Forte de Copacabana – Rio de Janeiro – Estado do Rio – 2012
Um dos melhores encontros de carros antigos do Rio de Janeiro aconteceram no Forte de Copacabana que fica no final da famosa Avenida Atlântica na capital fluminense.
Eram três dias de visitação. Um local bonito onde se tem vista para a princesinha do Brasil, a belíssima praia de Copacabana, quanto para as praias do Arpoador, Ipanema e Leblon. Numa pequena península ficavam uma centena de carros e ótima infraestrutura no local.
Vários carros nacionais e estrangeiros estavam lá. Importante lembrar que o Rio de Janeiro foi a capital federal até a inauguração de Brasília em 1961.
Por este motivo tem uma bela frota de importados que por lá ficaram e também de entusiastas que souberam muito bem organizar clubes e conservarem seus carros. Vários consulados ainda estão lá. E os funcionários podiam trazer carros de seus países de origem desde a década de 30,40,50,60,70 e 80.
Onde? Rio de Janeiro
A exposição, os carros
Americanos da General Motors
A Lasalle era a divisão de luxo da Cadillac. Um belo modelo cupê cabriolet de 1939. Belo!
Um Cadillac series 52 ano 1954 modelo Eldorado. A versão Biarritz era conversível
Cadillac Coupé DeVille 1957. E conservava muitos cromados
Outro Cadillac Coupé DeVille 1968. Belo, mas ainda muito grande!
Chevrolet Master Special DeLuxe. Que restauração! Leia mais
Imenso Oldsmobile Hydramatic Drive 1947. Esteve numa novela famosa em 2016. Fazia parte do mesmo chassi/carroceria do Oldsmobile 60 Special, Chevrolet Fleetline Aerosedan e Pontiac Torpedo.
Oldsmobile Cutlass. Saiba mais
Chevrolet Corvette Sting Ray 327 (ainda se escrevia separado) de segunda geração Conheça
Um belo Corvette Stingray da terceira geração
Chevrolet Impala conversível 1963. Neste ano os motores V8 iam de 135 cavalos até 410. Com o pacote SS e na versão mais potente, foram fabricados cerca de 15.000 unidades
Lindo Chevrolet Chevelle Malibu da segunda geração fabricada entre 1968 e 1972. Usava desde um pacato seis cilindros em linha até um V8 com bloco grande de 7,4 litros. Com pacote Regular Production Option (RPO). Na versão Standard podia ter 360 cavalos. Na mais potente LS6 generosos 450! Cobria ¼ de milha em 13,9 segundos e atingia 102 milhas por horas! Cerca de 164 km/h em 400 metros!
Chevrolet Camaro da segunda geração a partir de 1970. A versão Z28 era muito musculosa! Com 350 polegadas cúbicas tinha 360 cavalos. Leia sobre o Camaro
Buick H/O (Hurst/Olds) 455. Neste pacote 455 (7.459 cm³) tinha 350 cavalos. Também arrancava muito bem!
Os carros da Chrysler
Este belo Chrysler 1929 dava as boas vindas aos visitantes
Plymouth Cranbrook 1951. A versão Belvedere era mais luxuosa e compartilhava a mesma carroceria com as marcas irmãs Desoto e Dodge Kingsway
Desoto Firedome 1957 tinha motor V8 com 361 polegadas cúbicas (5,9 litros)
Os carros da Ford
Um imenso Lincoln Continental. Conheça a história deste famoso carro
Um Ford muito interessante. Trata-se de um modelo cupê 1940 Deluxe
Ford Thunderbird. Leia sobre o pássaro da Ford
O “Must” da Ford na década de 60 era o Mustang
Os modelos 67 e 68 não tem muitas diferenças. Existiam com carrocerias cupê, fastback e conversível. É um carro que faz bonito até hoje.
Outro cupê da mesma linhagem. Mas este é um GT Conheça
Os carros da Alemanha
Um DKW F94 1000 importado Veja os nacionais
Um Fusca alemão com vigia oval na traseira
Volkswagen 1303 alemão conversível. Em termos mecânicos já era bem mais moderno que o nosso. Conheça toda história
Mercedes-Benz 170S, série W191 produzido entre 1949 e 1955.
Um esportivo alemão de sucesso foi o Mercedes-Benz 190 SL. Saiba mais sobre este sucesso da casa Daimler-Benz
Outro belo Mercedes-Benz 280 SL Conheça
Um sucesso mundial da Mercedes-Benz. Este é um modelo 230 S Saiba mais
Que foi sucedido por este. No caso um 280S Conheça
Mercedes-Benz da série W114/115. Este é um modelo 230-6. Saiba mais
Um excelente esportivo era o Porsche 356 Conheça
Seu sucessor foi o Porsche 911. Abaixo um modelo modelo Targa. Este tipo de capota foi imitado por várias fábricas. Leia mais sobre o 911
Outro que também fez sucesso foi o 914. Conheça este pequeno esportivo clicando aqui.
