Uma Retrospectiva e a Festa do Centenário do Autódromo Linas-Montlhéry nos dias 12 e 13 de outubro de 2024

Uma Retrospectiva e a Festa do Centenário do Autódromo Linas-Montlhéry nos dias 12 e 13 de outubro de 2024

Desde o seu início em 1924, o Autódromo de UTAC Linas-Montlhéry tem sido palco de inúmeras corridas, campeonatos emocionantes e encontros inesquecíveis entre pilotos e fãs. Dos carros de corrida clássicos aos carros de corrida modernos, o Autódromo viu a tecnologia e a arte da condução em pista evoluir ao longo dos anos.

Para este centenário, os visitantes tiveram o prazer de admirar seis grupos de carros antigos, datados de 1924 a 2020. Abaixo um Ryley Special Sports

Também estiveram presentes dois grupos de motos, testemunhando destaques da história do Autódromo.

A pilotagem não escolhe o sexo

Nem a potência

Clubes automobilísticos icônicos também foram convidados a participar desta grande celebração. Abaixo, na ordem, um Lorraine-Dietrich B3-6 de 1925, um Talbot Lago T150 e um Lea Francis 1928

Esta celebração foi também a da família, que pôde divertir-se com atividades únicas no centro do ringue de velocidade, como uma roda gigante que permitiu contemplar o espetáculo numa dimensão completamente diferente.

Paralelamente, sessões de autógrafos reuniram conceituados pilotos de automóveis e motocicletas, bem como personalidades e criadores de conteúdos, na presença de François Allain, embaixador do centenário do autódromo.

Este autódromo nasceu em 1924 e foi criado pelo industrial francês Alexandre Lamblin que era fabricante de radiadores para automóveis e aviões. Ele era também um apaixonado pelos esportes a motor e dono do jornal Aéro-sport. Na época os circuitos de Brooklands na Inglaterra, Indianápolis nos Estados Unidos e Monza na Itália já tinham suas pistas para a disputa e quebra de recordes entre aviões e carros.

Onde fica? Sudoeste de Paris, França. Distância: Paris-Montlhéry – 18,5 quilômetros.

O traçado: Este tem 12 curvas (as inclinadas com 51º) e 12,5 quilômetros de extensão. Foi desenhado pelo engenheiro Raymond Jamin. Decidiram que este teria uma pista oval com duas retas de 180 metros e as curvas côncavas de forma parabólica que também teria acesso à parte plana formando uma espiral logarítmica.

Teria que permitir veículos de duas toneladas chegassem à uma velocidade de 220 km/h na parte mais alta da curva. Esta parte tem 2.548,24 metros de extensão. Mil toneladas de aço e oito mil metros cúbicos de cimento foram utilizados e dois mil operários que trabalharam durante seis meses. Foi finalmente inaugurado em 4 de outubro de 1924.

Abaixo Barth começou como engenheiro, mas tornou-se um dos pilotos mais bem sucedidos em corridas de carros esportivos.

Ganhou as 24 Horas de Le Mans em 1977 num Porsche 936 , com Jacky Ickx e Hurley Haywood, e em 1980 ganhou os 1 000 km de Nürburgring com Rolf Stommelen. Jürgen Barth (Thum, Saxônia, 10 de dezembro de 1947) é um engenheiro alemão e ex-piloto de corrida. É filho do piloto de Fórmula Um e piloto de carros esportivos. Ele é muito respeitado na Europa, principalmente e nos Estados Unidos. Uma lenda dos anos 60,70,80 e 90

Um grande desfile de mais de 500 carros encerrou este fim de semana histórico! Mesmo que na opinião de alguns faltasse o efeito “uau”, lamentando que o venerável circuito não tenha sido celebrado pelo seu verdadeiro valor, foram ainda mais de 15.000 entusiastas que vieram reviver um século de competições nesta lendária pista que reuniu mais de 200 carros e 120 motos emblemáticas em pista, 600 clubes de caros antigoss, sem esquecer a grande final dos concursos de elegância FFVE. Este evento teve o apoio da apoio do VeA (Veículos Europeus Antigos)

O MVS Venturi, vitorioso nos 1000 km de Paris em 1994, conduzido por Jean-Claude BASSO e co-pilotado por Henri PESCAROLO 30 anos depois, tivemos a honra de conhecer o Sr. BASSO e ouvir o Sr. PESCAROLO ao microfone. Jean-Claude BASSO

O Venturi, vitorioso nos 1000 km de Paris em 1994, conduzido por Jean-Claude BASSO e co-pilotado por Henri PESCAROLO 30 anos depois, tivemos a honra de conhecer o Sr. BASSO e ouvir o Sr. PESCAROLO ao microfone. Jean-Claude BASSO

Seu motor um V6 PRV Peugeot Renault Volvo equipou o Peugeot 504, 604, linha Volvo 240, Renault 25, Citroën CX

Abaixo um Porsche 928

Abaixo os Porsche da Linhagem 911

Um Ferrari 348 TS

Abaixo um Ferrari 308 GT4

Um Porsche 356

E um ancião Lohner Porsche Phaeton 1898

Um Austin Healey de pistas

Um MG TF

Um Alfa Romeo Giuletta

Um Fiat 128 de pista da famosa escuderia equipe Filipinetti

Um Citroën SM

Um Alpine A110

Um Renault Clio Willians

Um Lola T290 1992

Um Ford Mustang

Um Austin Morris Mini

Um Jaguar C-Type

Um Ford Escort MKI, primeira e uma das mais famosas. Sucesso nas ruas, estradas e pistas.

Um Alfa Romeo Giulia Bertone

Um Ford GT40

Um DeTomaso Pantera

Um Simpático Fiat Nouva 500

Um Peugeot 505 Super Produção


Organização: UTAC © Angélique MOLINIER (Da luz aos olhos)


2024: ano do centenário do Autódromo UTAC Linas-Montlhéry

O autódromo Linas-Montlhéry foi inaugurado em 4 de outubro de 1924. Fique conectado, compartilharemos com você, ao longo do ano, alguns dos destaques dos seus 100 anos de história. Este autódromo continua a ser sobretudo um circuito vivo que acolhe eventos, filmagens, cursos de condução e testes dos veículos de amanhã ao longo do ano… Abaixo um famoso Peugeot 204 sempre presente nas competições

Também este ano, a UTAC decidiu criar um evento único, não só para comemorar o centenário do seu Autódromo, mas também para apresentar a evolução da mobilidade e o envolvimento do grupo na mobilidade de amanhã, graças à implementação de meios de ponta e tecnologias em todo o mundo. O Festival do Centenário, que terá lugar no fim de semana de 12 a 13 de outubro de 2024, será uma vibrante homenagem ao patrimônio do Autódromo, celebrando 100 anos de automóveis e motos, mas também 100 anos de inovação. Abaixo uma Ferrari Mondial

Passado, presente e futuro unem-se no Autódromo Linas-Montlhéry! Organisation UTAC © Angélique MOLINIER (De la lumière aux yeux)


ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução, montagem e comentários Francis Castaings.

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