Seis horas de espetáculo para mais de 50.000 espectadores no Circuito Paul Ricard! (GPFH – Grande Histórico Prêmio da França, 7 a 8 de abril de 2023)

Seis horas de espetáculo para mais de 50.000 espectadores no Circuito Paul Ricard! (GPFH – Grande Histórico Prêmio da França, 7 a 8 de abril de 2023)

Circuito Paul Ricard: percurso 1CV2 – 5,822 Quilômetros contando com a chicane.

No último fim de semana, a corrida “Endurance 6 Heures V de V du GPFH” aconteceu como parte do KENNOL Grande Prêmio da França Histórico no circuito Paul Ricard. Este encontro, que marcou o início da temporada orquestrado pela empresa V de V Sports, contou com a vitória na classificação geral para o Tiga SC 79, abaixo, da equipa Palmyr e a participação excepcional de Jean Alesi ao volante do Lotus Elan 26R da SMG equipe na frente de mais de 50.000 espectadores. A Tiga Race Cars é fábrica de carros de corrida inglesa fundada de em 1974 por dois piloto da Fórmula Um: Tim Schenken e Howden Ganley. O Tiga SC 79 tem motor com quatro cilindros em linha, em posição traseira, originário do Ford Pinto com 2.504 cm³ e 240 cavalos, caixa Hewland de cinco marchas e dois carburadores duplos.

Esta primeira prova de enduro da temporada reservada a VHC (Veículos Históricos de Competição) acolheu várias novidades entre os bólidos inscritos. Começando com o Ford GT 40 da equipe Hyracing confiada à equipe franco-belga Brice Pineau/Olivier Muytjens. Fez a melhor volta em 2:25.187 (144.8 km/h)

Depois de ter tomado a medida da pista provençal (A Provença, uma região no sudeste da França que faz fronteira com a Itália e fica na costa do Mar Mediterrâneo), este último conquistou a pole position durante a sessão de qualificação disputada na noite de sexta-feira em condições de meio-dia/meia-noite idênticas às que os concorrentes iriam experimentar durante a corrida marcada para o dia seguinte. Das 18 horas à meia-noite. O Circuito de Paul Ricard, também chamado Circuito de Castellet, é um autódromo construído em Le Castellet, perto de Marselha, na França. Abaixo Jean Alesi ao volante do Lotus Elan 26R da SMG

Com a liderança no grid de largada, seu potente V8 e a velocidade de sua equipe, o Ford GT 40 assumiu o comando da prova após a bandeira verde sinônimo de que a corrida poderia ser lançada foi acenada por Yannick Dalmas, tetracampeão da 24ª Horas de Le Mans e ex-piloto de F1 com 24 Grandes Prêmios disputados nas equipes Larrousse e AGS.

Atrás dele, a caça foi organizada, liderada pelos protótipos Tiga SC 83 e SC 79.

Respectivamente inscritos pelas equipes Rosbiff Hyett e Palmyr, seguidos de perto pelo Porsche 911 3.0 SC da equipe Quarkus.

Com o início da luta pela frente, o Tiga SC 83 foi sinalizado em câmera lenta, sendo então imobilizado próximo à pista, após apenas cinco voltas percorridas. Seu jovem piloto, Charlie Hyett, cometeu um erro de novato. Ao querer acender os faróis, ele inadvertidamente ativou o disjuntor de sua máquina. Foram quarenta e cinco minutos perdidos e, posteriormente, problemas no titular que rebaixaram a seleção britânica ao 16.º lugar da final. Na 22ª volta, foi a vez do Porsche 911 3.0 SC da Equipe Quarkus de Damien Alfano/Maxime Tandel/Alexandre Boutin/Renaldo Da Cunha, 3º da classificação geral, ser vítima de seu acelerador travado e cair na a hierarquia. Abaixo um BMW série E24

A equipe suíço-monegasca Faggionato/Vaglio-Giors/Genecand impõe o seu Tiga SC 79 na classificação geral. A “família” BMW da equipe Chateaux Sport Auto, acima, terminou em 2º lugar geral e venceu na categoria Turismo

Outra reviravolta na vanguarda! Depois de liderar nas primeiras 34 voltas, o Ford GT40 voltou aos boxes onde a equipe detectou um problema no alternador que comprometia definitivamente suas chances de vitória. Após uma hora e meia passada nos boxes a reparar, o Ford GT 40 regressou à pista e ocupou o 3º lugar na categoria GT histórico.

Agora foio Tiga SC 79 da equipe Palmyr confiado à equipe suíço-monegasca Marc Faggionato/Christian Vaglio-Giors/Gislain Genecand que assumiu o controle da corrida e não abandonoi até o final.. Após 6 horas de competição e uma batalha acirrada entre o trio líder, o Proto venceu com 1 minuto 33 de vantagem sobre a “família” BMW da equipe Chateaux Sport Auto, que venceu a categoria Touring ao mesmo tempo. Combinando desempenho e confiabilidade. Terceiro na classificação geral, o Porsche 964 Cup, acima, da equipe Simon Racing dos alemães Jurgen Pentz/Klaus Landgraf/Dennis Fetzer também venceu a categoria GTS à frente do 911 3.0 RS, abaixo, da Le Duigou Racing pilotado por Philippe Burel/Bob Arezina/Patrice Chapon e a Taça Porsche 964 da Córsega da equipa “E Cupulate Ninjas”.

