Terrence Stephen McQueen (Steve): Ator e piloto

Terrence Stephen McQueen (Steve): Ator e piloto

Terence Steven McQueen, mais conhecido como Steve McQueen (Beech Grove, Indiana, 24 de março de 1930 — Ciudad Juárez, México, 7 de novembro de 1980), foi um ator americano , sempre lembrado pelos filmes de ação que protagonizou. Foi casado com Neile Adams, mãe de Chad (1956 a 1972)​, Ali MacGraw (1973 a 1978)​ e Barbara Minty até 1980.

Apelidado de “The King of Cool”, é considerado um dos maiores atores de todos os tempos e em 1974, ele se tornou o astro de cinema mais bem pago do mundo. Também foi piloto ávido de motocicletas e carros e enquanto estudou atuação, ele passava os finais de semana competindo em corridas de moto e isso contribuiu para que ele próprio realizasse suas cenas de ação dispensando o uso de dublês, especialmente, durante as cenas de perseguição de alta velocidade. McQueen também desenhou e patenteou um assento e transbrake para carros de corrida.

Vida e carreira 

Steve foi menino de fazenda, conviveu com hippies e delinquentes . Passou dois anos num reformatório da Califórnia e aos quinze anos abandonou a sua família para ser marinheiro, carregador, empregado de posto de gasolina e vendedor. A sorte chegou quando resolveu ganhar quinze dólares por semana para dizer um pequeno diálogo por noite num teatro off na Broadway.

Ele mesmo se definia como um indomável cínico, rebelde e nada bonito, e sempre procurou personagens obcecados por uma ideia, nada românticos e sem o estereótipo do galã. Ao chegar a Hollywood, na década de 1950 foi logo saudado como o sucessor de James Dean. Abaixo num Porsche 356 de sua propriedade

McQueen começou fazendo diversos papéis em séries de TV. Entre 1958 e 1961 estrelou “Procurado Vivo ou Morto”, série faroeste para a CBS, que rendeu noventa e quatro episódios. Começou no cinema num papel não creditado em Marcado pela Sarjeta (Somebody Up There Likes Me, 1956), estrelado por Paul Newman, outro grande ator que tamém foi um ótimo piloto. McQueen continuou a se equilibrar entre o cinema e a TV até que tirou a sorte grande ao conseguir um dos principais papéis de Sete Homens e um Destino (The Magnificent Seven, 1960), faroeste clássico de John Sturges, com Yul Brynner comandando um elenco repleto de outros jovens candidatos a astros, como Robert Vaughn, James Coburn e Charles Bronson. 

Filmes como Fugindo do Inferno (The Great Escape, 1963), também de John Sturges, O Canhoneiro de Yang-Tsé (The Sand Pebbles, 1966), de Robert Wise e, principalmente, Bullitt (Bullitt, 1968), de Peter Yates, estabeleceram McQueen como o típico durão hollywoodiano, versão anos 1960, papel que ele herdou de Humphrey Bogart, John Wayne e outras lendas do passado e transmitiria a Clint Eastwood, Bruce Willis, Sylvester Stallone etc. Abaixo num Lotus Eleven 1959 de sua propriedade

Na década seguinte, o sucesso continuou em diversas películas bem acolhidas pelo público, como Papillon (Papillon, 1973), de Franklin J. Schaffner, e Inferno na Torre (The Towering Inferno, 1974), de John Guillermin e Irwin Allen. No entanto, McQueen era um solitário por natureza e sua insociabilidade atingiu o ápice entre 1974 e 1978, quando preferia ficar trancado em casa, bebendo cerveja e engordando. Chegou a recusar convites milionários, como atuar em Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola ou trabalhar ao lado de Sophia Loren. Seu único interesse eram os carros e chegou ao ponto de pedir a seu mecânico para ler os roteiros que recebia e mostrar a ele apenas os mais interessantes. Finalmente, voltou ao cinema no fracassado O Inimigo do Povo (An Enemy of the People, 1978), de George Schaefer, drama adaptado da peça de Henrik Ibsen. Sua última atuação foi no thriller Caçador Implacável (The Hunter, 1980), de Buzz Kulik, já debilitado pela doença que o levaria à morte em 1980.

