Forte de Copacabana – Rio de Janeiro – Estado do Rio – 2012

Forte de Copacabana – Rio de Janeiro – Estado do Rio – 2012

Um dos melhores encontros de carros antigos do Rio de Janeiro aconteceram no Forte de Copacabana que fica no final da famosa Avenida Atlântica na capital fluminense.

Eram três dias de visitação. Um local bonito onde se tem vista para a princesinha do Brasil, a belíssima praia de Copacabana, quanto para as praias do Arpoador, Ipanema e Leblon. Numa pequena península ficavam uma centena de carros e ótima infraestrutura no local.

Vários carros nacionais e estrangeiros estavam lá. Importante lembrar que o Rio de Janeiro foi a capital federal até a inauguração de Brasília em 1961.

Por este motivo tem uma bela frota de importados que por lá ficaram e também de entusiastas que souberam muito bem organizar clubes e conservarem seus carros. Vários consulados ainda estão lá. E os funcionários podiam trazer carros de seus países de origem desde a década de 30,40,50,60,70 e 80.

Onde? Rio de Janeiro


A exposição, os carros

Americanos da General Motors

A Lasalle era a divisão de luxo da Cadillac. Um belo modelo cupê cabriolet de 1939. Belo!

Um Cadillac series 52 ano 1954 modelo Eldorado. A versão Biarritz era conversível

Cadillac Coupé DeVille 1957. E conservava muitos cromados

Outro Cadillac Coupé DeVille 1968. Belo, mas ainda muito grande!

Chevrolet Master Special DeLuxe. Que restauração! Leia mais

Imenso Oldsmobile Hydramatic Drive 1947. Esteve numa novela famosa em 2016. Fazia parte do mesmo chassi/carroceria do Oldsmobile 60 Special, Chevrolet Fleetline Aerosedan e Pontiac Torpedo.

Oldsmobile Cutlass. Saiba mais

Chevrolet Corvette Sting Ray 327 (ainda se escrevia separado) de segunda geração Conheça

Um belo Corvette Stingray da terceira geração

Chevrolet Impala conversível 1963. Neste ano os motores V8 iam de 135 cavalos até 410. Com o pacote SS e na versão mais potente, foram fabricados cerca de 15.000 unidades

Lindo Chevrolet Chevelle Malibu da segunda geração fabricada entre 1968 e 1972. Usava desde um pacato seis cilindros em linha até um V8 com bloco grande de 7,4 litros. Com pacote Regular Production Option (RPO). Na versão Standard podia ter 360 cavalos. Na mais potente LS6 generosos 450! Cobria ¼ de milha em 13,9 segundos e atingia 102 milhas por horas! Cerca de 164 km/h em 400 metros!

Chevrolet Camaro da segunda geração a partir de 1970. A versão Z28 era muito musculosa! Com 350 polegadas cúbicas tinha 360 cavalos. Leia sobre o Camaro

Buick H/O (Hurst/Olds) 455. Neste pacote 455 (7.459 cm³) tinha 350 cavalos. Também arrancava muito bem!


Os carros da Chrysler

Este belo Chrysler 1929 dava as boas vindas aos visitantes

Plymouth Cranbrook 1951. A versão Belvedere era mais luxuosa e compartilhava a mesma carroceria com as marcas irmãs Desoto e Dodge Kingsway

Desoto Firedome 1957 tinha motor V8 com 361 polegadas cúbicas (5,9 litros)


Os carros da Ford

Um imenso Lincoln Continental. Conheça a história deste famoso carro

Um Ford muito interessante. Trata-se de um modelo cupê 1940 Deluxe

Ford Thunderbird. Leia sobre o pássaro da Ford

O “Must” da Ford na década de 60 era o Mustang

Os modelos 67 e 68 não tem muitas diferenças. Existiam com carrocerias cupê, fastback e conversível. É um carro que faz bonito até hoje.

Outro cupê da mesma linhagem. Mas este é um GT Conheça


Os carros da Alemanha

Um DKW F94 1000 importado Veja os nacionais

Um Fusca alemão com vigia oval na traseira

Volkswagen 1303 alemão conversível. Em termos mecânicos já era bem mais moderno que o nosso. Conheça toda história

Mercedes-Benz 170S, série W191 produzido entre 1949 e 1955.

Um esportivo alemão de sucesso foi o Mercedes-Benz 190 SL. Saiba mais sobre este sucesso da casa Daimler-Benz

Outro belo Mercedes-Benz 280 SL Conheça

Um sucesso mundial da Mercedes-Benz. Este é um modelo 230 S Saiba mais

Que foi sucedido por este. No caso um 280S Conheça

Mercedes-Benz da série W114/115. Este é um modelo 230-6. Saiba mais

Um excelente esportivo era o Porsche 356 Conheça

Seu sucessor foi o Porsche 911. Abaixo um modelo modelo Targa. Este tipo de capota foi imitado por várias fábricas. Leia mais sobre o 911

Outro que também fez sucesso foi o 914. Conheça este pequeno esportivo clicando aqui.

