Visita ao Conservatoire Citroën – Aulnay-sous-Bois – Paris, França

Visita ao Conservatoire Citroën – Aulnay-sous-Bois – Paris, França

Na tarde nublada do dia 13 de abril, sexta-feira, 2013, o site Retroauto teve a honra de visitar o Museu da Citroën conhecido como Conservatoire Citroën. Em um ambiente simples e agradável a recepção de Madame Martine Darblade, coordenadora de visitas e seminários,  foi muito acolhedora.

Logo após a recepção entra-se em um galpão enorme que mais parece uma grande garagem com mais de 400 veículos, maquetes, motores, um trator, um ônibus, dois caminhões de bombeiro e até um helicóptero com motor Citroën. São veículos que vão de 1919 até os dias de hoje.

Sim, os modelos da linha C e DS atuais já estão lá para serem conservados. Estão num vasto espaço de 6.500 m² separados em lotes por época.

Infelizmente o centro de memória da Citroën na França, fechará as portas em junho em 30 de junho de 2024. O Conservatoire Citroën também um é enorme de depósito, museu e centro de documentação da marca. Não é luxuoso, mas limpo, organizado e um acervo espetacular da marca do Double Chevron, símbolo da marca que é a identificação das duas engrenagens. Aulnay-sous-Bois, fica na  grande Paris, longe do centro, por volta de 13 quilômetros do Arco do Triunfo, na região “Ilha da França/ Ile-de-Francee a a 10 quilômetros do Aeroporto Charles de Gaulle. O armazenamento temporário provavelmente deverá ser na Ile-de-France, mas ainda sem data definida. Mas vai voltar para apreciação dos amantes da marca! A marca existe há mais de um século! Um dos símbolos da França

Uma visita mágica ao passado. A empresa mostra e dá valor à sua história. E presenteia clientes e antigomobilistas. Um exemplo a seguir. Aprecie sem moderação


Um protótipo Citroën Karin desenhado pelo anglo italiano Trevor Fiore logo na entrada. Década de 1980.

Citroën B2 Caddy Sport 1923.

Citroën C4 furgão 1931 com capacidade de carga de 500 quilos

Citroën Rosalie 7 U A M.I 1936. Motor quatro cilindros com 1.628 cm³ e 35 cavalos à 3.500 rpm. O M.I. significa motor invertido. Foi inserido o propulsor do Traction em posição invertida.


O começo do TA Traction Avant

Um cupê muito raro e bonito

Um modelo Traction Comerciale

Um cupê Cabriolet

Raro e desejável

Um modelo muito desejado em qualquer parte do mundo. Faz 90 anos em 2024


2CV – A maquete do guarda-chuva sobre rodas

Haviam três modelos expostos do Citroën 2 CV com arranhões e poeira como foram achados em 1994 num galpão pouco visitado. Os modelos eram pré-série de 1939

Sem restauração

Um modelo de 1950 já em produção em série e muito bem vendido.

Tinha que ser confortável e carregar a cesta abaixo sem quebrar os ovos. Deliciosos omeletes são tradição na França. 

O modelo Sahara com dois motores

Um sucesso na Europa, África, América do Sul, Ásia…

Várias versões especiais

Esta muito desejada. Era a Charleston

No filme 007 com Roger Moore e Carole Bouquet. Em 1981 estreava mais uma aventura de 007, o agente britânico James Bond em Somente para Seus Olhos (For Your Eyes Only). O personagem principal criado por Ian Fleming é vivido por Roger Moore

Nas pistas

O 2CV foi muito usado em corridas mono marca por iniciantes e até hoje o Rally Cross faz sucesso entre público e interessa muito as marcas para demonstrar a robustez de seus produtos.

Em 1967 o Dyane

Uma versão mais moderna do 2CV

Um modelo de 1950 já em produção em série e muito bem vendido.Havia mais visibilidade e um pouco mais de conforto. Leia sobre o 2CV


Citroën H

Salão do Automóvel em Paris em 1947

O Protótipo G1 de 1948. Seu motor era o mesmo do Traction. Conheça o H

E a versão futurista de 2011


O Ami

Sua versão perua Leia sobre

Serviu, numa versão cupê, cujo nome era M35 e foi produzida entre 1969 e 1971 , de laboratório para testes do motor Wankel que viria a equipar o GS. Foram fabricadas 277 unidades e entregues a clientes selecionados.