O ator foi vítima de um mesotelioma, câncer na membrana que envolve os pulmões e é por vezes chamado de “a doença do amianto”. Quando faleceu possuía sua própria empresa cinematográfica, a Solar. Seu corpo foi cremado, e suas cinzas espalhadas no Oceano Pacífico. Abaixo num Ferrari 250 GT Lusso 1963 de sua propriedade

Steve era apaixonado por motocicletas e a sua primeira foi uma Indian Chief modelo 1946 e tornou-se colecionador de motos clássicas, chegando a possuir mais de 100 modelos. Nas décadas de 1960 e 1970, possuiu equipe e participou de competições esportivas e desta maneira, em 1999 foi introduzido no Motorcycle Hall of Fame

Seus carros

Hudson Hornet

Este grande ator possuiu vários carros: Ferrari 275GTB/4 1967,  Ferrari 275 GTS/4 NART Spyder 1967 e Ferrari 250GT Lusso 1963, Porsche 911S 1970 e Porsche 911 Carrera Turbo 1976, Lotus Eleven 1959, Jaguar XKSS 1956, Mini Cooper S 1967, Mercedes-Benz 300 SEL 6.3 1972 e Chevrolet Styline DeLuxe 1951. E dois Hudson : Um Hudson Custom Commodore Six, um 1950 (abaixo) e outro Hudson Hornet ano 1953. A foto do carro abaixo é da casa de leilões RM Sotheby’s. Steve McQueen ficou com o carro até seu falecimento.

Jaguar XKSS 1956 . Nesta época, McQueen dizia que tinha dois meios de transporte: Seu Jaguar e seu cavalo Doc.

Ferrari 275 GTB/4

Mini Cooper Conheça

Mercedes-Benz 300 SEL 6.3 Saiba mais

Shelby Cobra 289 Conheça

Porsche 930 Turbo 1976


Fugindo do Inferno

Em Fugindo do Inferno (The Great Escape) com Steve McQueen, narra a história de um grupo de prisioneiros no final da segunda guerra mundial. Ele dá um show nas montanhas e estradas fugindo dos alemães numa Triumph TR6 Trophy

Bullit

O grande ator Steve McQueen, neste ótimo  filme de 1968, uma das mais fantásticas perseguições automobilísticas do cinema. Foram utilizados na perseguição dois Ford Mustangs fastback 1968 GT 390 e dois Dodge Charger RT 440.

Um dos mais memoráveis pegas do cinema está no policial Bullit. O filme, estrelado por Steve McQueen e a bela Jacqueline Bisset, tem uma  das perseguições mais emocionantes do cinema feitos nas ruas de San Francisco, na Califórnia. O duelo é com um Dodge Charger. O Ford Mustang, placa JJZ-109, verde escuro é um modelo 1968  GT 390 fastback. McQueen, como sempre, dispensou dublês. Ele mesmo fez questão de tocar o muscle car e o adversário, dirigindo o Charger, era um ator amigo dele. Em 1998 a Ford fez uma edição comemorativa, com o modelo atual, na mesma cor do carro do cinema. Quem gosta de ver máquinas descascando pneus pode alugar em DVD. Imperdível.


Thomas Crown Affair

O entediado bilionário Thomas Crown decide divertir-se roubando um Monet de um museu de renome. Quando Catherine Banning, uma investigadora da companhia de seguros do museu, interessa-se por Crown, um jogo complicado de vai e vem com tons românticos começa entre eles. Dá um show na praia a bordo de um bugue Meyers Manx com motor a Chevrolet Turbo-Air 6 cilindros Boxer de um Chevrolet Corvair


Porsche 911

Num dos melhores filmes de corridas já feitos até hoje, As 24 horas de Le Mans (Le Mans) dirigido por Lee H. Katzin em 1971, conta a história de uma das corridas de carros mais famosas e emocionantes do planeta. O ator principal é Steve McQueen que interpreta o piloto americano Michael Delaney e pilota um Porsche 917 na corrida. Seu maior adversário, que pilota uma Ferrari 512 S é Siegfried Rauch que faz o papel de Erich Stahler. Importante também é o papel da bela Elga Andersen que faz Lisa Belgetti. Logo no princípio do filme, as primeiras cenas mostram um Porsche 911 S preto dirigido por McQueen em estradas vicinais que dão acesso a cidade de Le Mans. Mostra ainda passando pela cidade e depois indo direto ao circuito onde relembra o acidente que teve na corrida anterior. Disponível em DVD é um filme imperdível para quem gosta de corridas de carros. Aparecem também vários outros 911 participando da corrida. Imperdível para guardar, ver e rever. Em 2011 este lindo Porsche 911 S de Steve McQueen foi leiloado por US$ 1,375 milhões pela empresa canadense RM Sotheby’s em Monterey, Califórnia, Estados Unidos.  Veja a cena


As 24 horas de Le Mans

Um dos melhores filmes de corrida já feitos, o 917 foi a estrela máxima. Trata-se das 24 horas de Le Mans, (Le Mans) com Steve McQueen (ator e produtor) produzido em 1971. Excetuando-se o astro americano, o restante do elenco é desconhecido para quem não é um grande amante do cinema. Formado, em maioria por atores europeus  que não atuaram em grandes produções, mas são muito bons! O drama tem duração de 104 minutos e o circuito de Sarthe foi alugado durante três meses para as filmagens.

Steve Mcqueen se inscreveu para a corrida com Jackie Stewart, num Porsche 917. Mas por questões da companhia de seguros, foi impedido de correr.  Ele correu na verdade num 908 fantasiado de 917.

