Bug, Buggy ou Bugue: Os Simpáticos e versáteis carros de Bruce Meyers

Bug, Buggy ou Bugue: Os Simpáticos e versáteis carros de Bruce Meyers

O americano da Califórnia Bruce Meyers, engenheiro, foi o idealizador dos bugues nos Estados Unidos. Empresas nacionais conhecidas desde a década de 70 tais como Emis, Fiber, Kadron, BRM, Bugre, Glaspac…. fizeram suas versões e fabricaram no Brasil e ainda vários são utilizados no nordeste do país principalmente. Não tinham teto, ou usam um pequeno teto de lona, tinham carroceria em plástico reforçado com fibra de vidro, plataforma e mecânica dos Volkswagen arrefecidos a ar. Abaixo no filme Thomas Crown Affair em 1968 Veja um trecho

O entediado bilionário Thomas Crown, interpretado por Steve McQueen decide divertir-se roubando um Monet de um museu de renome. Quando Catherine Banning, uma investigadora da companhia de seguros do museu, interessa-se por Crown, um jogo complicado de vai e vem com tons românticos começa entre eles. Dá um show na praia a bordo de um bugue Meyers Manx com motor a Chevrolet Turbo-Air 6 cilindros Boxer de um Chevrolet Corvair Entre 1965 e 1971 6.000 Bug’s foram construídos

No Bug de Bruce Meyers também utilizou os motores VW 1.2, 1,5 e 1600 Volkswagen. Meyers disse na época que se baseou nos para-lamas altos e a curta distância entre eixos do Volkswagen Schwimmwagen , os faróis altos do Volkswagen Kubelwagen e a simplicidade chique e aberta dos carros de praia europeus: o Fiat 500 Jolly abaixo, baseado no Fiat Nuova 500

No Citroën Méhari, também em fibra, o Renault Rodeo, sobre a plataforma do Renault 4L e o Mini Moke inglês. Seu Bug’s não tinham teto nem portas e com para-lamas altos. Lá foi utilizado em provas fora de estrada e também em dunas como no Brasil. Baixo peso e muita tração! Em todos os modelos eram usados motores do Volkswagen Fusca ou Brasília

Abaixo um Emis (Eduardo de Miranda Santos)

Outro interessante. Um Fiber

Este é um belo exemplar do Coyote que foi fabricado no Rio de Janeiro. Eram vários fabricantes utilizando a mecânica Volkswagen com 1.300 cm³, 1.500, 1.600, 1.800….

Outro

Este Glaspac

E um belo Bugue Geely da década de 70. Poucos sobreviveram!

Um Toy

Para as crianças

Um Bugre

E um Bugue com mecânica Renault 12 com quatro cilindros arrefecido a água e 1.400 cm³ muito interessante ano 1974

Outro argentino com mecânica Volkswagen

Um veículo interessante até hoje.

Ideal para fins de semana


Texto, fotos Retroauto e montagem Francis Castaings.Foto principal do amigo jornalista Eduardo Rodrigues

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