massa acumula 157 e é o quarto, enquanto Ricardo Zonta tem 146, na quinta posição.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-C-1.jpg)
Thiago Camilo tem 143 pontos, um a mais que o atual campeão, Gabriel Casagrande. Lucas Foresti aparece em oitavo no campeonato, com 132, à frente de Átila Abreu, com 130. Enzo Elias completa a relação dos dez primeiros da tabela de pontos, com 124.
A temporada 2024 da Stock Car volta a acelerar entre 17 e 19 de maio para a disputa da etapa de Cascavel (PR), no Autódromo Internacional Zilmar Beux.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-C-10.jpg)
Stock Car, temporada 2024
Etapa de Interlagos, GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-3.jpg)
- 1º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 30 voltas em 52min05s992
- 2º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 3s709
- 3º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 5s062
- 4º – Marcos Gomes (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 8s860
- 5º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 16s214
- 6º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 20s960
- 7º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 23s008
- 8º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 23s202
- 9º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 27s051
- 10º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 28s469
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-4.jpg)
Classificação do campeonato:
- 1º – Júlio Campos, 198
- 2º – Felipe Baptista, 193
- 3º – Rafael Suzuki, 178
- 4º – Felipe Massa, 157
- 5º – Ricardo Zonta, 146
- 6º – Thiago Camilo, 143
- 7º – Gabriel Casagrande, 142
- 8º – Lucas Foresti, 132
- 9º – Átila Abreu, 130
- 10º – Enzo Elias, 124
Stock Car Pro Series, temporada 2024, calendário:
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Stock-Car-GP-ArcelorMittal-Interlagos-Abril-2024-10.jpg)
Etapa / Data / Local
- 4ª – 19/05 – Cascavel (PR)
- 5ª – 30/06 – Velocitta (SP)
- 6ª – 28/07 – Goiânia (GO)
- 7ª – 18/08 – Belo Horizonte (MG) *
- 8ª – 08/09 – Santa Cruz do Sul (RS) *
- 9ª – 06/10 – Argentina
- 10ª – 27/10 – Velopark (RS)/Uruguai
- 11ª – 24/11 – Brasília (DF)
- 12ª – 15/12 – Interlagos (SP)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Stock-Car-Velocitta-Mars-2024-1.jpeg)
Equipe/texto: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria / Marisa Paiva. Fotos: Duda Bairros, Marcelo Machado de Melo/Stock Car)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Logo-Stock-Car.jpg)
Montagem: Francis Castaings
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.