CAF – Clube de Amigos Fusqueiros- Abril de 2024

CAF – Clube de Amigos Fusqueiros- Abril de 2024

O CAF é um clube de amigos, que têm uma paixão em comum por Fuscas e Aircooleds, carros da marca Volkswagen arrefecidos a ar. Comandado com competência por Cláudio Costa, o encontro há meses foi Parque Linear, rua Rodrigo Otávio Coutinho 100, Bairro Belvedere, Belo Horizonte, Minas Gerais, sempre no terceiro domingo do mês.

Sempre muito bom! Vale cada passo e cada olhar! Admirem sem moderação.


Os Carros

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília…

Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…

mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.

Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela

Conheça a história do Fusca

Em 1957 o primeiro Volkswagen brasileiro chegava as ruas

Era a Kombi

Um veículo tão mundial quanto o Fusca

O O primeiro esportivo aqui no Brasil e na Alemanha foi o Karmann-Ghia

Depois veio o TC

Que era baseado no desenho Porsche 911 Conheça o TC

No final da década de 60 chegava a linha Typ 3 composta pelo sedã 1600, a Variant e o TL

Em 1973 chegava o Volkswagen Brasília que fez enorme sucesso

Os especiais arrefecidos também a ar estavam lá. Abaixo um Gurgel X15. Conheça os carros do engenheiro João Augusto do Amaral Gurgel

O Puma foi o mais famoso esportivo nacional fora de série

Foi exportado para os Estados Unidos, Europa, África …. Conheça

A revolução da água chegou com o Passat

Em 1980 chegava a linha Gol

E depois veio a Saveiro, o Voyage e a Parati Conheça a linha

Muito desejados


Visitantes de outras marcas são bem vindos

Os carros de Louis Chevrolet

Um Chevrolet picape C-10 Conheça

Um sucesso chamado linha Opala Conheça

E o último modelo

Em 1973 chegava o Chevette

E foi gerada uma gama de carrocerias e motores Conheça

Na Europa, após a geração do nosso Chevette, veio o primeiro Kadett com tração dianteira. A segunda geração veio para o Brasil. Houve uma geração após nosso Chevette, Kadett A, logo depois a Kadett B e está foi a última chamada de C. Esta e a anterior já tinham tração dianteira, versões sedã duas e quatro portas, a Hatch idem e a perua idem, aqui chamada de Ipanema. A versão conversível tinha carroceira Bertone

E um americano muito famoso chamado Chevrolet Camaro


Os carros de Henry Ford

As picapes de sucesso nos EUA e Brasil

Nosso primeiro Ford Corcel

E o sucesso continuou com o Corcel II

A linha Escort gerou o modelo Hatch, um conversível, uma perua e o sedã Verona

E um norte americano de muito sucesso: O Ford Mustang


Outros com muita fama

Os carros de Walter Chrysler

Um musculoso Plymouth Road Runner

Dodge Challenge R/T Conheça

Do velho Continente

Em raro estado de conservação este Citroën ZX. Veio para o Brasil em versões duas, quatro portas e perua cinco portas que não veio para o Brasil. Foi produzido entre 1991 e 1998 com motores 1,1 litro, 1,4, 1,6, 1,9 e 2,0 sendo que o mais potente tinha 167 cavalos.  Foi campeão do Rallye Dakar em 1991, 1994, 1995 e 1996.

Um Alfa Romeo 164. Tinha motor com quatro cilindros em linha, V6 e um protótipo Alfa Romeo 164 Pro-Car SE046 1988 com motor V10 da Fórmula Um.

Com a abertura das importações, em 1990, a Fiat começou a importar o modelo 164. Desenhado pelo estúdio Pininfarina, foi uma das atrações do Salão de Frankfurt de 1987. Era baseado na plataforma conhecida como Tipo 4, compartilhada com os patrícios Fiat Croma, Lancia Thema e com o notável Saab 9000. Foi o primeiro Alfa Romeo de grande porte dotado de tração dianteira, uma quase heresia para os alfisti mais conservadores.
Seus 4,55 metros de comprimento e 2,66 metros entre os eixos não escondiam sua vocação executiva: o 164 veio para enfrentar os melhores sedãs europeus, como Ford Scorpio, Opel Omega, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E. O baixo coeficiente aerodinâmico de 0,30 permitia que alcançasse os 200 km/h, independentemente da motorização.
O monobloco do 164 trouxe outra inovação à casa: foi desenvolvido com o auxílio de computadores, o que ajudou a obter peso comedido e excelente rigidez torcional, característica essencial para o bom trabalho das suspensões independentes nas quatro rodas. A frenagem era comandada por quatro discos de freio, gerenciados pelo sistema antitravamento ABS. A versão de entrada vinha com o motor Twin Spark de quatro cilindros, dois-litros, duas velas por cilindro e oito válvulas com comando variável na admissão. Seus 148 cv levavam o sedã de 1.200 kg a 215 km/h, indo de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Era o preferido de muitos por ser um motor mais leve, colaborando com a distribuição de peso entre os eixos. Havia também um quatro cilindros sobrealimentado por turbocompressor, similar ao motor utilizado no Brasil pelos Fiat Tempra Turbo/Stile. Entregava 175 cavalos e torque de 27 mkgf, fazendo com que a máxima subisse para 225 km/h. O turbo também estava na versão com motor diesel 2,5 litros e 116 cavalos.

Um Volvo 850. Foi produzido pelo fabricante sueco Volvo Cars de 1991 a 1996. Projetado por Jan Wilsgaard, o carro foi apresentado em uma carroceria sedã e uma carroceria perua foi introduzida em 1993. Várias inovações num dos carros mais seguros do mundo. Incluíam um motor transversal de Cinco cilindros, um eixo traseiro Delta-link, um sistema de proteção contra impactos laterais….


Até o terceiro sábado de maio.


Texto, fotos e montagem Francis Castaings.

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