Museu Citroën, Musée des Citroën – Citromuseum, visita em 2025

Museu Citroën, Musée des Citroën – Citromuseum, visita em 2025

Este museu, em Castellane, sul da França, por volta de 900 quilômetros de Paris, perto de Nice, Marselha… E é particularmente conhecido por sua rica coleção de modelos Citroën do pós-guerra, representando um exemplo excepcional de suas origens em um raio de três quilômetros.

Acima, na foto principal, um Citroën DS e um Traction Avant

É o resultado de 40 anos de paixão, buscando esses veículos por toda a Europa, oferecendo-lhes entretenimento e funcionalidade.

O espaço de 2.500 m² foi especialmente projetado para este museu e está dividido em três setores que representam os famosos : 2CV’s e derivados, DS’s, o Traction Avant, e Youngtimers, carros fabricados/lançados a partir dos anos 80 e 90. Abaixo o BX lançado há 41 anos entre 1982 e 1994 com versões de carroceria Berline e Break. Sucedeu o aerodinâmico GS

O carro mais notável é o DS mais antigo conhecido em circulação, o número de chassi 32, que foi apresentado girando sobre uma base rotatória como no primeiro dia do Salão do Automóvel de Paris, em 6 de outubro de 1955.

Cerca de 120 modelos da marca Citroën estão em condições quase originais de fábrica, a maioria com a pintura original. Chegando

O Galpão

Também foram feitos esforços para criar decorações totalmente fiéis à época: carrinhos de pedais, placas, flâmulas, placas de esmalte e pôsteres, a maioria dos quais foram encontrados novos e sem uso. Abaixo o 2CV

Para apreciar os detalhes também. Um pouco da fabulosa engenharia de Javel

Abaixo o luxo aliado a potência: O SM e seu sucessor XM a direita

A quilometragem média é de cerca de 20.000 quilômetros. Cada veículo é exibido com uma placa na frente detalhando o modelo e seu histórico: o motivo da baixa quilometragem, as condições de armazenamento e as circunstâncias de sua aquisição. Quaisquer artigos de imprensa e documentos relativos ao veículo estão anexados

O furgão H que usava o motor do Traction. Sucesso em toda Europa

Ao lado de um Citroën Visa

Outro 2CV muito especial

E mostrando o motor arrefecido a ar, motor boxer ou bicilíndrico.

Um 2CV Type A

E sua simplicidade com eficiência e praticidade

E um rádio muito interessante

Derivado dele o Dyane

Um pouco mais de “luxo” e carroceria mais moderna, mas conservando o charme

Outro derivado foi o Citroën Méhari

Em 1955 chegava o DS

E seus modelo especiais. Foram fabricadas carrocerias especiais pelas empresas Chapron, Heuliez

Raros e muito distintos. Os modelos Citroën sempre fizeram inovaram em designer e mecânica

Um detalhe da suspensão hidropneumática

Outro sucesso: O Ami

Este modelo com desenho pouco convencional era um dos preferidos de Flaminio Bertoni

O GS

Que fez muito sucesso

O modelo Break, perua e o Berline Hatchback tinham várias motorizações

Um pouco da decoração Observe as belas miniaturas e placas

E o legado na parede

Com bom gosto

A loja sempre atraente

O Citroën CX foi o sucessor do DS

Um digno Citroën. O volante a direita. Vários modelos foram fabricados pela Citroën Advance Motors Slough, Inglaterra entre 1919 e 1965. O traction, 2CV, o interessante Bijou(O Bijou era um cupê com carroceria de plático reforçado com fibra de vidro, baseado na mecânica do motor 2CV de 425 cm³) os famosos DS. E vários exportados para Escócia, Austrália, Japão que tinham volante no lado direito.

O Citroën Visa também tinha várias versões

E seu motor

E o Citroën Axel foi uma versão francesa do Oltcit Club, um automóvel que nasceu de uma cooperação franco-romena.

E seu motor

O LN era quase idêntico ao Peugeot 104

A tecnologia de vanguarda nas paredes

Um acervo precioso


Abaixo Henri Fradet proprietário do museu

Muitos passos para apreciar

Os belos carros da marca francesa


Musée des Citroën – Citromuseum em Castellane, França, Route de Castellane, 04120, França


“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”


Texto e montagem e montagem Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes

Fotos cedidas gentilmente por Alejandro Beiroa. Mais uma vez Muchas gracias amigo Alejandro presidente do Clube CitroBaires

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site