Mulheres & Automóveis – Dia 8 de Março – Dia internacional da mulher

Mulheres & Automóveis – Dia 8 de Março – Dia internacional da mulher

Em 1897 senhorita Davy de Cussé, uma francesa, colocou um espelho na frente de seu carro. Seu objetivo era ver o que acontecia atrás. Foi assim que ela inventou o retrovisor, muito útil até hoje. Infelizmente fontes contradizentes não sabem informar se foi ela ou um homem quem patenteou. 

Que Berta Benz, mulher de Karl Benz viajava com ele por longas distâncias no século XIX e dava muitos palpites bons para aperfeiçoar o triciclo. Isso foi em 1888 a bordo do Benz Patent Motorwagen (abaixo), um dos primeiros carros com motor a explosão como os nossos atuais. Este já era movido à petróleo e era um derivado muito próximo à gasolina atual. Eles faziam até 200 quilômetros por semana. 

Que a designer francesa Anne Asensio, que era da Renault e que foi uma das responsáveis pela criação do monovolume Scénic, foi contratada pela General Motors americana. 

Várias mulheres trabalham na confecção e no departamento de estilo da Ferrari, Maserati e Lamborghini para deixar o interior do carro, seja em forrações, estilo dos bancos e painel bem mais harmoniosos.


Danica Patrick

Que Danica Sue Patrick, que nasceu no Wisconsin, EUA, nascida em  12 de março de 1982 é uma piloto de automobilismo compete na IndyCar Series e no ano de 2017 participou da Nascar. Nesta correu com um Chevrolet Impala em 2016, com um SS em 2017 e foi homenageada pela empresa de miniaturas de carros Hot Wheels. Em 2008 tornou-se a primeira mulher a vencer uma corrida na Indy sendo que esta etapa foi no Japão. No ano seguinte foi também a primeira mulher a subir ao pódio na famosa 500 Milhas de Indianápolis chegando em terceiro lugar. Na Nascar correu entre 2015 e 2018.

Vanina Ickx

Vanina Ickx nasceu em Bruxelas, na Bélgica e tem intensa atividade nas corridas europeias, mas já fez bonito na Formula Ford 2000 nos Estados Unidos. Em 2003 ganhou, fez poles e frequentou pódios na Ferrari Maranello Challenge. No ano seguinte na categoria Grupo III FIA ganhou em sua terra natal nas 24 Horas de Spa Francorchamps. No ano seguinte participou das 24 horas de Le Mans. Em 2005 tirou terceiro nos 1.000 Quilômetros de Spa na Bélgica, Monza na Itália e Silverstone na Inglaterra. Em 2006 e 2007 correu no campeonato alemão de turismo, DTM, pela Audi.

Em 2008 voltou para a França e tirou o 11º lugar pela equipe Pescarolo-Judd, do antigo piloto Henri Pescarolo nas 24 horas de Le Mans. Também neste ano tirou o primeiro lugar, categoria BTCS (Belgian Touring Cars) nas 12 Horas de Spa Francorchamps à bordo de um Renault Mégane. Entre 2009 e 2011 correu em diversas equipes nas 24 horas de Le Mans. Ela é filha de um dos pilotos mais completos até hoje, Jacques Ickx. Acima Vanina Ickx defendendo a bandeira da Audi de Ingolstadt e Susie Stoddard da Mercedes-Benz de Stuttgart. Ambas as cidades importantes por causa do automóvel.

Marie-Claude Beaumont

Marie-Claude Beaumont nasceu em Grenoble, cidade que fica no sudeste francês. Seu pai tinha uma concessionária Citroën e influenciou muito em seu destino. Já em 1953 seu pai participou do Rali de Monte Carlo e Marie-Claude começou a participar desta modalidade de 1965 à 1974. Pilotou carros como NSU 1000, Opel Rekord/Commdore entre outros. Nos campeonatos de turismo preferiu carros americanos como o Chevrolet Corvette e o Chevrolet Camaro sendo fiel à equipe Gréder Racing de 1969 à 1974. Em protótipos avançou como o francês Alpine A-440, Porsche 934 e Lola T 290. Terminou sua carreira em 1976 com um BMW 3.5 CSi no campeonato de turismo.

Em ralis participou do Monte-Carlo, Portugal, RAC (Inglaterra), Catalunha na Espanha, Córsega e Alpes entre outros. Em vários obteve ótima colocação e hoje é fotografa de corridas de Fórmula Um, Ralis e das 24 Horas de Le Mans. Acima com Steve McQueen.

Suzane Carvalho

Suzane Carvalho é carioca nascida no Rio de Janeiro. Começou sua carreira na TV fazendo publicidade, passou pelo teatro e fez várias novelas  como Vereda Tropical e Champagne. Fez também programas de humor em duas emissoras famosas. Nas pistas sempre pisou forte no kart e foi campeã brasileira. Nos monopostos atuou nas Fórmulas 1600, Fórmula Ford, Fórmula 2000 canadense e Fórmula 2000 italiana. Em 1992 foi campeã brasileira e sul-americana da Categoria B da Fórmula 3. Essa foi a primeira vez na história do automobilismo mundial que uma mulher conquistou um título numa categoria Fórmula que é disputada em todo o mundo e o nome de nossa representante foi para o famoso Guinness Book. Por vários anos ficou sem patrocínio até que em 1997 participou de etapas no Kart carioca e no Campeonato Sul-Americano de F-3. Neste mesmo ano fez a temporada completa no Campeonato Carioca de Carros de Turismo. Em 2004 montou uma escola de pilotagem no Rio de Janeiro que funciona até hoje. 

