Club Vincennes en Anciennes, VEA – Veículos Europeus Antigos, Mensal Dezembro, 2025. Paris, França
É o maior clube de veículos antigos multimarcas da França com 1.100 sócios, 3.000 veículos e 80 marcas diferentes.

O castelo de Vincennes (Château de Vincennes) é um palácio fortificado, sendo o mais importante Castelo Forte Real francês. O site https://www.vincennesenanciennes.com/ Fazem parte da Federação Francesa de Veículos de Época (FFVE) e do VEA

E lá, a cada primeiro domingo do mês, se reúne o maior clube de carros antigos multimarcas da França. Acima um Citroën Ami Break, um Peugeot 403 picape com caçamba e um Volkswagen Typ 1

É o Vincennes en Anciennes que também faz grandes passeios pelos principais pontos da capital no inverno e no verão chegando a reunir na Travessia de Paris, que está 16ª edição, 843 veículos com mais de 30 anos: 660 automóveis, 121 veículos de duas rodas, 44 tratores, 10 bicicletas, 7 ônibus…

Este evento teve o apoio da apoio do VeA (Veículos Europeus Antigos)

Onde: Na região metropolitana de Paris. Pode-se ir de metrô, carro, ônibus, bicicleta, a pé…

Pode-se ir de metrô, carro, ônibus, bicicleta, a pé…

Reúne principalmente carros de origem europeia e americanos – https://www.vincennesenanciennes.com/

Inscrições: 26e Traversée de Paris Hivernale: Um passeio pelas ruas de Paris apreciando uma parte do patrimônio da capital, em veículos antigos Abaixo o cartaz da Travessia de inverno em Paris que será em 25 janeiro de 2026. Inscrições: 26e Traversée de Paris Hivernale: Um passeio pelas ruas de Paris apreciando uma parte do patrimônio da capital, em veículos antigos

A recepção


O Volkswagen Kombi/ Typ 2 outra vez no apoio

O Lema: Sous le soleil ou la pluie nous roulons/ Rain or shine we drive them /Sub sole aut pluvia ducemus ea. Na chuva ou no sol nós rodamos!
Automobiles France
Renault Juvaquatre. Foi lançado em 1939, com quatro portas, com portas articuladas na coluna “B” e tinha “portas suicidas” e o porta-malas atrás era acessível apenas pelo habitáculo. Foram lançados alguns modelos “luxuosos”, com versões cupê, conversível e depois furgão.

As vendas do pequeno Renault começaram bem até o começo da Segunda Grande Guerra foi interrompida a produção, tendo a fábrica sido reconvertida para produzir equipamento militar para o esforço de guerra. Foi produzido até 1960 também em fábricas em Israel, Inglaterra e Bélgica

Um Citroën 2CV

Outro

Mais outro


Um Citroën Dyane que é uma variação “luxo” e mais “moderna” do 2CV. A esquerda um Fiat Nuova 500 e a direita um Citroën CX . O Dyane foi produzido entre 1967 e 1983 pela Citroën. Foi projetado para ser o sucessor do Citroën 2CV, mas não resistiu ao mito criado em volta do seu antecessor. Com 1.443.583 exemplares comercializados, este modelo que usava a mesma plataforma que o 2CV, teve a sua produção interrompida em 1983, seis anos antes do fim do 2CV.

Um Citroën AX: O AX foi um carro urbano produzido pela Citroën de 1986 a 1998. Substituiu os modelos LN/LNA, Axel, versão romena do Visa. Foram produzidas 2.561.432 unidades. Elogiado por sua robustez e economia de combustível, conquistou o segundo lugar no prêmio Carro Europeu do Ano em 1988. Também foi produzido sob licença na Malásia pela montadora Proton de 1996 a 2000, sendo comercializado como Tiara. A partir de 1996, foi gradualmente substituído pelo Saxo. Sua versão com 1.527 cm³ tinha 100 cavalos e fazia de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e velocidade máxima de 191 km/h. Com um CX, coeficiente aerodinâmico de apenas 0,31 era bem divertido na versão GTi

O Renault 4l sempre presente também na recepção

Um Renault 5

E um Renault R5 Turbo

Um Peugeot 205

O mesmo na versão GTi

E um Cabriolet entre um R4l e um raro R4L furgão

Um Peugeot 309. A verão GTi duas portas tinha 1.905 cm³ e 130 cavalos. Fez sucesso em ralis

Cars from England
Um MGB


Vettura Italiana

Um raro Fiat 1300/1500.Foram fabricados entre 1961 a 1967. Esses dois modelos compartilham a mesma carroceria sedã de quatro portas, equipados com motores de 1295 cm³ com 65 cavalos e 1481 cm³ com 72 cavalos. Em seu lugar chegou o 124 em1966 e depois o famoso 131 Mirafiori

O Fiat Panda foi um grande sucesso de Torino

E o Alfa Romeo 75 em uma versão mais apimentada. Era equipado com motor quatro cilindros em linha com duplo comando 1,6 litros e 1,8 litros turbo e 2 ,0 litros. E o mais atraente um V6 com 2,5 e outro com 3.,0 litros. Era um modelo muito apreciado pelos Carabinieri (famosa polícia especial italiana). Foi produzido entre 1985 e 1992. O modelo abaixo é um 2.0 Twin Spark


Auto Wagen Deutschland
Um Ford Escort MKI.Foi a primeira geração do icônico carro compacto da Ford, produzida entre 1968 e 1974 na Europa (e até 1975 na Austrália), conhecida pelo seu estilo arredondado, tração traseira, e versatilidade. Carrocerias duas, quatro portas e Estate, Perua, com duas portas.Foi fabricado na Inglaterra e na Alemanha.

Foi um sucesso nos ralis e gerando versões esportivas como o lendário RS1600 e RS2000. Com motores que iam de 1.1L até versões esportivas de 1.6L e 2.0L, e por aparecer em filmes como Velozes e Furiosos. Versões mais apimentadas como RS (Rallye Sport), como o RS1600 (motor 1.6L 16V) e o RS2000 (motor 2.0L), dominando as pistas de rali.
O World Cup Rally: foi uma competição off-road organizada pelo jornal inglês Daily Mirror para celebrar a Copa do Mundo de 1970. A largada foi dada no Wembley Stadium, em Londres, Inglaterra, no dia 19 de abril daquele ano e, depois de rodarem aproximadamente 25.750 quilômetros, os competidores chegaram na Cidade do México em 27 de maio. Começou com mais de 100 carros na disputa, mas apenas 23 conseguiram finalizar a prova. O campeão foi o piloto finlandês Hanu Mikkola em parceria com o navegador Gunnar Palm. A dupla competiu à bordo de um Ford Escort 1850 GT.

Após a grande prova foi lançado a versão Ford Escort Mexico, uma versão esportiva do Escort Mk1, criado em 1970 para celebrar a vitória da Ford no rali Londres-México, com carroceria reforçada e motor com 598 cm³ com quatro cilindros em linha e 86 cavalos. Chegava a 170 km/h

Um Porsche 911 Carrera

Momentos



Mais um ótimo encontro do clube Vincennes en Anciennes



Este evento foi realizado junto com o especial BMW
A Equipe
Un grand merci à l’équipe du club pour son accueil. Et a la prochaine. Muito obrigado pela recepção a todos da equipe do clube. Superbe!

| ISSO É MUITO MAIS QUE EXPOSIÇÃO . É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QU’UNE EXPOSITION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION! |
Com sol ou com chuva, rodamos!

Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes
Texto e montagem Francis Castaings. Fotos/Photo: Richard Roggero
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