Chevrolet Impala: Um Símbolo Americano em quase cinco décadas.

Chevrolet Impala: Um Símbolo Americano em quase cinco décadas.

O Chevrolet Impala começou sua carreira em 1958 e terminou em 2020 após nove gerações. Foi um dos maiores sucessos da linha norte americana da General Motors. Com várias versões de acabamentos e carrocerias a concorrência teve que lutar muito contra este carro de grandes dimensões, sempre com mais de cinco metros e motores que agradavam a todos, principalmente os potentes V8. Foram 63 anos de produção, pois a produção dos modelos 58 começou em 1957!

A linha Bel Air, de 1955 a 1959, foram os primeiros Chevrolet a serem equipados com motores V8, sendo que os mais acessíveis tinham motores com seis cilindros em linha. Na década de 30, foi lançada a linha Master que tinha modelos cupê muito bonitos. A década de 40, por conta da Segunda Grande Guerra Mundial, poucas foram as novidades na indústria americana. No final desta década, algumas fabricas apresentaram novidades. E vendeu mais de 13 milhões de unidades!

Nascido em 1958, a linha Impala fez muito sucesso. Este é um Impala cupê 1961 que tinha motores com seis cilindros em linha e uma vasta gama de V8. O mais potente era o V8 com 6.440 cm³ (409 pol³) com quatro carburadores duplos e 410 cavalos. Era o modelo SS . Abaixo um Bel Air 1959

Chevrolet Impala 1959. Havia também a versão com colunas sedã e o modelo duas portas, a conversível duas ports e a Station com quatro portas. a picape El camino, abaixo.

O mesmo

E uma rara versão Panel Delivery. Vários motores seis cilindros em linha e também uma grande gama V8.

Este “compacto” Chevrolet Impala SS 1959 conversível está em estado imaculado! Havia também a carroceria quatro portas, cupê, Station Wagon e a picape El Camino concorrente da picape Ranchero da Ford. Motores com seis cilindros em linha e vários V8. Este é um modelo SS facilmente reconhecido por suas bandeiras quadriculadas tanto no capô quanto na lateral. Um dos motores era o V8 283 (4.637 cm³) com 185 ou opcional com 290 cavalos. Outro muito apreciado era o V8 348 (5,7 litros) e 315 cavalos. Os carros grandes da linha Chevrolet da General Motors em 1959 eram o Impala, Byscaine e Bel Air

Década de 50

O sucesso da linha Chevrolet fabricada entre 1955 a 1957, foi grande e a General Motors, queria manter as vendas em alta. Em 1956, no Motorama Car Show, uma mostra famosa que acontecia em cidades grandes e de destaque como Nova York, Los Angeles, Miami … foi apresentado o Chevrolet Corvette Impala, um projeto ousado e novo para ser o topo-de-linha que viria suceder os Bel Air. Uma tarefa difícil.

O conceito apresentava um Corvette para quatro pessoas do que a um sedã americano com linhas arrojadas. Estavam mais largos, baixos e grande área envidraçada, esbanjando espaço e luxo. As linhas eram típicas dos estilistas, Harley Earl e também William L. Mitchell,