Outro esportivo alemão que fez muito sucesso foi o Opel GT. Saiba mais
Os carros da Inglaterra
Um belo e imponente Jaguar MK V
Jaguar XK 120 Fixed-Head cupê. Este tinha teto rígido fixo e o número 120 é por ter alcançado 120 milhas por hora (193 km/h) nos anos 50. Foi testado na auto Estrada Jabbeke na Bélgica e também no circuito francês Linas-Montlhéry por Sir Stirling Moss que foi um grande piloto das décadas de 50 e 60 junto com Juan Manoel Fangio
O Jaguar E-Type também foi um grande sucesso. Este tem um motor V12. Saiba mais
Raro e bonito Ford Zodiac Mark II inglês produzido entre 1965 e 1962
Muito atraente o MG A
Um belo esportivo MG B. Leia mais.
Austin Morris Mini de briga. Saiba mais
Os carros da Itália
Alfa Romeo Giulia Super. Saiba mais sobre estes lindos italianos
Alfa Romeo Spider 2000 mais conhecido como Duetto. O nome “Duetto” foi escolhido num concurso. Quem ganhou levou um modelo. Não faltaram nomes concorrentes muito bizarros!
O modelo ficou 27 anos em produção com poucas modificações externas. As últimas não foram muito felizes. Foi lançado em 1966 e produzido até 1993. Ficou mundialmente conhecido por ser o carro de Benjamin, interpretado por Dustin Hoffman em A Primeira Noite de um Homem (The Graduate) filme de 1967. Conheça
Um pequeno Fiat 500 Giardiniera fabricado entre 1960 e 1977 Conheça
Os carros da França
Um Citroën 3CV. Era a versão argentina do 2CV. Saiba mais
Uma revolução na década de 30. Este Citroën Traction era um revolucionário
Outro belo modelo da marca francesa. Leia mais sobre o Traction.
Os carros do Brasil
Os Carros da General Motors
Super Chevrolet Opala Standard 1970
Outro muito bonito com a mesma frente 1968/1969 e 1970
Chevrolet Opala Caravan 4100. Familiar com emoção! Leia mais sobre o Opala
Um Chevrolet Chevette da primeira geração. Saiba mais sobre o pequeno GM.
Chevrolet Monza 1.8 S. Raro e muito bonito! Conheça
Os Carros da Ford
Impecável Ford Galaxie 500. Conheça a linha Galaxie, LTD e Landau
Outro muito bonito com teto branco e placa preta
O Ford Corcel. Este foi o último GT da primeira fase. Leia mais sobre o cavalo da Ford
Ford Maverick seis cilindros que veio rodando do Rio Grande do Sul. Saiba mais sobre este médio da Ford
Os Carros da Chrysler e da Simca
Impecável Simca Chambord Emi-sul
Muito raro este Simca Regente. Leia mais sobre estes belos modelos
Um belo Dodge Dart cupê. Leia mais sobre a linha Dodge Dart e Charger
E o pequeno Chrysler Dodge 1800. Saiba mais
Os Carros da Willys
Bonito exemplar do Willys Itamaraty. Saiba mais
Os Carros da Volkswagen
Um Fusca apimentado e bem equipado Saiba mais
Um belo Karmann-Ghia. Saiba mais sobre o primeiro esportivo VW
Muito bonito este Karmann-Ghia TC Leia sobre
E o SP2 que infelizmente não teve o sucesso esperado Conheça
Os Carros da Fiat
Ótimo exemplar do Fiat 147 Rallye. Saiba mais dos italianos no Brasil
Os Carros DKW
Belo modelo Belcar Saiba mais
E o esportivo Malzoni. Raro e histórico! Conheça
Os Carros Puma Veículos
Lindo Puma GT-1600 leia sobre
E o Puma GTB com motor Chevrolet Opala Conheça o GTB
Outros modelos Puma destacáveis no evento. Leia mais sobre os veículos Puma
Outros Especiais
Um modelo interessante que também estala lá era o XEF da Gurgel. Saiba mais
O MP Lafer é um réplica do MG TD. Saiba mais sobre estes belos esporitvos
Uma Alfa Romeo Barchetta 1957 que também esteve em vários bons encontros!
Santa Matilde 4.1 com motor Opala
Sem dúvida alguma era o melhor encontro de carros antigos do Rio de Janeiro
E fazia parte do roteiro dos melhores do Brasil! Muito Obrigado aos cariocas pela ótima recepção em todos os anos que fui!
E lá sempre encontrava o amigo e companheiro José Rezende Mahar que nos deixou em junho de 2016
Texto, Fotos e montagem Francis Castaings.
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.