Várias cenas são reais e foram feitas na corrida de 1970. A produção comprou vários carros (Lola, Matra, 911, Alfa, Chevron, etc…), mais cinco 917 e quatro Ferrai 512. Sabendo que no filme os Porsche ganhariam, o Comendador Enzo Ferrari não quis saber de emprestar seus carros ! E também, a produção, contratou Ickx, Jean Pierre Jabouille, Gerard Larrousse e vários outros pilotos que aparecem no filme, logo no início, antes da largada e também no fim.

Durante as filmagens, o piloto David Piper sofreu um acidente e teve de amputar uma perna. Este acidente depois foi reproduzido por um carro controlado a distância.

Os carros câmeras eram um Porsche 908-02  e dois Ford GT-40 que foram reproduzidos em miniaturas.

Começa com Mcqueen (Michael Delaney) chegando na cidade de Le Mans a bordo de um 911 muito bonito. Ele vai logo para uma das estradas que fazem parte do circuito e relembra de um acidente que foi vitima no ano anterior. Ele, na corrida, é o piloto do Porsche 20 da Gulf. Seu arqui rival é o piloto da Ferrai 512 M, Erich Stahler, interpretado por Siegfrid Rauch. Antes do começo da prova, os dois mostram suas diferenças nos corredores atrás dos boxes. As cenas da largada, da corrida, de dentro e fora dos carros, são muito bem feitas. Os acidentes muito realistas. Os atores são muito bons, tanto pilotos quanto os do box. E as atrizes principais são muito bonitas. O Porsche da equipe austríaca, cauda longa, o branco número 25 acima,  na primeira volta, simplesmente pulveriza os concorrentes na reta de Hunaudiéres numa cena muito bonita.O som do motor, no filme, é apaixonante. Vale a pena ser visto e está disponível em DVD. Foi remasterizado e o colorido é vibrante! Veja um trecho do filme

Existe também um livro, escrito por Peter Morgan que fala dos bastidores do filme. Que nem tudo foi glória. Houveram muitos transtornos nas filmagens. No mínimo interessante.  


Não podemos esquecer do filme The Hunter (Caçador Implacável – The Hunter), de 1980, onde o famoso ator Terence Steven McQueen faz um caçador de recompensas e dirige sem suas investigações um Chevrolet Styleline De Luxe 1951. E dirige muito mal! Ótimo filme!

Filmografia        

  • 1956 – Marcado Pela Sarjeta (Somebody Up There Likes Me); não creditado
  • 1957 – Império de um Gangster (Never Love a Stranger)
  • 1958 – A Bolha Assassina (The Blob)
  • 1958 – O Grande Roubo de St. Louis (The Great St. Louis Bank Robbery)
  • 1959 – Quando Explodem as Paixões (Never So Few)
  • 1960 – Sete Homens e um Destino (The Magnificent Seven)
  • 1961 – A Máquina do Casamento (The Honeymoon Machine)
  • 1962 – O Inferno É Para os Heróis (Hell Is for Heroes)
  • 1962 – O Amante da Guerra (The War Lover)
  • 1963 – Fugindo do Inferno (The Great Escape)
  • 1963 – Quanto Vale um Homem (Soldier in the Rain)
  • 1963 – O Preço de um Prazer (Love with the Proper Stranger)
  • 1964 – O Gênio do Mal (Baby, the Rain Must Fall)
  • 1965 – A Mesa do Diabo (The Cincinnati Kid)
  • 1965 – Nevada Smith (Nevada Smith)
  • 1966 – O Canhoneiro do Yang-Tsé (The Sand Pebbles)
  • 1968 – Crown, O Magnífico (The Thomas Crown Affair)
  • 1968 – Bullitt (Bullitt)
  • 1969 – Os Rebeldes (The Reivers)
  • 1971 – As 24 Horas de Le Mans (Le Mans)
  • 1972 – Dez Segundos de Perigo (Junior Bonner)
  • 1972 – Os Implacáveis (The Getaway)
  • 1973 – Papillon (Papillon)
  • 1974 – Inferno na Torre (The Towering Inferno)
  • 1978 – O Inimigo do Povo (An Enemy of the People)
  • 1980 – Tom Horn (Tom Horn)
  • 1980 – Caçador Implacável (The Hunter)

O Filho

Chadwick Steven McQueen, ou Chad, é um ator, produtor de cinema, lutador de artes marciais e piloto de corridas americano. Como ator e produtor, ele era conhecido por interpretar holandês em The Karate Kid e The Karate Kid Parte II. Ele é o único filho do ator Steve McQueen e casado com Jeanie Galbraith desde 22 de dezembro de 1993. É presença constante em eventos de automóveis pelo mundo.


Miniaturas e DVD’s

Os três do filme Bullit na escala 1/64

Outras interessantes

Na escala 1/18 junto com os Mustangs dos filmes de Bond 007


Texto, foto principal e montagem Francis Castaings. Demais fotos de publicação

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site