Jacqueline Casamayou

Jacqueline Casamayou nascida em Toulouse, sul da França, é co-piloto desde a década de 80 em ralis franceses e internacionais como o Monte Carlo, Córsega, RAC (Royal Automobile Club Rally) e Mil Lagos na Finlândia, tendo participado em carros como o Peugeot 205, Citroën Visa, Simca 1000 Rally, Peugeot 104 e Porsche 911. Hoje segue grande carreira como arquiteta e urbanista e nas horas de folga pilota velozes carros alemães e ainda é ativa no ralis regionais da França. É minha prima. Abaixo no Rali Histórico de Monte Carlos


A Princesa

A Princesa Charléne de Mônaco (Charléne Lynette Wittstock é a esposa do príncipe Alberto II) , abaixo de blusão preto, deu a bandeirada de largada, na 24 Horas de Le Mans em 2020

Nos concursos de elegância no mundo inteiro

Abaixo num homenagem a Aston Martin

E participando com a família


Atrizes

Em uma publicidade a atriz a sueca Anita Ekberg sobre um Jaguar XK120 da década de 50.

Sylva Koscina num Jaguar E-Type

A atriz francesa Brigitte Anne-Marie Bardot numa foto na comemoração dos 50 anos do Renault Floride. Em 2009 no Salão Rétromobile que sempre acontece em fevereiro na França.

[

A atriz e cantora Françoise Hardy numa das cenas do famoso filme Grand-Prix

Jodie Foster tinha apenas quatorze anos em 1976 quando participou do sucesso Taxi Driver dirigido por Martin Scorsese. Robert de Niro atuou junto com ela e a maior parte das cenas se passa dentro de um táxi Checker em Nova York.

Joan Crawford foi uma atriz muito famosa e polêmica nascida em 1905. Atuou como dançarina, mas fez muito sucesso mesmo foi no cinema. Faleceu milionária em 1977. Abaixo num Ford Roadster de 1933.

A bela atriz Grace Patricia Kelly Grimaldi e Francis Albert Sinatra em High Society a bordo de um Mercedes-Benz 190 SL em 1956.

Uma sueca e um Volvo PV 444/544

A eterna Janis Joplin e seu Porsche 356.

La Taylor num conversível

Michèle Mouton

Desde o século passado já era muito comum mulheres ao volante na década de 50 aqui no Brasil. Lá fora, principalmente nos Estados Unidos e Europa bem antes era corriqueiro mãos femininas habilidosas guiando belos conversíveis ou mesmo pesados sedãs. Na década de 70, no cenário internacional foi a vez de Maria Grazia Lombardi, mais conhecida por Lella Lombardi que disputou a Fórmula 1. No rali a francesa Michèle Mouton brilhou ao lado Fabrizia Pons nos campeonatos europeus e internacionais.

Débora Rodrigues

Aqui no Brasil Débora Rodrigues, que posou para a revista Playboy dirigia caminhões com competência e competiu na Fórmula Truck. Neste século a brasileira Bia Figueiredo ( de macacão amarelo) correu na Fórmula Renault Brasileira, Fórmula 3 Sul-americana e lá fora na Firestone Indy Lights.

Nas telas temos incontáveis atrizes que já atuaram dirigindo belos modelos e fizeram muito sucesso. As mulheres sempre serão um sucesso na vida das quatro rodas.


Atrizes

Audrey Hepburn num Ferrari 250 GT Califórnia

Jayne Mansfield num Lincolm Premiere 1957

Grace Kelly no filme Ladrão de Casaca num Sunbeam Alpine

Numa cena em Nice na França

Janet Leigh num Ford 1957 Custom Sedan 300 Fordor emPsicose

Marilyn Monroe num Singer

Rita Hayworth e um Lincoln Zephyr 1941.

As inesquecíveis Thelma e Louise no ótimo filme de 1991.

No Ford Thunderbird 1966

Inesquecíveis


Modelos

E belas modelos em propagandas de automóveis. Abaixo sobre um modelo Peugeot 404

Num Fiat 600 D

Uma bela num conversível.

Num DKW

Num Austin Mini Morris

Num Renault Frégate

Sempre com muito estilo

Num Panhard francês

Num Opel Manta


Na TV e na grande tela

Lady Penelope Creighton-Ward e seu Rolls de seis rodas na série Thunderbirds da década de 60.

E Penelope Charmosa do desenho Corrida Maluca.


A Data

O que aconteceu no dia 08 de março de 1957? Há uma história que afirma que o Dia Internacional da Mulher surgiu em homenagem a 129 operárias americanas de uma fábrica têxtil que morreram carbonizadas, vítimas de um incêndio intencional no dia 8 de março de 1957, em Nova York.

Ou

Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.


Nos Encontros

Num belo e original Ford LTD conversível cupê em Águas de Lindóia, São Paulo – SFAA (Sociedade Feminina de Autos Antigos)


Texto e montagem Francis Castaings. Fotos de Divulgação e publicadas no site                            

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site