Mugello Classic 2024: Um retorno às aulas sob o céu azul da Toscana (Veículos Históricos de Competição)
![Mugello Classic 2024: Um retorno às aulas sob o céu azul da Toscana (Veículos Históricos de Competição)](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-11.jpg)
Mugello Classic abriu a temporada Historic Racing by Peter Auto neste fim de semana. Fim das férias de inverno: hora da primavera! Sob um céu azul celeste, os pilotos dos 300 carros (divididos em nove grids) puderam se divertir e aproveitar ao máximo as grandes e rápidas curvas oferecidas pelo circuito de testes da Ferrari.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-8.jpg)
Entre os destaques deste ano, o Mugello Classic introduziu dois novos e emocionantes campos: o Gentlemen Challenge e o Classic Touring Challenge.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-52.jpg)
O Gentlemen Challenge é uma ode à elegância antiquada do automobilismo. Ao volante destes belos carros, apenas Gentlemen Drivers vieram desafiar-se com a palavra de ordem: fair play e respeito. Três elegantes Ferrari 250 GT SWB (acima, o Ferrari Azul) foram inscritos e demonstraram a excelência das belas mecânicas desta época. Isto não desestabilizou a dupla Frederic Wakeman/Patrick Blakeney-Edwards no Cooper T38 #11 que venceu a primeira corrida. A segunda viu o domínio das criações da fabricante britânica Lister. Na primeira posição, o Lister Chevrolet #17 de Luc-Pierre Verquin seguido pelo Lister Costin #88 de John Spires, abaixo, e o Jaguar Knobbly Lister #14 de Anthony Schrauwen
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-53.jpg)
O Classic Touring Challenge foi composto por carros de turismo pré-66 que participaram notavelmente do British Saloon Car Championship nas décadas de 1950 e 1960. Entre este grid, muitos são os Alfa Romeo Giulia Sprint GTA, formidáveis concorrentes ao pódio.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-18.jpg)
O #189, pilotado por Max e Andrew Banks, conseguiu se afirmar e vencer a prova. No entanto, os #79 Cortina Lotus de Andrew Haddon e #13, conduzidos por John Spires e Nigel Greensall, não se deixaram levar facilmente pelo primeiro lugar. Nesta abertura de temporada, as novas equipas deixaram a sua marca e prepararam-se para os desafios que viriam, prometendo uma grande vingança no Spa-Classic, a promessa de um espetáculo desportivo de alto nível no escorrega das Ardenas, berço das corridas do Turismo. Abaixo destaque para os Ford Capri
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-43.jpg)
A longa reta de 1140 metros permitiu que os monstros do Endurance Racing Legends se expressassem plenamente, tendo o Dallara SP1 (2002) de Gregor Fisken atingido 294,3 km/h durante a qualificação! Os visitantes puderam emocionar-se ao som do lendário Pescarolo C60 #23, abaixo, de Emmanuel Collard, que domou a pista durante todo o fim de semana, vencendo ambas as corridas da grid.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-25.jpg)
Entre os modelos icônicos do grid, como não admirar os quatro Aston Martin DBR9, mas também os potentes Bentley Speed 8, abaixo, nº7, novidade nos eventos Peter Auto que continuarão a dar show nas próximas corridas. Mugello Classic também revelou um momento emocionante para os pilotos dos três Maserati MC12 GT1. Nomeadamente para Alexander Müller que encontrou em Mugello a montaria que tinha há quase 20 anos na FIA GT.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-24.jpg)
Numa dura e complicada corrida de Endurance dos anos 60, cinco carros lutaram pela vitória e nos ofereceram uma corrida incrível. O Lotus 15 da dupla Michael Birch/Luke Stevens #21 teve dificuldade em se livrar do Shelby Cobra Daytona de Erwin France #70
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-46.jpg)
Ou de Olivier e Emile Breittmayer #109, acima, mas conseguiu assumir a primeira posição ao final das duas horas de testes. Urs Beck / Patrick Simon #369 e Jonathan Mitchell #571 completaram o pódio a bordo de seu Shelby Cobra 289 e Jaguar Type E 3.8 respectivamente. Atrás do Porsche 911 dois Shelby Cobra 289
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-45.jpg)
Todos já marcaram um encontro daqui a pouco mais de um mês, nos dias 17, 18 e 19 de maio, para o imperdível Spa-Classic que tem muitas surpresas reservadas… Abaixo um Corvette da primeira geração
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-22.jpg)
Um Lola T70 MK III, outro Lola e um Chevron B19 / 1971
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-12.jpg)
Um Porsche 911 Carrera RSR 3.0 / 1974 e um Lola T212 / 1971
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-13-1.jpg)
Um Marcos 1800 GT 1965
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-49.jpg)
Um Chevrolet Corvette segunda geração
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-48.jpg)
Um BMW 2002 TI 1971
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-41.jpg)
Um Lotus XI 1500 1956
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-31.jpg)
Uma bela pista
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024-32.jpg)
Os Resultados
http://peterautoracing.alkamelsystems.com/
Organização Peter Auto: © JM Biadatti Photoclassicracing.com
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mugello-Classic-2024.png)
ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION! |
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/09/News-Racing-logo.png)
Dados: https://www.newsclassicracing.com/
Tradução e montagem Francis Castaings.
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.