O Méhari

E sua versão militar

Despido

E a versão para as areias . Conheça


Citroën DS

Outra revolução em 1955

Era o DS

Pura aerodinâmica

Em um exemplar da prestigiada revista Car britânica, num número fora de série intitulado The Coolest Cars, de abril de 2004, houve a eleição dos 100 carros mais colecionáveis do mundo. O DS ficou em quarto lugar. Modelo com faróis em formato de amêndoa, lançado em 1967.

A perua ou break na França

Suas versões de competição

Outra

Para agradar a presidência, principalmente ao General Charles De Gaulle, foi feita uma limusine três volumes com vidros bem maiores em altura. E era também bem maior em comprimento. O General era alto 1,96 e ficaria mais confortável,

Leia sobre o DS


SM – No salão de Genebra, na Suíça, de 1970 a Citroën apresentava o modelo SM (Sport Maserati). O motor foi concebido por Giulio Alfieri. Era um V6 derivado de um V8 da casa italiana. No resto ele seguia a tradição e os conceitos avançados que fizeram à fama da fábrica francesa.

Um belíssimo esportivo

Visto de trás

Este estava na porta do Conservatório

Um SM que correu no Rali Bamdama em 1973. Foram 3.572 quilômetros na Costa do Marfim, África, ficando em quinto e sexto lugares. Um DS ficou em quarto. Bamdama é um nome de um grande rio na Costa do Marfim. Leia sobre o SM


O Citroën GS foi apresentado no Salão de Paris de 1970

Em 1973 a Citroën apresentava, no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o GS Birotor, ou seja, o carro estava com um motor rotativo Wankel.

Em 1976, começando com um GS X2, o artista Jean-Pierre Lihou criou o seu conceito de “Energetique” realizando uma progressão de cores de 73 cores diferentes combinadas com um módulo de setas, todas legíveis em duas direções.

E a versão perua usada pelo redator da revista L’Auto Journal no raid Paris-Cabul-Paris em 1976. Foi decorado por um artesão local do Afeganistão seguindo as tradições do país. Conheça o GS


O CX – Um pouco antes, em 1967, o famoso Pininfarina fez um estudo de um automóvel aerodinâmico cuja intenção era substituir a envelhecida linha 1800 da Austin. Robert Opron gostou muito deste projeto e coordenou para a Citroën o projeto G que originaria o modelo GS. Junto com ele, outro homem da empresa, Michel Harmand, desenvolviam o Projeto L (abaixo) .

O modelo definitivo

A versão super luxo Prestige

Para as pistas Leia sobre o CX


O Visa

A versão Gti para as ruas

Que também foi para as pistas

Fez bonito

Também no asfalto Conheça


O BX fez 40 anos em 2023 O BX que sucedeu o GS teve cilindradas que iam do 1.4, 1.6, 1.9 e 2.1. Chegou em poucas unidades ao Brasil em 1995

E a versão GTi

E também foi para as pistas e tinha verão 4 x 4


O XM

Foi lançado em 1989 com muita tecnologia como era tradição da empresa. Motores 2.0 8V Turbo(Sensation)e 3.0 12V ZPJ (Sensation ou Exclusive) até 1997.E 3.0 24 válvulas. Foi fabricado até 2000.


Outros muito interessantes

O Citroën B14 Bombeiros de 1927.

O ônibus Citroën U 23 de 1947.

O trator de 1946 com tração nas quatro rodas

O protótipo do helicóptero de 1971, modelo RE2 com 2.400 cm³ e 190 cavalos à 6.500 rpm.

O veículo da Expedição Amarela – O cruzeiro amarelo, que ocorreu de 4 de abril de 1931 a 12 de fevereiro de 1932, também conhecido como “missão da Ásia Central” ou “3ª missão GM Haardt – Audouin-Dubreuil”, foi um dos “Raids” automobilísticos organizados por André Citroën, e ligando Beirute a Pequim.

Esta foi a terceira expedição motorizada do gênero, sendo a primeira a travessia do Sahara e a segunda, o cruzeiro negro. Atingiram 4.132 metros de altitude no Himalaia e percorreram cerca de 13.000 quilômetros. O caminhão com esteiras era o C4 P17 de 1930 abaixo

Na entrada uma bela escultura em mármore.

E o Busto de André Citroën

90 anos de Créative Tecnnologie

Para elas um Citroën C3 Dolce Gabbana

E também um Hermes 2CV


UN GRAND MERCI À MADAME MARTINE DARBLADE ET AU CONSERVATOIRE CITROËN


Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Colaboração especial fotos: Flávia Cristina Lana, abaixo

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