Na categoria Saloon, o TVR Griffith 200 da Equipe V de V pilotado por Eric Van de Vyver/Guillaume Maillard/Patrick Brossard venceu.

Ddepois de um bom confronto com o Wassermann Racing BMW 323i (Conheça a linha séria 3 BMW), abaixo, pilotado por Eric Wassermann/Eric Baumard/Thierry Mathez que irá retrirar-se após uma caixa de câmbio quebrada.

No final, foi o Porsche 911 3.0 SC de Christophe Gaultier/Stéphane Deshayes/Mickael Bossuet inscrito pela estrutura Flatsix Le Mans Circuit que ficou em 2º lugar nesta categoria.

A vitória da classificação GT foi decidida entre o Porsche 944 S2 da Cudini Racing Team inscrito para Arnold Noret/Philippe Vigneron/Jacques Colibet e o 944 Turbo da estrutura Skoal Bandit para Hugo Mezard/Antoine Doquin/Emilien Chayia.

Este último finalmente venceu após os problemas de escape encontrados pelo primeiro. Enquanto o 3º lugar foi para o Porsche 911 3.0 SC de Philippe Achard/Philippe Martin/Jean-Yves Grandidier.

Por fim, destaque para o sucesso no histórico GT do Porsche 911 2.0 da equipe WKMR.

Para o trio pai e filho composto por Stéphane, Mathieu e Baptiste Guyot-Sionnest à frente do Jaguar Type-E, abaixo, inscrito por Jean-Paul Petit / Pascal Gerbout / Jacques Roucolle sob a bandeira da Cudini Racing Team.

Terceiro na classificação geral, a Porsche 964 Cup da equipe Simon Racing do trio alemão Pentz/Landgraf/Fetzer. O TVR Griffith 200 do Team V de V, organizadora do evento conduzido por Van de Vyver/Maillard/Brossard vence no Saloon Car.

JEAN ALESI COMO ESTRELA CONVIDADA

Foi, portanto, no circuito, que estreou na Fórmula Um e do qual foi recentemente Presidente, que Jean Alesi entrou no jogo de disputar a sua primeira prova de enduro reservada a veículos históricos de competição. Os Avignonnais (Habitantes da cidade e Avignon onde Alesi nasceu) do Grande Prêmio de Fórmula Um, 201 pessoas juntaram-se para a ocasião ao seu amigo e companheiro de armas Philippe Gache, ele próprio um ex-piloto coroado com vários sucessos em várias categorias.

Assim como Jean-Pierre e Stéphane Richelmi, dois brilhantes pilotos monegascos, pai e filho, com quem viria a dividir o volante de um Lotus Elan 1965. Qualificado na 10ª posição, o GT inglês fez um fantástico início de prova nas mãos de Jean-Pierre Richelmi, depois Philippe Gache, que conseguiu elevar a sua máquina ao 2º lugar da classificação geral na 35ª volta. E isso, durante quatorze passagens.

Infelizmente, a Lotus teve de regressar aos boxes onde foi detectado que a bucha do eixo tinha partido, provocando a quebra do triângulo traseiro esquerdo da suspensão e alguns danos periféricos que demoraram a reparar para voltar a arrancar em boa posição. Assim, Jean Alesi, que havia provado não ter perdido velocidade durante os testes, não poderia assumir o volante do Lotus ostentando para a ocasião o número 27, o número que o ex-piloto usava dentro da Scuderia Ferrari na F1. Decepcionado, mas encantado por ter participado dessa aventura, Alesi terá, no entanto, conseguido medir que sua grande popularidade permaneceu intacta com o grande público que veio recebê-lo.

Jean Alesi teve grande prazer em participar do evento com seus amigos Philippe Gache e os Richelmi, pai e filho. Carimbado com o fetiche número de corrida dos Avignonnais, o Lotus Elan 26R infelizmente foi forçado a se retirar depois de ser o 2º colocado.


Outros de destaque

BMW 530

Um BMW 2002 Ti

Um Grac MT – 14 B


A Largada

Nos Boxes

As preparações

Para ficar prontos para a disputa


Os Profissionais

São os grandes pilotos das 6 horas

Prontos para a próxima prova do ano


O ambiente

Equipe de apoio de convidados



Os Patrocinadores


MERCI BEAUCOUP AU ESPACE PRESSE V de V Sports POUR LES BELLES PHOTOS ICI.


Crédito das fotos: Tchaul31 Fotografias – Fotógrafo Oficial V de V Sports 2023 – Contato de mídia: Henri Suzeau: hsuzeau@ontheroadconsulting.net – Tel .: +33 (0) 6 08 26 90 56 – Contato V de V Esportes: Laure Van de Vyver: +33 (0) 6 28 53 12 99 – Éric Van de Vyver: +33 (0) 6 09 11 28 69

Montagem e tradução Francis Castaings.

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