Outro esportivo alemão que fez muito sucesso foi o Opel GT. Saiba mais


Os carros da Inglaterra

Um belo e imponente Jaguar MK V

Jaguar XK 120 Fixed-Head cupê. Este tinha teto rígido fixo e o número 120 é por ter alcançado 120  milhas por hora (193 km/h) nos anos 50. Foi testado na auto Estrada Jabbeke na Bélgica e também no circuito francês Linas-Montlhéry por Sir Stirling Moss que foi um grande piloto das décadas de 50 e 60 junto com Juan Manoel Fangio

O Jaguar E-Type também foi um grande sucesso. Este tem um motor V12. Saiba mais

Raro e bonito Ford Zodiac Mark II inglês produzido entre 1965 e 1962

Muito atraente o MG A

Um belo esportivo MG B. Leia mais.

Austin Morris Mini de briga. Saiba mais


Os carros da Itália

Alfa Romeo Giulia Super. Saiba mais sobre estes lindos italianos

Alfa Romeo Spider 2000 mais conhecido como Duetto. O nome “Duetto” foi escolhido num concurso. Quem ganhou levou um modelo. Não faltaram nomes concorrentes muito bizarros!

O modelo ficou 27 anos em produção com poucas modificações externas. As últimas não foram muito felizes. Foi lançado em 1966 e produzido até 1993. Ficou mundialmente conhecido por ser o carro de Benjamin, interpretado por Dustin Hoffman em A Primeira Noite de um Homem (The Graduate)  filme de 1967. Conheça

Um pequeno Fiat 500 Giardiniera fabricado entre 1960 e 1977 Conheça


Os carros da França

Um Citroën 3CV. Era a versão argentina do 2CV. Saiba mais

Uma revolução na década de 30. Este Citroën Traction era um revolucionário

Outro belo modelo da marca francesa. Leia mais sobre o Traction.


Os carros do Brasil

Os Carros da General Motors

Super Chevrolet Opala Standard 1970

Outro muito bonito com a mesma frente 1968/1969 e 1970

Chevrolet Opala Caravan 4100. Familiar com emoção!  Leia mais sobre o Opala

Um Chevrolet Chevette da primeira geração. Saiba mais sobre o pequeno GM.

Chevrolet Monza 1.8 S. Raro e muito bonito! Conheça


Os Carros da Ford

Impecável Ford Galaxie 500. Conheça a linha Galaxie, LTD e Landau

Outro muito bonito com teto branco e placa preta

O Ford Corcel. Este foi o último GT da primeira fase. Leia mais sobre o cavalo da Ford

Ford Maverick seis cilindros que veio rodando do Rio Grande do Sul. Saiba mais sobre este médio da Ford


Os Carros da Chrysler e da Simca

Impecável Simca Chambord Emi-sul

Muito raro este Simca Regente. Leia mais sobre estes belos modelos

Um belo Dodge Dart cupê. Leia mais sobre a linha Dodge Dart e Charger

E o pequeno Chrysler Dodge 1800. Saiba mais


Os Carros da Willys

Bonito exemplar do Willys Itamaraty. Saiba mais


Os Carros da Volkswagen

Um Fusca apimentado e bem equipado Saiba mais

Um belo Karmann-Ghia. Saiba mais sobre o primeiro esportivo VW

Muito bonito este Karmann-Ghia TC Leia sobre

E o SP2 que infelizmente não teve o sucesso esperado Conheça


Os Carros da Fiat

Ótimo exemplar do Fiat 147 Rallye. Saiba mais dos italianos no Brasil


Os Carros DKW

Belo modelo Belcar Saiba mais

E o esportivo Malzoni. Raro e histórico! Conheça


Os Carros Puma Veículos

Lindo Puma GT-1600 leia sobre

E o Puma GTB com motor Chevrolet Opala Conheça o GTB

Outros modelos Puma destacáveis no evento. Leia mais sobre os veículos Puma

Outros Especiais

Um modelo interessante que também estala lá era o XEF da Gurgel. Saiba mais

O MP Lafer é um réplica do MG TD. Saiba mais sobre estes belos esporitvos

Uma Alfa Romeo Barchetta 1957 que também esteve em vários bons encontros!

Santa Matilde 4.1 com motor Opala


Sem dúvida alguma era o melhor encontro de carros antigos do Rio de Janeiro

E fazia parte do roteiro dos melhores do Brasil! Muito Obrigado aos cariocas pela ótima recepção em todos os anos que fui!

E lá sempre encontrava o amigo e companheiro José Rezende Mahar que nos deixou em junho de 2016


Texto, Fotos e montagem Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site