Encontro The Garage BR – Maio de 2025, Belo Horizonte, Minas Gerais

Encontro The Garage BR – Maio de 2025, Belo Horizonte, Minas Gerais

Há mais de dez anos existe o grupo The Garage BR. E há seis anos os encontros mensais. Desejo muitas décadas futuras. É muito importante preservar o patrimônio sobre rodas. O passado faz parte do futuro! E parte da história do país! E os colecionadores fazem!

Este ótimo encontro de aniversário foi em 25 de maio, domingo, em Belo Horizonte no estacionamento principal do campus da UniBH na Avenida Professor Mário Werneck, 1685, bairro Buritis em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Há mais vagas, melhor organização dos carros, um bom local para os comerciantes, para a banda/trio Mentol que como sempre tocou músicas ótimas.

Estavam lá muitos visitantes e colecionadores. Como sempre lotado! Quem for expor tem que chegar cedo, por volta das 9:00 horas. Muitos carros arrefecidos a ar e também nobres visitantes.


Os Carros

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília… Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.

Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela

Abaixo o Herbie Conheça a história do Fusca

Muitos modelos bonitos

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Käfer Schwarz

E um modelo na Patina

E um Tomate vitaminado


O primeiro modelo fabricado pela Volkswagen no Brasil foi o utilitário Kombi

E sua evolução

Na final da década de 60 chegava a nova linha Typ 3 Conheça

O primeiro foi o sedã 1600 quatro portas acima, depois a Variant e o TL

Que fez muito sucesso

Os derivados com motor arrefecido a ar

Um dos primeiros veículos Gurgel

O esportivo de maior sucesso no Brasil

Conheça o Puma

Um Tarpan


Em 1980 chegava o Gol

Que ia gerar uma grande família. E até hoje faz história Conheça

E a carroceria renovada em 1995

Ainda na família “água” Um Volkswagen Passat Variant geração B5 e B5,5 de 1996 a 2005. Conheça nossos modelos e os europeus

Esta geração possui suspensão frontal 4-link, e tração integral (Passat Syncro) foi mais tarde disponibilizada, dando excelente tração. O Passat B5 compartilhava sua plataforma com o Audi A4. A motorização era inteiramente nova com motores a gasolina 1.8, 2.0, 2.3 e 2.8, incluindo um 4 cilindros 1.8 L turbo, ou um 2.8 L V6, para além dos modernos 1.9 TDI. A transmissão poderia ser manual de 5 marchas ou automático na maioria dos modelos


Mais Brasil

Conheça os Minis da Gurgel


Os Carros da Ford

Uma picape F1

Uma F100 nacional. Conheça as picapes Ford

O cavalo brasileiro da Ford: Conheça a linha Corcel e a linha Corcel GT

Um Ford Escort XR3

O cavalo americano da Ford do século passado

E deste. Conheça a linhagem que fez 60 anos em 2024


Os Chevrolet que estavam lá

Um Opala cupê 4100

E um Chevrolet Camaro


Alemanha

Um BMW 325 da geração E30

E outro, versão Touring, da geração E36. Conheça a linhagem


Da França um Citroën ZX que sucedeu o GS e que foi substituído pelo Citroën Xsara


Ambiente e gente

Os amigos dos antigos

Muita gente

Uma pessoa incansável, Elisa e sua auxiliar. Sempre presente nos encontros.

Um carro de serviço que não pode faltar Conheça outros

No mês que vem tem mais

Neste ótimo local


Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes

As fotos com a marca Retroauto são gravadas com um software que permite a identificação. A detecção é fácil!

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